TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCICIO ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  12/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

RESPOSTAS

2- As antigas pirâmides

3-Durante as batalhas e operações, os engenheiros foram contratados para ajudar os soldados no campo de batalha, construindo catapultas, torres e outros instrumentos para combater o inimigo. Em tempos de paz, eles ficavam preocupados com as fortificações para defesa, fazendo pontes, canais, etc.

4-Hoje o engenheiro civil tem que se preocupar com todos os eixos. Os problemas sociais, com os valores ligados à sociedade em termos de igualdade e solidariedade. Terá que se preocupar com o funcional, o social e estético, encontrar soluções que sejam aceitáveis do ponto de vista político, econômico, social e ecológico.

6-Rochas: pró: resistência à compressão e durabilidade. Contras: baixa resistência à tração          

   Madeira: pró: Resistência razoável - contra: durabilidade limitada        

   Aço: pró: resistência elevada. Contra: requer proteção contra corrosão

7- AGREGADOS: materiais que entram na composição de argamassa e concreto;                        

   MIUDO: são areias, diâmetro igual ou inferior a 4,8mm                                                          

   GRAÚDOS: são britas ou pedras, diâmetro maior que 4,8mm

8-  Argamassa é a mistura, em proporções combinadas, de areia, cimento e água... 
                  Concreto é uma mistura em proporções balanceadas de cimento areia, brita e água... 
                 A pasta resulta das reações químicas do cimento com a água. Quando há água em excesso, denomina-se nata.  Em suma, são misturas diferentes, para aplicações distintas.

9-é feito por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio), que os fabricantes chamam de "farinha". "Essa mistura é levada ao forno a uma temperatura de 1450ºC, onde fica até os dois elementos se fundirem".  O resultado são pequenas bolotas que recebem o nome de clínquer. Elas são acrescidas de gipsita (a matéria-prima do gesso) e, por fim, moídas até virarem pó. Para endurecer e ser usado em construções, esse pó precisa receber água, formando uma pasta. As reações químicas que provocam o endurecimento reduzem a água no interior da pasta, sendo que boa parte desse líquido também evapora com o calor gerado pela reação - a perda é tão grande que o cimento pode trincar. A areia entra na mistura para evitar que isso aconteça.

10-A principal característica da construção convencional é a sua função primária de vedação, separando ambientes e fachadas. O emprego de vigas e pilares moldados por formas de madeira também é grande, sendo este o método construtivo mais utilizado pelos brasileiros. Para estruturar um projeto desse tipo, é preciso contar com materiais como o concreto armado.

Juntas, ambas estrutura e vedação dão diversas possibilidades estéticas a um projeto e deixam as reformas mais flexíveis, mas ficam mais suscetíveis a "gambiarras" e improvisos.

A maioria das construções convencionais também geram bastante entulho devido a quebra de blocos do sistema: as paredes são normalmente erguidas e depois rasgadas para receberem a tubulação, sendo esta sua principal desvantagem econômica e ambiental, calculada em cerca de 20 a 30% de prejuízo em mão de obra e materiais.

Por outro lado, a alvenaria estrutural, também chamada de alvenaria/parede, exige planejamento e profissionais qualificados. Isso acontece porque esse método de construção tem função estrutural em um projeto, e é indispensável para a sua estabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »