TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ÉTICAS E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Por:   •  16/6/2013  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDADE 2 BELO HORIZONTE

CURSO EAD- SUPERIOR TECNOLOGICO MARKETING

TATIANE DE O. PACHECO RA 6788377786

JANAINA R. VIANA RA 6953506784

ELIZABETE DE FÁTIMA CAMPOS RA 6787389522

WAGNER DIAS PEREIRA RA 6791441495

CARLOS ALBERTO RA 6579314230

ATPS: ÉTICAS E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

PROFESSOR EAD - EVANDRO DENZIN

BELO HORIZONTE

JUNHO /2013

Ética e Administração

"Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício". (CHAUÍ, 1997)

A aplicação da ética profissional em administração nos sugere a criação e manutenção de um mecanismo que proporcione ao administrador discernir, orientar e gerir, sendo este mecanismo o Código de Ética.

Toda empresa deveria ter seu próprio código baseado em sua filosofia, diretrizes, além de desenvolver consciência continuada da ética criando instrumentos institucionais da gestão ética.

O administrador dispõe de leis para orientar comportamento da sua equipe frente as suas necessidades e ao igualitarismo, todavia, não é possível para a lei determinar o seu padrão de comportamento, sendo este é o ponto crucial, quando nos deparamos com a cultura da lisura e transparência dos atos praticados pelos colaboradores desta empresa, que deverá ser gerido de forma que sirva de exemplo a todos.

As diferentes concepções de ética na administração norteada por valores éticos não se esgota na aprovação de conceitos mais rigorosos do tema visto que muitas empresas adotam código de conduta tais como Compliance, aonde o tema vem em primeiro lugar, sendo motivo de mudança de conceitos de negociações globais. O alicerce a ser compreendido é que os padrões éticos na administração advêm de sua própria natureza. A consciência ética, como a educação e a cultura, é aprendida pelo ser humano, assim, a ética na administração deveria advir de maneira satisfatória, pois a insatisfação social com a conduta ética de muitas empresas é explicita.

È notória a diferença que existe sobre o conceito de ética entre a sociedade de hoje e aquela citada na obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles, não existem mais níveis de comparação, quanto à complexidade; devemos reconhecer, porém, que, apesar da sensação de estarmos retrocedendo quanto a valores éticos, temos aumentado o sentido de solidariedade, observando assim como os rigores éticos o espírito comunitário. A vocação para o coletivo se encontra, nos dias atuais, mesmo que em teoria, um tema mais difundido e visto com bons olhos pela administração moderna. .

Nas organizações existe um bem comum a defender e do qual elas dependem para o bem-estar próprio e o de seus colegas de trabalho, havendo uma certeza da interação que nem sempre é compreendida pelos que possuem espírito egoísta.

Artigo publicado pela revista EXAME onde o consultor dinamarquês Clauss MOLLER (1996, p.103-104) faz uma associação entre as virtudes lealdade, responsabilidade e iniciativa como fundamentais para a formação de recursos humanos dentro da administração

Disserta ainda Clauss Moller que o futuro de uma carreira depende dessas virtudes.

O senso de responsabilidade como elemento fundamental da empregabilidade, um funcionário responsável pelos resultados da equipe terá maior chance de agir de maneira mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, considerando isto dentro e fora da organização.

O fortalecimento das relações humanas e a promoção de valores éticos são fatores preponderantes na formação de uma equipe coesa, com objetivos globais dentro de cada organização, onde a capacidade de assumir responsabilidades seja uma comum a todos e esta consciência venha a ser algo banal na conduta pessoal de cada um, levando assim a organização ao sucesso. Virtudes como lealdade, honestidade, competência, prudência, compreensão, humildade e otimismo deveriam ser pontuados na avaliação do profissional como um todo, pois poucas pessoas tem este conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com