TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Alimentos Minimamente Processados

Por:   •  9/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  5 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

   SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

CURSO TÉCNICO DE AGROINDUSTRIA

DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE FRUTAS E HORTALIÇAS

PROFª: EVELYN DAMASCENO

CASSIANA LAVAREDA

GEAN SANTOS

LUANA SANTOS

MONIQUE CORREA

RENAN LAVAREDA

XENNA TIBURÇO

RELATÓRIO DE PRODUTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS: ABACAXI

Castanhal-PA

2015[pic 3]

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO01

2.MATERIAIS 02

3.MÉTODOS... 03

4.RESULTADOS E DISCUSSÃO05

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS06

6.REFRÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS09


[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

Muitos termos são utilizados para definir as frutas e as hortaliças que são higienizadas e preparadas da maneira mais próxima possível do “in natura”. De acordo com a International Fresh Cut Producers Association (IFPA), produtos minimamente processados são frutas ou hortaliças modificadas fisicamente, mas que mantém o seu estado fresco. Portanto, o produto minimamente processado é qualquer fruta ou hortaliça, ou combinação destas, que tenha sido fisiologicamente alterado, mas permanece no estado fresco (CENCI, 2011). Assim, é um produto fresco, tornado conveniente, com qualidade e garantia de sanidade (CANTWELL, 1992; DURIGAN, 2000).

No Brasil, mais de 90% do abacaxi produzido é consumido in natura, com perdas ao redor de 10% a 15% do produto colhido. Essa perda e a falta de incentivo para sua produção podem ser em parte, atribuídas à falta de conveniência dessa fruta, que exige descasque trabalhoso e com escorrimento de líquido, contenção em vasilhame adequado e equipamento próprio para consumo.

Seu consumo poderia ser ampliado se seu grau de conveniência para os consumidores fosse aumentado, ou seja, se ele pudesse ser comercializado já descascado e/ou na forma de rodelas, em embalagens que permitissem o consumo direto e facilitassem sua utilização em serviços de bufê, restaurantes ou lojas de fast food.

O objetivo do presente relatório foi avaliar o método de processamento mínimo do abacaxi.


[pic 5]

  1. MATERIAIS

Os materiais utilizados para o procedimento minimamente processado do abacaxi foram:

  • Proveta;
  • Facas;
  • Papel toalha;
  • Tábuas (vidro) para cortar o alimento;
  • Vasilhas plásticas (3L);
  • Escorredor de alimentos;
  • Bandejas de poliestireno expandido;
  • Filme PVC;
  • Etiquetas;
  • Mascaras
  • Luvas;
  • Água Sanitária;
  • Abacaxi.

[pic 6]

  1. MÉTODOS

A prática do processamento mínimo do abacaxi foi realizada no dia 25 de maio de 2015 no Instituto Federal do Pará Campus Castanhal. Inicialmente foi feito a higienização do ambiente e utensílios que seriam utilizados neste processo, logo após a higienização foi preparada uma solução de hipoclorito de sódio a 100 ppm, foi utilizado 1 ml de solução para 1 litro de H2O refrigerada.  Em seguida foi feita a lavagem do abacaxi em água corrente para a remoção de sujidades. Posteriormente a fruta foi imersa na solução de hipoclorito de sódio por um tempo de 10 minutos. Depois foi feito o enxague para retirada dos resíduos químicos e em seguida realizada a secagem do abacaxi utilizando papel toalha. Após esses processos foram feitos o descascamento e o corte do abacaxi na forma de rodelas e em cubos, e embalados em bandeja de poliestireno expandido com filme PVC. Foram etiquetados com nome do produto, quantidade em gramas, data de fabricação e validade, como mostra as figuras 1 e 2 do processamento mínimo do abacaxi.

Figura 01: Fluxograma para o procedimento de processamento mínimo do abacaxi.        

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18]

[pic 19][pic 20]

Figura 02. Ficha dos principais métodos utilizados para o processamento mínimo do abacaxi. Etapa do preparo da solução de hipoclorito de sódio a 100 ppm (A); Etapa da sanitização e enxague dos produtos (B); Secagem da fruta (C); Etapa de corte do abacaxi (D); Etapa de secagem da fruta processada; e embalagem (F).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (497.4 Kb)   docx (304.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com