TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Por:   •  8/4/2013  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO

O que é Planejamento

É uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando um tramite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explicito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Tipos de Planejamentos:

Planejamento Estratégico: Considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

Planejamento Tático: No segundo nível de planejamento o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projetos em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planejamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: no banco do Brasil esse planejamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, desejando o cumprimento dos objetivos. E das metas estabelecidos no planejamento operacional.

Planejamento Operacional: já os planejamentos em níveis operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborados pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos bastante curtos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse mundo globalizado, o empreendedor do futuro tem que ter a visão muito distante, como se fosse acontecer amanha. Devem estar atentos a toda e qualquer mudança e esta sempre se reinventando, para que não seja passado para trás. E estar disposto a abrir mão muitas vezes da sua família do conforto do seu lar, do encontro com os amigos, por conta do trabalho de onde se quer chegar ou melhor tornar-se um profissional de destaque .

Como disse o grande filosofo Galileu Galilei “Se vi mais longe é porque subi em ombros de gigantes” ou seja, com essa disputa acirrada no mercado de trabalho hoje em dia que não tiver uma visão alem do que pode ver, perdera seu lugar no mercado de trabalho. O novo profissional deve possuir características marcantes tais como: Busca de oportunidades, persistência, dispor-se a assumir desafios e responder por eles, eficiência, acima de tudo comprometimento com os seus lideres e liderados e também independência e autoconfiança.

INTRODUÇÃO

Atualmente a sustentabilidade é essencial a qualquer atividade na sociedade, visando utilização dos recursos naturais, buscando assim agredir minimamente o equilíbrio no meio ambiente.

A implantação de ações sustentáveis pode parecer custosa em curto prazo, mas, em longo prazo mostra-se economicamente viável e traz inclusive benefícios financeiros. Campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Observamos cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, com dificuldades em encontrar locais para instalarem depósitos de lixo. Sendo assim o processo de reciclagem surge como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.

A diminuição do uso de materiais descartáveis, a reutilização do lixo (reciclagem) evitar o desmatamento sendo assim umas das garantias de preservação ambiental. O consumo sustentável é eficiente e podem ser aplicados tanto nas áreas privadas quanto nas públicas, garantindo assim, a capacidade do meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com