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Relatorio Redes Computadores - Fork

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

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Relatório Atividade 2 – Redes de Computadores A

Grupo:

Ana Luisa Bavati; RA: 13022165

Fábio Diniz; RA:

Júlia Furlani; RA: 13027958

Leonardo Burrone; RA: 13066667

Resumo:

Esta atividade foi composta por três partes. A primeira parte pedia o desenvolvimento e execução de dois programas, um servidor TCP com sleep e, inicialmente, cinco instancias simultâneas de um programa cliente TCP. Após a realização anterior, repetiu-se o procedimento, porém com 20 instancias do programa cliente.

Já na segunda parte, foi pedido para executar o programa servidor TCP concorrente, utilizando fork, e pelo menos cinco instâncias simultâneas do programa cliente TCP.

Na terceira parte foi pedida a modificação dos programas anteriores, adicionando um menu com opções de cadastrar mensagem, ler mensagens, apagar mensagens e sair da aplicação.  

Parte 1

Para a execução dos clientes simultâneos foi criado o seguinte script:

[pic 1]

Na execução de cinco clientes simultâneos obtivemos o seguinte resultado:

[pic 2]

Como é possível observar na execução de cinco clientes simultâneos, a requisição de cada cliente foi atendida com sucesso pelo servidor.

Na execução de 20 clientes simultâneos obtivemos o seguinte resultado:

[pic 3]

Como é possível observar, o servidor não foi capaz de atender a requisição de cada cliente.

Parte 2:

Nessa parte utilizamos o mesmo script anterior para execução dos cinco clientes.

[pic 4]

[pic 5]

Observando as imagens, é possível perceber que o servidor atendeu todas as requisições, porém, os processos clientes se tornaram processos zumbi devido à falta de enceramento dos processos.

Parte 3:

        A modificação do programa cliente ficou idêntica da atividade anterior (atividade 2), segue em explicação:

Programa Cliente:

No programa cliente o endereço de IP e o número da porta de protocolo do servidor com o qual a comunicação é desejada são passados como parâmetro na execução do programa. Em seguida, o endereço de IP do servidor é obtido e definido, juntamente com a definição da porta do servidor.

[pic 6]

        Ao selecionar as opções um, dois ou três, é chamada uma função de nome "conectar", passado como parâmetro a struct "server" e retornando o socket criado.

[pic 7]

        Caso o cliente queira cadastrar uma mensagem, ele informará um nome de usuário e uma mensagem e em seguida esses dados serão colocados em um buffer e enviados ao servidor.

[pic 8]

        Caso o cliente queira ler as mensagens cadastradas, o número “2” será colocado em um buffer e mandada ao servidor para que ele realize a operação.

[pic 9]

        Caso o cliente queira apagar alguma mensagem cadastrada, o número “3” será colocado em um buffer e mandada ao servidor para que ele realize a operação.

[pic 10]

Caso o cliente queira sair da aplicação, o cliente selecionará a opção “4” e o soquete será fechado.

[pic 11]

No programa servidor as diferenças foram a inclusão de uma memória compartilhada e a utilização de fork no servidor TCP.

...

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