TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do conceito de Número pela criança (Ficha de Leitura)

Por:   •  29/1/2017  •  Abstract  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS

Disciplina:

Matemática para Ensino Básico I

Professor:

Jânio Elpídio de Medeiros

Aluno(a)

Tarciso Francisco Ferreira Filho          

FICHA DE LEITURA

Referencia do texto lido

GARCIA, F.P.; CAMARGO, I.G., FRANCA, T. A construção do conceito de número pela criança. In: ENCONTRO NACIONAL PIBID-MATEMATICA, 1., 2012, Santa Maria, RS.

Título do Texto

A construção do conceito de número pela criança.

Autores e Coautores do Texto

Franciele Perego Garcia; Ivania Gerini Camargo e Terezinha Franca

Palavras-chaves do texto

Matemática; conhecimento; números.

Resumo do texto

O artigo discute e sugere encaminhamentos e métodos para estimular o processo de aprendizagem da matemática na educação básica infantil à ser executado pelos professores. Dividido em duas partes, a primeira fala da construção do conceito matemático, da importância deste no processo de ensino e aprendizagem. A segunda parte propõe encaminhamentos que favorecerão a construção do conceito de número pela criança, despertando o interesse e desmistificando mitos e medos da matéria e formando um cidadão consciente, ativo e autônomo e conhecedor do mundo que o cerca. O artigo desperta ainda nos professores e futuros professores a necessidade de se elaborar métodos de ensino e discutir sobre essa temática em reuniões e rodas de conversas com outros professores.

Principais pontos do texto

A questão central desse estudo teórico-prático é propor alguns encaminhamentos para a construção do conceito de número pela criança. (p.01)

O trabalho com a disciplina de matemática precisa deixar de ser visto como algo que produz medo e desconforto no dia a dia do aluno. (p.02)

É preciso saber aproximar cada vez mais os conceitos matemáticos, principalmente na infância, a algo que seja repleto de significados. (p.03)

O professor pode propor vários encaminhamentos que favorecerão a construção do conceito de número. (p.05)

Nesse sentido, propomos que, em sala de aula, o professor proporcione atividades diversificadas que explorem o conceito de classificação, comparação, seriação, ordenação, sequência, correspondência biunívoca, conservação e inclusão de classes. (p.06)

Comentário pessoal sobre o texto

O trabalho é importante e singular e contribui na discussão e debate junto a educadores, professores e sociedade no que diz respeito ao ensino básico da matemática nos primeiros anos de vida. Apresenta propostas e métodos de ensino e abordagem de forma simples e clara para o ensino e aprendizado dos números na infância.

Assinatura do Discente ______________________________________________ Data __/___/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com