TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Avaliativo - Falha Mecânica

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho avaliativo - Falha Mecânica

Nome: Lucas Augusto Rivoli Rodrigues

Caso C.

[pic 1]

Rompimento na curva da tubulação de 90° e 18”. material da tubulação era de aço-carbono (ASTM A234) com uma espessura de parede de 0,5 polegadas (12,7 mm).

Possível causa e mais provável seria corrosão-erosão.  Esse mecanismo de desgaste é tipicamente encontrado em equipamentos de bombeamento, peças de turbinas, tubos de caldeiras, entre outros.

Com a frequente passagem de agua com variáveis temperaturas desencadeou uma falha mecânica na parede interna da tubulação.

Corrosão: É uma transformação da superfície, quando a peça interage química ou eletroquimicamente no meio em que está exposta. Esse processo gera produtos de corrosão.

Erosão: O desgaste por erosão é gerado pela remoção de material de uma superfície. Essa remoção é ocasionada por partículas sólidas que estão em suspensão em um fluído que está sendo transportado.

Combinação Corrosão Erosão: Podemos dizer que o fluído gera um processo de corrosão superficial que forma um filme na superfície (produto de corrosão). Este é rapidamente removido pela ação das partículas sólidas, gerando um processo de desgaste bastante acelerado.[pic 2][pic 3]

A solução para esse problema seria o planejamento de manutenção preventiva. Instalação de uma curva com flange nas duas extremidades unindo as duas tubulações, possibilitando a substituição da curva e do trecho de tubulação evitando fadigas e falhas mecânicas por desgaste e corrosão. Com manutenção preventiva programada evita contratempo podendo sempre ter produtividade contínua e qualidade no processo. Inspeção periódica do equipamento em geral, análise da água para ver níveis de metais presente, acompanhamento da variação de preção e parada de emergência caso haja necessidade.

[pic 4]

Curva de 90° com flange.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (465 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com