TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PARA MODELO NÃO COPIE APENAS CONSULTE POIS AO COPIÁ-LO VOCÊ ESTARÁ PLAGIANDO PLAGIO É CRIME E ESTE TRABALHO É FACILMENTE

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.539 Palavras (19 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CAMPUS – JARDIM LIMOEIRO

[pic 1]

Nome:

TRABALHO PARA MODELO NÃO COPIE APENAS CONSULTE POIS AO COPIÁ-LO VOCÊ ESTARÁ PLAGIANDO

PLAGIO É CRIME E ESTE TRABALHO É FACILMENTE

ENCONTRADO.

R.A:

Turma:

PONTES

São José dos Campos, 2015.

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CAMPUS – JARDIM LIMOEIRO

Nome:

TRABALHO PARA MODELO NÃO COPIE APENAS CONSULTE POIS AO COPIÁ-LO VOCÊ ESTARÁ PLAGIANDO

PLAGIO É CRIME E ESTE TRABALHO É FACILMENTE

ENCONTRADO.

R.A:

Turma:

PONTES

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção do conhecimento de estruturas que compõe a fabricação de pontes, no Curso de Engenharia Básica,   pela   Universidade Paulista.

Profº.

São José dos Campos 2015.


Sumário

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. HISTÓRIA DAS PRIMEIRAS PONTES        4
  1. As Pontes Romanas        4
  2. Idade Média        4
  3. Renascença        5
  1. CONCEITOS DE PONTES        6
  1. Principais Tipos de Pontes        6
  1. PONTES EM VIGA        8
  1. Forças de Compressão        9
  2. Forças de Tração        9
  3. Forças de Dissipação        9
  4. Força da Tesoura        10
  1. PONTES EM ARCO        11
  1. Forças de Compressão        11
  2. Forças de Tração        11
  1. PONTES SUSPENSAS        13
  1. Forças de Compressão        13
  2. Forças de Tração        13
  1. TIPOS DE PONTES SUSPENSAS        14
  1. Ponte Estaiada        14
  2. Ponte Pênsil        15
  3. Forças de Torção        15
  4. Forças de Ressonância        16
  5. Forças da Natureza        16

ANEXOS        18

CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20


  1. INTRODUÇÃO

A Ponte é uma construção que interliga um caminho obstruído pelos obstáculos naturais ou artificiais, possibilitando a travessia de pedestres, a passagem de automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água. Quando é construída sobre um cursor d’água, o seu tabuleiro é calculado de forma que sua altura possibilite a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura e costuma-se chamar de viaduto quando construída sobre um meio seco.

As primeiras pontes eram construídas de troncos de arvores e depois passou a ser construída por pranchas de madeira, mais tarde vieram às pontes em arco, construídas com pedras, pelos italianos. Nesse período foram se espalhando pela França e Inglaterra, onde começaram a surgir novas técnicas e tecnologias.

No século XIX, deu origem a Revolução Industrial, que desenvolveu os sistemas de fabricação do aço, as correntes metálicas e fios de aço entrelaçados.

Com a evolução destas técnicas, foram criados diversos estudos e projetos visando minimizar os efeitos da natureza, nos dias atuais são construídas pontes em viga, treliçadas, suspensas e as famosas estaiadas que dão importantes instabilidade para estrutura.


  1. HISTÓRIA DAS PRIMEIRAS PONTES

O homem sempre imitou a natureza, devido à procura de alimentos ou de abrigo. As primeiras pontes surgiriam naturalmente, os troncos caíam sobre os rios dando acesso em ambos os lados, este processo era observado pelo homem, e juntamente com a sua criatividade surgia às primeiras pontes feitas de troncos ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras.

  1. As Pontes Romanas

No século III A.C., os romanos começam a se dedicar à construção de pontes em arco, são estruturas duradouras construídas por pedras, e que um tempo depois os romanos vieram a utilizar a pozzolana, uma espécie de cimento na construção.

Os arcos foram usados pela primeira vez no Império Romano, para a construção de pontes e aquedutos, que devido à resistência se mantêm de pé até hoje. As Pontes de tijolo e argamassa foram construídas à medida que se ia abandonando a tecnologia do cimento.

  1. Idade Média

Na idade média, as ordens religiosas desempenhavam um papel  determinante na manutenção e expansão do conhecimento da construção de  pontes, o conhecimento que utilizavam na construção de cúpulas era aplicado à construção de pontes em arco.

Nesta época começaram a aparecer pontes das mais variadas finalidades como: militares, comerciais e residenciais. A grande contribuição deste período para a técnica de pontes foi à diversificação dos arcos de suporte, passando a incluir os elegantes arcos ogivais, que são mais seguros e fáceis de construir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (810 Kb)   docx (602 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com