TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação Cientifica Topografia

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

 Introdução

O domínio das novas evoluções tecnológicas vem sendo crucial para o desenvolvimento da construção civil, principalmente quando se trata de topografia. A topografia, ciência que estuda as características presentes na superfície terrestre, tem se beneficiado deste avanço à medida que a introdução de novos métodos apresenta uma medição muito mais precisa e meticulosa, tais como, por exemplo, o uso do modelo MAPGEO 2015 para obtenção das altitudes.

Este trabalho visa estudar a nova versão do MAPGEO2015, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015) é um software que foi desenvolvido conjuntamente pelo IBGE, através da Coordenação de Geodésia (CGED), e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo  (EPUSP).

O objetivo deste software é fornecer aos usuários a ondulação geoidal (N) em um ponto (ou conjunto de pontos) de uma forma rápida e simples.

Tal informação permitirá a conversão de altitudes geométricas ou elipsoidais (h) em ortométricas(H), e o método de nivelamento geométrico que costuma ser mais usado na topografia, porém costuma ser mais lento, principalmente em regiões com vegetações densas, montanhas de difícil acesso, resultando em um custo muito maior.

 Justificativa

Dada a importância do desenvolvimento de novas tecnologias, capazes de aperfeiçoar e acelerar o processo de desenvolvimento de mapeamentos em áreas restritas e de difícil acesso é justificado a necessidade de desenvolver estudos que ampliem o conhecimento disponível sobre novas técnicas com o uso das novas tecnologias.

 O aprimoramento dessas técnicas traz inúmeras vantagens, aliando a agilidade superior aos métodos clássicos de nivelamento e no processo de criação no desenvolvimento de estudos de áreas.

 Objetivo

Este trabalho tem como objetivo estudar a topografia e suas diferentes técnicas de nivelamento através de dados levantados na cidade de Porto Alegre por meio da utilização do MAPGEO 2015 e o nivelamento topográfico geométrico.

 Materiais e Métodos

A fim de equacionar o problema apresentado, propõe-se uma metodologia para estimar a precisão relativa do modelo geoidal brasileiro através da análise do mapa de discrepâncias entre as ondulações geoidais do MAPGEO2010 e o MAPGEO 2015. Para a realização deste estudo, serão utilizado dados fornecido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), retirado dos marcos que possuem coordenadas referenciadas ao datum SIRGAS 2000 e altitude referenciada à Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).

Os marcos geodésicos da cidade serão usados para a coleta de dados que serão retirado de suas monografias, nelas elas contem informação do ponto, coordenadas geodésicas, projeções cartográficas, dados altimétricos e o mapa de localização do marco.

 

Conforme a orientação do IBGE para converter a altitude Elipsoidal (h), obtida através de receptores GNSS, em altitude Ortométrica (H), é necessário utilizar o valor da altura Geoidal (N) fornecida por um modelo de ondulação Geoidal, ultilizando a seguinte expressão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com