TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Matemática Financeira

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 5

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:  4 Liderança:Tendências e desafios

Aluno: Patrícia Viviane Althaus

Turma: ONL018DQ

Introdução

          Liderar uma equipe, ou seja, ser um líder significa muito mais que exercer uma posição ou um cargo na hierarquia das organizações, significa ter atitudes empreendedoras, com uma gestão participativa, motivacional de respeito e confiança com as equipes. Além disso, para gerenciar “pessoas” é preciso ter muito amor e determinação. Somente assim, as empresas conquistam melhores resultados, crescimento e evolução contínua.

          Existem hoje diversos tipos e estilos de liderança nas organizações. Analisar e entender as principais características dos perfis, bem como as vantagens e desvantagens de cada perfil é de extrema importância no crescimento e ambiente das organizações.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Liderança Autocrática

Principais características:

*Centralização do poder (foco no “chefe”)

*Individualismo

*Medo do crescimento da sua equipe (perder seu lugar)

*Distância do líder e equipe

Vantagens => Neste perfil são poucas as vantagens, que se resume em um líder movido apenas por resultados.

Desvantagens => São muitas as desvantagens deste perfil que afeta principalmente a questão da confiança que existe na equipe. Sem confiança não há um bom desempenho. Este perfil leva a equipe em rédeas curtas, sob pressão, sob ordens, não considerando sugestões da equipe, sem intervenções. Isso afeta respeito, credibilidade, em equipe desunida e os resultados não serão os melhores, serão apenas obrigação. Extremamente controlador e de gestão nada participativa.

Liderança Autoritária

Principais características:

*Líder exigente, não admite erros

*Age com firmeza, muito crítico e impaciente

Vantagens=> É motivador na busca de atingir os resultados. Possui capacidade de mobilizar as pessoas em prol de um ideal

Desvantagens => Não incentiva a colaboração e trabalho em equipe. Exige o máximo desempenho da equipe porém oferece pouco suporte.

 

Liderança Democrática

Principais características:

*Colaboração com a equipe (foco no líder e na equipe)

*Comunicativo

*Confiança na decisão em equipe

Vantagens=> Gestão participativa, incentiva o desenvolvimento da equipe e nas decisões necessárias. Líder motivador e age sempre como um facilitador. Prioriza a qualidade de vida no trabalho e contribui ativamente para que a equipe seja valorizada e reconhecida buscando satisfação, diminuindo a rotatividade e aumentando a produtividade da equipe.

Desvantagens => Quando a equipe não atinge resultados, o líder acaba sofrendo com indecisão, que dificulta a tomada de decisão.

Liderança Liberal

Principais características:

* Total liberdade e autonomia para as equipes (foco na equipe)

* Confiança total na equipe, intervir pouco

* Delega a tomada de decisões

Vantagens=> Neste perfil não há um líder, pois este confia e delega plenos poderes a sua equipe e fica à disposição para dar o suporte necessário. Existe confiança plena nos profissionais que são considerados maduros, capazes de gerenciar sem supervisão para alcançar os resultados.  Sempre com espaço para a criatividade, troca de conhecimento e inovação.

Desvantagens => Neste perfil de liderança pode afetar os resultados, prejudicial quando a equipe for imatura, uma vez que há falta de acompanhamento da gestão nas tarefas. A equipe pode relaxar demais, perder o foco e não entregando os resultados esperados. 

Liderança Situacional

Principais características:

*São líderes completamente adaptativos (Transitam entre autocrático, liberal e democrático)

*São flexíveis e versáteis

*Conseguem se adequar as necessidades e demandas específicas

*Assumem diferentes papéis e formas de liderança

Vantagens => O líder se adapta as mais variadas situações apresentadas na organização, com agilidade, rapidez, inteligência e flexibilidade para atingir bons resultados. Podem delegar tarefas em equipes com alta competência bem como acompanhar e interagir com aquelas com baixa produtividade.

Desvantagens => O líder precisa estar preparado para qualquer situação, assumindo diferentes papéis e formas onde pode perder o foco.

Liderança orientada para tarefas

Principais características:

*Orientados para execução de tarefas e atividades

*Foco nos indicadores de desempenho

Vantagens => São eficazes no alcance das metas, no cumprimento das tarefas, dos prazos, dos padrões de qualidade, custos.

Desvantagens => Não tem foco nas pessoas, que são parte fundamental para o trabalho e alcance de bons resultados.

Liderança orientada para pessoas

Principais características:

*Líder paternal

*Preza bom relacionamento de todos

*Perfil extremamente emocional ligado as pessoas

Vantagens => Este perfil está extremamente ligado a proteger as pessoas. Resolve conflitos, preza pelo bem da equipe e no bom relacionamento.

Desvantagens => Perde o foco nos resultados, não consegue ser neutro pois está ligado no emocional das pessoas e na equipe.

Liderança empreendedora

Principais características:

*Criativo, diligente

*Bidimensionais, orientados nas tarefas e nas pessoas

*Assumem riscos

Vantagens => Perfil empreendedor na busca de novos desafios, são motivacionais e movidos na busca de soluções. São visionários capazes de detectar problemas e implementar soluções.

Desvantagens => Difícil de manter a equipe motivada na ideia de empreender. Costumam passar pouco tempo no cargo, na busca de experimentar coisas novas.

entralização do poder

Considerações finais

           De fato, conhecer os tipos de liderança, suas características e perfis são fundamentais no desenvolvimento das organizações na busca de excelentes resultados. As pessoas são a chave no crescimento das empresas em um mercado cada vez mais competitivo, exigente e inovador. O papel do líder é fundamental e deve estar comprometido no desenvolvimento, na valorização das pessoas e no reconhecimento da equipe na busca dos resultados.

           Infelizmente ainda existem muitos líderes na velha forma obsoleta de liderança das equipes sendo “chefes autoritários, onde eu mando e você obedece”. Não há mais espaço para este tipo de perfil nos dias atuais, onde claramente afeta os resultados das organizações como um todo. Com tantos desafios, pressões, alta competitividade, inovações em tecnologia, para muitos gestores ainda é desafiador pensar em uma liderança participativa, humana, que não seja focada apenas no cumprimento de metas. É preciso rever os conceitos e focar no capital humano que faz a diferença. Juntos, empresa e pessoas são muito mais fortes. A gestão de pessoas faz a diferença. Os líderes precisam mostrar o caminho, conduzir de forma positiva e dando o feedback necessário no desenvolvimento e crescimento profissional de suas equipes, dando apoio, autonomia, acompanhando o desempenho, valorizando suas ações, reconhecendo a importância de uma gestão participativa que alcança os bons resultados e faz com que as organizações cresçam e permaneçam vivas no mercado. Equipes motivadas, valorizadas e reconhecidas rendem muito mais baseadas na confiança, no respeito e na integridade dos seus líderes.

Referências bibliográficas

Site http://saiadolugar.com.br/perfil-de-lideranca acessado em 12/11/2018

Site http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-tipos-lidera  acessado em 15/11/2018

Site https://blog.convenia.com.br/estilos-de-lideranca-entenda-tudo-sobre-o-perfil-de-cada-lider acessado em 16/11/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (229.6 Kb)   docx (966.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com