TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Algoritmos

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Democracia e Disputa Eleitoral no Brasil:

Até que ponto chegará os embates políticos?

Mais uma eleição aconteceu desde que o Brasil passou pelo processo de Redemocratização após a marcante Ditadura Militar. Pela forma agressiva que os candidatos à presidência se trataram, é possível perceber que na política, para se ganhar a eleição “os fins justificam os meios...”.

Durante o primeiro turno o povo pode observar que os palcos onde aconteceram os debates se assemelharam aos ringues de vale tudo ou como o Coliseu, onde os gladiadores se enfrentavam até a morte...

Dentre os temas escolhidos para tentar localizar o ‘calcanhar de Aquiles’ dos candidatos, pode-se destacar: união homo afetiva, a legalização do aborto, a posição política defendida, ou seja, se os candidatos tinham uma posição mais conivente ou divergente da atual gestão do governo federal, dentre outros.

Já no segundo turno a disputa se acirrou ainda mais, pois vimos um verdadeiro ‘duelo de Titãs’, onde, de um lado tínhamos o imbatível PT, apelando para as políticas sociais, geração de empregos e causando o terror nos eleitores, dizendo que os Tucanos, se eleitos, retornariam com as privatizações, diminuição dos empregos, arrochos salariais e etc. Por outro lado, tínhamos o incontestável PSDB, utilizando-se de argumentos como a corrupção, envolvendo parlamentares e militantes petistas e o caso da Petrobrás para tentar coibir o favoritismo, ainda que tímido, da possibilidade de reeleição da Presidenta Dilma Rousseff.

Conforme já mencionado no início deste texto, assim se sucedeu mais uma eleição desde a redemocratização do nosso país. Entretanto, o povo brasileiro, diferentemente de outras épocas, está mais instruído e com acesso às informações. E diante do cenário que presenciamos no decurso do período eleitoral e até no momento das apurações dos votos, podemos entrar na seguinte questão: Até quando o povo vai ficar alienado e conivente com esta disputa antiética e tendenciosa resultante desta polaridade partidária entre o PT e o PSDB?

Uma das muitas mudanças que precisam, urgentemente, ocorrer no Brasil é a tão sonhada Reforma Política, onde as disputas sejam, de fato, para discutirem ideias e apresentar as propostas para conduzir a gestão do Estado Brasileiro; onde a Lei da Ficha Limpa possa enfim tornar-se rígida e implacável com políticos que estejam envolvidos em escândalos e/ou que tenham como antecedentes a improbidade administrativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, ter feito caixa dois, estelionato, etc; Enfim, esperamos que de fato esse ‘Gigante acorde’ e faça valer a pena essa Democracia tão cobiçada e sonhada desde os tempos clássicos da Antiga Grécia...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com