TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de circuitos digitas veremos vários tipos de sensores

Por:   •  30/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Introdução ........................................................................ 2

Etapa 1 - Passo 1 (Sensores)............................................ 3

Etapa 1 - Passo 3 (Exercício 1) ........................................ 5

Etapa 1 - Passo 3 (Exercício 2,3) ..................................... 6

Etapa 1 - Passo 3 (Exercício 4) ....................................... 7

Bibliografia ...................................................................... 8


Introdução

ATPS de circuitos digitas, veremos vários tipos de sensores, expressão booleana, tabela da verdade e o mapa de karnaugh.

Os problemasdados na ATPS são para elaborar a explicação da expressão booleana e da tabela da verdade, além de monta-las e apresentar o mapa de Karnaugh e o circuito do mapa de Karnaugh


Etapa 01 - Passo 01


Ler e anotar os principais parâmetros de cada sensor, sabendo-se que as orquídeas precisam estar em um ambiente com temperatura entre 15 e 25 graus centígrados e a umidade relativa do ar em no mínimo 30%.

Sensores

Um sensor é um dispositivo que responde a um estímulo físico ou químico. O sensor percebe uma certa grandeza física ou química e as passa para um indicador (termômetro, ponteiro do velocímetro, ponteiro da balança, etc.). Na transmissão de uma grandeza física ou química há mudança de sinal. A deformação da mola pelo peso transforma-se no acionamento do ponteiro da balança, por exemplo. Todos os dispositivos sensores são compostos por elementos denominados transdutores, pois são capazes de mudar um tipo de energia em outro.


Transdutor: É todo dispositivo que pega um sinal de entrada na forma de uma grandeza física, e fornece uma resposta na saída, da mesma forma ou diferente, que reproduz certas características do sinal de entrada a partir de uma relação definida.

Na definição mais geral, um transdutor é um dispositivo que recebe um sinal e o retransmite, independentemente de conversão de energia. Por exemplo, o sensor pode traduzir informação não elétrica (velocidade, posição, temperatura, pH) em informação elétrica (corrente, tensão, resistência).

Transdutores passivos são aqueles cuja energia de saída é proveniente unicamente (ou quase unicamente) da energia de entrada.

Transdutores ativos são aqueles que dispõem de uma alimentação de energia. Neles, a maior parte da energia de saída é provida pela alimentação.


Características e Tipos de Sinais


Os sensores podem ser organizados segundo o tipo de sinal que transformam. Assim, para estudar sensores é necessário começar pelos tipos de sinais.
Um sinal é uma informação na forma de um valor de uma grandeza física. Há diversos tipos de representações para os diversos tipos de sinais, da mesma maneira que há diversas representações para uma grandeza física. Vamos ver, a seguir alguns tipos de sinais.


Sinal Digital:O sinal digital binário só pode assumir dois valores. Estes valores são associados a estados que podem indicar, por exemplo, se uma pressão está acima ou abaixo de uma determinada referência. O valor 0 é utilizado para indicar estados como “falso”, “aberto”, “desligado” ou “abaixo da referência”, enquanto o valor 1 pode indicar estados como “verdadeiro”, “fechado”, “ligado” ou “acima da referência”. Sinal Digital é uma frequência com valores discretos no tempo e em longitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de frequência, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito. Os sinais digitais convertem as vozes dos locutores em uma série de uns e zeros.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Sinal Analógico: Um sinal analógico é um sinal contínuo que representa a transformação de uma grandeza, de uma variável e que apresenta infinitos valores mesmo que estes valores estejam em uma faixa determinada. Em uma escala de 0 a 10 um sinal análgicopode representar qualquer um desse valores, exemplo: (1, 3 ,5 ,8 ,10). Transmissores de nível (como os ultra-sônicos, por exemplo) são instrumentos que medem uma variável analógica e que geram um sinal correspondente a esta variável em uma outra grandeza que possa ser interpretada por aparelhos de automação industrial como os CLPs.[pic 5]

[pic 6][pic 7]
[pic 8]


Sensor Indutivo: Um sensor indutivo é usado para achar a presença de objetos metálicos. O seu funcionamento é baseado, de acordo com sua característica física, no princípio da variação da indutância eletromagnética.

Potenciômetro de Resistência: Os potenciômetros de resistência são sensores que medem deslocamentos lineares ou angulares de acordo com a variação da resistência elétrica de um resistor. Os potenciômetros podem ser angulares ou lineares.

Sensor de Temperatura: Para uma medição contínua de uma faixa de temperatura é preciso utilizar transdutores que mudem esta informação em um outro sinal correspondente, tipicamente sinais de tensão de pequena amplitude (milivoltagem) ou variações de resistência. Os principais sensores deste tipo são o termopar e o termorresistor.
O
termopar como o próprio nome sugere, contem de dois fios de metais diferentes unidos em uma das pontas. Quando a ponta dos fios unidos está sob uma temperatura diferente da outra extremidade do termopar há uma tensão elétrica (da ordem de mV) provocada pela diferença de temperatura.

Sensor ultra-sônico:Ultra-som é um sensor eletrostático que emite vibrações periodicamente e capta seus ecos resultantes do choque das emissões com objetos situados no seu campo de ação. A distância do objeto é calculada por meio do tempo de atraso do eco em relação ao momento da emissão do sinal. Esta informação é convertida para uma faixa de sinal elétrico, como uma faixa de corrente de 4 miliamperes a 20 miliamperes. Este tipo de sensor é utilizado com bastante eficácia em sistemas de medição de nível em reservatórios.

Etapa 1 - Passo 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (245.7 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com