TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura de sistemas operacionais

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Julia da Silva Pereira – 1° Semestre

Questões do capítulo 3 - Arquitetura de Sistemas Operacionais

1) O que é concorrência e como este conceito está presente nos sistemas operacionais multiprogramáveis?

R: Concorrência é o principio básico para projeto e implantações de sistemas multiprogramáveis. As técnicas da concorrência esta presente nos sistemas multiprogramáveis através de técnicas como interrupções, exceções, buffering, spooling e reentrância são fundamentais para um sistema operacional multiprogramável.

2) Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implementação da multiprogramação?

R: Porque torna possível a implementação da concorrência nos computadores, tendo como elemento básico a multiprogramação para o possível desenvolvimento e evolução das maquinas.

3) Explique o mecanismo de funcionamento das interrupções.

R: Um sinal de interrupção é gerado para o processador e, após o termino da execução da instrução, o processador identifica o pedido de interrupção, os registros e os conteúdos daquele processo são armazenados na maquina, e o processador verifica qual a rota de tratamento será executada a em seguida carrega os arquivos e os endereços do processo e retoma o procedimento do programa de onde parou.

4) O que são eventos síncronos e assíncronos? Como estes eventos estão relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?

R: Eventos síncronos são previsíveis e são resultado direto da execução de um programa corrente. Já os eventos assíncronos são imprevisíveis e podem ocorrer múltiplas vezes. A exceção é um evento síncrono e nós temos como exemplo disso a divisão por zero e o overflow. A interrupção é um evento assíncrono, assim um dispositivo E/S, informando ao processador que já está pronto para receber/transmitir dados, participa de um evento assíncrono.

5) Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo de exceção.

R: Divisão por zero, ocorrência de overflow em uma operação aritmética e outras.

6) Qual a vantagem da E/S controlada por interrupção comparada com a técnica de spooling?

R: A operação de E/S controlada por interrupção é mais eficiente que a controlada por programas (spooling), já que elimina a necessidade de o processador esperar pelo termino da operação além de permitir que varias operações de E/S sejam executadas simultaneamente.

7) O que é DMA e qual a vantagem desta técnica?

R: DMA é uma técnica que permite que um bloco de dados seja transferido entre a memória principal e dispositivos de E/S sem intervenção do processador, exceto no inicio e no fim da transferência.

8) Como a técnica de buffering permite aumentar a concorrência em um sistema computacional?

R: Como o buffering permite minimizar o problema da disparidade da velocidade de processamento existente entre o processador e os dispositivos de E/S, está técnica permite manter, na maior parte do tempo, os recursos ocupados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com