TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Sistemas Operacionais Etapa 1 passo 3

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 passo 3:

1-Quais as funções básicas do sistema operacional?

Podemos resumir as funções básicas do sistema operacional em duas:

-Facilidade de acesso aos recursos do sistema – Um computador é dotado de vários componentes, tais como, disco, vídeo, memória, CPU, etc. Um sistema operacional é o operador que vai organizar todos esses dispositivos para que a comunicação entre eles seja feita, e, de maneira organizada, seja compreendida pelo usuário.

-Compartilhamento de recursos de maneira organizada e protegida – O sistema operacional é o responsável por compartilhar recursos em ambientes multiusuários e também de usuário único, é ele quem organiza a fila das tarefas demandadas ao sistema, como por exemplo, enquanto estou digitando este texto, quero mandar imprimir e continuar digitando. O sistema organiza as tarefas para que os periféricos não se percam, ou ainda, em um servidor de impressão, ele quem organiza a fila de impressão de todos os trabalhos que estão chegando para serem impressos em um contingente grande de pessoas.

2-Qual deve ser a formação de um Administrador de sistemas?

Um administrador de sistemas deve ter no mínimo a formação em graduação de análise e desenvolvimento de sistemas. Outro curso superior que também pode ser utilizado para preencher uma vaga deste porte é de Administração com ênfase em análise de sistemas, ou ainda Gestão de TI.

3-Quais os conhecimentos técnicos são exigidos pelo mercado de trabalho para preencher uma vaga de administrador?

Um administrador de sistemas tem que ter conhecimento em diversos tipos de sistemas operacionais. Servidores Unix são os mais utilizados no mercado hoje em dia, portanto, se tiver conhecimento neste seguimento, já é um grande passo. Outro conhecimento que é fundamental é de ambientes de rede. Saber gerenciar e administrar um ambiente de rede sólido e consistente é um fator chave para um administrador de sistemas.

4-Quais as funções exercidas por esse profissional e em que consiste cada uma delas?

Um administrador de sistemas tem por função administrar sistemas operacionais, garantindo a integridade dele. Essa função consiste em instalar e prover recursos de sistemas operacionais, permitindo aos funcionários operarem suas máquinas. Um Administrador tem por função barrar certas disponibilidades de acesso dos funcionários de modo que impeça ou evite a improdutividade dos mesmos.

Um administrador também tem por função instalar e manter os servidores de uma empresa em perfeito funcionamento.

Instalar e manter o hardware de um CPD (Central de Processamento de Dados)

Administrar ambientes de rede, instalando e configurando switches e roteadores.

5- É uma carreira que exige conhecimento técnico específico e multidisciplinar, o estudo e o aprendizado é constante e infinito. Um administrador tem que estar sempre atualizado com as novidades do mercado e estar a par dos lançamentos. É um administrador quem implanta e sugere alternativas de melhorias em tecnologia para as empresas de modo que possam todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com