TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão de Projetos

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

GESTÃO DE PROJETOS 

Este trabalho contém o estudo e desenvolvimento da atividade proposta para a matéria de Gestão de Projetos, ministrada pelo Professor Renato.

Apresentaremos neste trabalho alguns tópicos sobre gerenciamento de projetos de software seguindo as regras indicadas pelo PMI. Tentaremos ilustrar aqui, todos os pontos que o guia do PMI indica como boas praticas para o gerenciamento de projetos.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

TÉCNICO EM GESTÃO DA TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS

Trabalho para avaliação na disciplina de Gestão de Projetos, do curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, da Faculdade Anhanguera, ministrado pelo Professor Renato.

Integrantes do grupo:

São Paulo

2015

RESUMO

Atividade realizada com o intuito de identificar e ilustar o modelo, as caracteristicas, o perfil e as habilidades necessárias para um gestor de projetos seguindo as boas praticas indicadas pelo PMI. Para esta atividade foi proposto um cenário de forma que o grupo tenha que, de acordo com as regras do PMI gerencie um projeto de software.



ÍNDICE

1.        Introdução        

2.        Objetivo        

3.        Evolução histórica do PMI        

4.        A importancia do PMI/PMBOK        

5.        Proposta do projeto        

6.        Habilidades e Perfil do gerente de projetos        

7.        Equipe Técnica (Definição da equipe)        

8.        Equipe Técnica (Apresentação)        

9.        Questionário        

10.        Conclusão        

11.        Bibliografia        

Introdução

A empresa LBTI Ltda. está contratando uma equipe de desenvolvimento de sistema para a realização de um projeto de software. O projeto a ser desenvolvido tem como proposta a construção de um sistema para o comércio varejista. Deverá estar disponível para operação antes da alta temporada de vendas do final de ano. Com isso, será necessário, entre outras coisas, o cumprimento do prazo de entrega. Atenção: o desafio é a construção do projeto e não do sistema. Este desafio deverá verificar a capacidade do aluno no gerenciamento de projeto de sistema com o tempo sendo um dos principais fatores de sucesso ou fracasso.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo elaborar um projeto para o desenvolvimento de um sistema computacional para a utilização no comércio varejista, para o gerenciamento de vendas.

Evolução histórica do PMI

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

  1. [pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

Fundado em 1969 por cinco voluntários. Teve seu primeiro seminário realizado em Atlanta (Estados Unidos), do qual participaram mais de oitenta pessoas. Na década de 70 se realizou o primeiro capítulo, o que permitiu realizar fora dos Estados Unidos o primeiro seminário. No término de 1970, quase 2.000 membros formavam parte da organização. Na década de 80 se realizou a primeira avaliação para a certificação como profissional em gestão de projetos (PMP por sua sigla em inglês). No começo dos anos 90 foi publicada a primeira edição do Guia do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), o qual se converteu no pilar básico para a gestão e direção de projetos. Já no ano 2000, o PMI era integrado por mais de 40.000 pessoas na qualidade de membros ativos, 10.000 PMP certificados e quase 300.000 cópias vendidas do PMBOK.

Desde então, o PMI cresceu e tornou-se o maior defensor mundial da profissão de gerenciamento de projetos. O PMI conta com mais de 650.000 associados – em mais de 185 países. Todos os principais setores estão representados, inclusive tecnologia da informação, defesa e aeroespacial, serviços financeiros, telecomunicações, engenharia e construção, agências governamentais, seguro, saúde e muitos outros.

Existem atualmente mais de 240.000 portadores da credencial de PMP certificados em todo o mundo. A designação PMP é universalmente reconhecida e aceita porque significa experiência, realização educacional e conhecimento profissional – as verdadeiras bases para uma prática competente como gerente de projetos. (Fonte: Wikipédia)

A importancia do PMI/PMBOK

Segundo o PMBOK, Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo.

Projetos viabilizam mudanças nas empresas. E mudanças para melhor. O ambiente de negócios é altamente competitivo. Quem quer se destacar da concorrência precisa inovar. Lançar novos produtos, criar novos processos, entender as necessidades de seus públicos. Pensando nisso surgem as perguntas: Como se organizar melhor? Como minimizar os riscos, otimizar recursos e satisfazer clientes? Como resposta, um bom gerenciamento de seus projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (320.7 Kb)   docx (414.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com