TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Estágio em Matemática

Por:   •  20/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  9.436 Palavras (38 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 38

UNOPAR – UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

SEGUNDA GRADUAÇÃO - MATEMÁTICA

ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

ILHÉUS

2019

ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio Curricular do Ensino Fundamental II, do 1º semestre do Curso de Segunda Licenciatura em Matemática apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito para obtenção da aprovação na disciplina de Estágio Curricular no Ensino Fundamental.

Tutoras Eletrônicas: Juliana Chueire Lyra, Sandra Cristina Malzinoti Vedoato, Mari Clair Moro Nascimento, Marcia Bastos de Almeida, Natalia Germano Gejao Diaz, Adriane Aparecida Loper, Alessandra Negrini Dalla Barba, Daiany Cristiny Ramos, Luana Pagano Peres Molina, Renata Karoline Fernandes.

ILHÉUS

2019

SUMÁRIO

1- Introdução ...................................................................................................  04 Identificação da Escola .................................................................................... 06

3- Estudo do Artigo sobre Livro Didático ......................................................... 07

4- Análise dos Parâmetros curriculares Nacionais  - PCNs ............................ 10

5- Análise do Projeto Político Pedagógico ...................................................... 13

6- Entrevista com o Supervisor de Campo ...................................................... 15

7- Observação das aulas de Matemática ........................................................ 17

7.1- Diário de observação do 6º ano A ............................................................ 17

7.2- Diário de observação do 7º ano A ............................................................ 19

7.3- Diário de observação do 8º Ano A ...........................................................  21

8- Elaboração do Plano de aula .....................................................................  23

9- Apresentação do Plano de aula ao supervisor de Campo .......................... 26

    10- Regência – Intervenção Prática ...............................................................  27

11- Análise do Livro Didático ........................................................................... 30

12-Projeto de Estudo da Matemática no Cotidiano ......................................... 32

13- Considerações Finais ...............................................................................  35

14- Bibliografia ................................................................................................. 36

15- Anexos ......................................................................................................  37

1 – INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade principal descrever e fazer uma reflexão acerca da prática pedagógica vivenciada no período de Estagio Curricular no Ensino fundamental II, realizado em uma escola da rede pública estadual de ensino no município de Ilhéus-Ba, onde foram oportunizadas várias ações no âmbito da observação, em turmas de 6º, 7º e 8º anos com coparticipação e auxílio na regência de classe em uma turma de 6º ano, nas quais foi possível observar vários aspectos no processo ensino-aprendizagem.

O estágio é um processo de experiência elementar na formação acadêmica docente que lhe permite construir uma identidade profissional, adquirindo e lapidando na prática o seu perfil de educador, que o levará ao sucesso na docência.

É nesta fase que se deve esclarecer que o professor, especificamente, o de matemática é um educador, também formador de opinião e sua função maior precisa estar atrelada à formação cidadã e libertadora, pensando que dessa forma ele é um mediador do saber e que aprende com as experiências e realidades dos seus diversos alunos.

Pimenta e Lima (2012) destacaram que em qualquer profissão a ser exercida tem-se práticas a serem desenvolvidas. Essas práticas, na perspectiva da imitação de modelos, estão pautadas na observação, imitação, reprodução e, em alguns casos, na reelaboração do que se compreende como um excelente trabalho para a docência. A partir da observação da prática de outro profissional é possível identificar modelos a ser seguidos, porém o aspirante ao ofício, tendo em vista a sua preparação acadêmica pode e deve filtrar o que dever fazer parte efetivamente de sua prática elaborando e formatando um perfil próprio pautado em conhecimentos e na vivência escolar no seu período de estágio supervisionado. Tem-se ai um motivo significativamente necessário, para experimentar esta etapa de formação.

Durante o estágio é importante ter a compreensão de como o professor constrói a sua prática desde a preparação e atuação, esclarecendo dúvidas na realidade escolar cotidiana, aperfeiçoando sua postura em sala de aula, como lidar com a indisciplina, como responder questionamentos, como reformular planejamento, como obter e ater a atenção dos alunos, para o exercício da matemática, aproximando o conteúdo à realidade.

2- IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Colégio Estadual Moysés Bohana está localizado no Eixo Coletor Principal do bairro Hernane Sá, na cidade de Ilhéus-Ba. É uma escola que faz parte do Núcleo Territorial de Educação 5, do Estado da Bahia. Atende a uma clientela de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Proeja que moram em área circunvizinhas ao colégio.

Apresenta uma proposta pedagógica que atende as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, e está de conformidade com os parâmetros curriculares nacionais.

A equipe gestora é comprometida com a visão educacional de qualidade, cuja a meta é a aprendizagem dos alunos. Promove uma gestão participativa..

Para atingir as metas educacionais previstas no projeto político da escola, a equipe pedagógica desenvolve ações de incentivo à leitura com temáticas atuais e relevantes, de inclusão e relações étnicos raciais no decorrer do ano letivo. Em sua visão de uma educação democrática e uma escola acessível a todos, foi pensado em adaptações de acessibilidade para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.9 Kb)   pdf (336.6 Kb)   docx (82.1 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com