TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Manutenção nas Industrias

Por:   •  13/3/2019  •  Abstract  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente as empresas encontram-se inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo, no qual demanda repensar seus conceitos e estratégias de negócios, buscarem novas formas de agregar valor a sua empresa e estarem atentos as mudanças tecnológicas que ocorrem cada vez mais rapidamente.

Dentro desse contexto dinâmico, para o sucesso de uma empresa qualquer que seja o segmento, a manutenção consiste em um ponto crucial no âmbito industrial, uma vez que influencia diretamente na qualidade e produtividade faz com que o mesmo desempenhe um papel estratégico fundamental na melhoria dos resultados operacionais e financeiros.

Portanto, a manutenção deve se caracterizar como um agente proativo dentro da organização. Para isso, uma visão de futuro e processos gerenciais deve ser sustentada pela gestão da empresa, com foco na satisfação de seus clientes, através da qualidade dos produtos e serviços prestados. (KARDEC & NASCIF, 2009)

É evidente que a manutenção ainda tenha sua importância subestimada por muitos gestores, o desconhecimento dessa atividade e sua importância, principalmente em indústrias de processo contínuo.

Para TAVARES (2005), os gestores devem ter ampla visão da atuação sistemática da manutenção dentro de suas empresas, de modo que o planejamento e controle da manutenção sejam fundamentais para a otimização dos equipamentos, assim com seus ganhos. A manutenção vista como função estratégica, garante disponibilidade e confiabilidade dos ativos físicos e impacto direto na qualidade dos produtos finais, portanto pode alterar significativamente os resultados da empresa.

A maioria das empresas acredita que manutenção deve ser realizada somente quando há quebra de um equipamento, e como resultado, a manutenção se torna sinônimo de despesa.

De acordo com KARDEC & NASCIF (2009), muitas empresas ainda vivem esse paradigma do passado, algumas conseguiram se adequar ao paradigma moderno e apenas uma minoria atua dentro do paradigma do futuro, lhes gerando grandes resultados empresariais.

A manutenção proporciona uma série de benefícios para as empresas, que se bem administradas garantirá seu sucesso no ramo empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com