TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos Experimentais

Por:   •  6/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  4 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O objetivo deste experimento é utilizar diferentes instrumentos de medição para a realização de medidas das dimensões e da massa de peças com diferentes formatos. Dessa forma, é possível identificar o material de um sólido através do cálculo da densidade, além dos cálculos das incertezas associadas aos mesmos.

Neste experimento foram disponibilizados paquímetro, régua, micrômetro e balança digital para que fosse escolhido o instrumento que seria mais vantajoso no procedimento proposto. Foram analisados 3 objetos diferentes, uma esfera, um cubo e um cilindro oco. Coletando dados para os cálculos do volume e da densidade, para a identificação do material constituinte em cada peça.

A peça esférica com o valor densidade 7,78 ± 0,01 g/cm³, foi identificada como sendo de Ferro (7,87 g/cm³); a peça cúbica com valor densidade 2,67 ± 0,01 g/cm³, foi identificada como sendo de Alumínio (2,70 g/cm³); a peça cilíndrica oca com o valor densidade 1,41± 0,01 g/cm³, foi identificada como sendo de PVC rígido (1,40 g/cm³).

Portanto, por meio deste experimento foi visto que é possível distinguir materiais apenas a partir de suas dimensões e massa.

Metodologia

Materiais utilizados

Balança digital

Régua (Bandeirante)

Paquímetro (Asimeto)

Micrômetro

Cilindro vazado

Cubo

Esfera

Cuidados experimentais

Cuidados com a balança:

Não mover a balança durante ou entre as medições;

Colocar os objetos gentilmente sobre a balança;

Cuidados com a régua:

Tomar medidas sempre no mesmo ângulo e posição;

Prestar atenção a possíveis empenamentos;

Cuidados com o paquímetro:

Garantir contato suave com a peça para não danificar a peça e o paquímetro resultando em medidas falsas;

Cuidado com a posição em que se toma a medida da peça – um mal posicionamento do instrumento pode interferir nas medidas;

Sempre medir a peça entre os encostos do paquímetro e limpá-los antes da medida para que possíveis resíduos não interfiram na medida;

Manter o instrumento perpendicular com altura dos olhos para reduzir incertezas relacionadas à paralaxe.

Cuidados com o micrômetro:

O mensurando deve ser posicionado entre as duas esperas;

O contato das esperas deve ser feito suavemente, girando o tambor com cuidado;

Usar a catraca para dar a pressão necessária;

Sempre usar o mesmo número de estalos da catraca;

Nunca aplicar pressão à peça.

Descrição experimental

Primeiramente foram coletados os dados das marcas e dos modelos dos instrumentos utilizados neste experimento, assim como os valores do fundo de escala e da menor divisão da escala, os quais possibilitaram o cálculo da incerteza instrumental (tipo B) feito posteriormente.

Após a coleta de dados, foram medidas as dimensões, com o auxílio da régua, do paquímetro e do micrômetro, e as massas, utilizando a balança digital, dos três sólidos geométricos: um cilindro oco, um cubo e uma esfera. As medidas foram realizadas cinco vezes com cada um dos instrumentos.

No caso do cilindro oco, não foi possível realizar a medição com o micrômetro, dado que uma de suas dimensões é maior que o fundo de escala deste instrumento. Já para a esfera, não foi possível utilizar foi a régua, visto que a geometria do sólido não é adequada para a utilização desse instrumento. Quanto ao cubo, foi possível utilizar todos os 3 instrumentos. Para a medição das massas, foi utilizada a balança digital para todos os sólidos.

Os valores foram anotados e estão representados nas tabelas 2 a 4, assim como as incertezas do tipo B.

Para o cálculo do volume, foram utilizadas apenas as medições realizadas com o paquímetro, segundo as instruções do roteiro. Sendo assim, calculamos primeiramente a média das medidas das dimensões e massa – que também se encontram nas tabelas 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com