TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAÇÕES RASAS E PROFUNDAS E SUAS APLICAÇÕES

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

ARARAQUARA

ENGENHARIA CIVIL

ALEXKSANDRO DE CARVALHO – R.A:B3441F-3

FELIPE MENEZES DE ARAUJO – R.A: C54EFJ-5

E.C 9P52

FUNDAÇÕES RASAS E PROFUNDAS E SUAS APLICAÇÕES.

ARARAQUARA

03/04/2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

O homem Paleolítico, mais sensível frio do que outros animais, encontrou as primeiras grutas e cavernas e, onde não existiam, tratou de fazer abrigos semelhantes, pois alguns altura de pisos a mais de 2 metros abaixo do terreno adjacente, enquanto outros eram escavações verticais, como poços rasos.

O homem Neolítico, que anteriormente já tinha aprendido a lascar pedra e agora sedentário, a construir suas primeiras cabanas, já tivesse alguma noção empírica sobre a resistência e a estabilidade dos materiais da crosta terrestre.

Nos antigos impérios do Oriente; Mesopotâmia, Egito, Babilônia, Ásia menor, já utilizava técnicas de fundações. Não se esquecendo dos gregos que em Alexandria adquiriram mais a herança das técnicas construtivas dos velhos impérios, mais foi Roma que a técnica da construção em geral e das fundações em particular avançou significativamente, pois estas passaram a receber mais cargas, em virtude de obras mais pesadas que as dos gregos.

Citando essa pequena parte de uma grande historia, queremos falar da imensa importância que a fundação traz para a construção, fazendo um comparativo de 02 modelos de fundação rasa e profunda na questão de viabilidade econômica e estrutural.

2 JUSTIFICATIVA

Fundações são elementos estruturais de extrema importância para qualquer proporção de obra, são estruturas que mantem contato direto com o solo, distribuindo sobre ele todas as cargas provenientes da edificação.

A escolha por qual será o tipo de fundação a ser empregado não é em nada livre. Isso quer dizer que para optar entre um tipo de fundação e outro é necessário fazer um apurado, ou seja, bem detalhado estudo sobre o terreno e todas as demais condições em que ocorrerá a edificação a fim de uma correta definição.

Também vale destacar que os tipos de fundação vão de encontro à necessidade do projeto, devem sempre estar de acordo com as normas regulamentadoras concernentes a área e considerar tanto o tipo de solo quanto o peso da carga, percebemos que no Brasil obras de médio grande porte geralmente seguem a norma, como ensaios de sondagem à percussão SPT ao contrário de obras pequenas que na grande maioria são realizadas baseadas em outras obras já executadas, sem nenhum estudo ou detalhamento adequado, colocamos em questão reflexos que isso causa. Pois uma das etapas que mais provoca patologias quando não executada corretamente é a infraestrutura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com