TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Desenvolvimento Site em XHTML

Por:   •  11/11/2019  •  Dissertação  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Dissertação

O site foi desenvolvido em XHTML, que é uma reformulação da linguagem de marcação HTML, é basicamente uma junção do HMTL e o XML. Existem várias vantagens de se usar XHTML nos novos documentos de web produzidos ou migrarem os documentos atuais escritos em HTML. O grande diferencial do HTML para o XHTML é a sua padronização das marcações (tags) e sua capacidade de corrigir erros de compatibilidade com navegadores que podem ocorrer, a página XHTML também pode ser considerada limpa, o que acaba facilitando aos browsers no seu carregamento, num menor tempo, comparado às páginas em HTML.

Foi utilizado também CSS que é um mecanismo para adicionar estilo (cores, fontes, espaçamento, etc). Define como serão exibidos os elementos que existem no código de uma página e sua maior vantagem é efetuar a separação entre o formato e o conteúdo de um documento a ser desenvolvido seja qual for a linguagem, como HTML, XHTML ou XML. Esta separação proporciona maior flexibilidade e controle na especificação de como as características serão exibidas, permitindo um compartilhamento de formato que reduz a repetição no conteúdo estrutural de uma página. De uma forma resumida, o HTML encarrega-se de estruturar a página e o CSS define seu estilo (aparência). Há diferentes formas de aplicar a formatação do CSS dentro do HTML, sendo elas, o estilo inline que é quando são aplicados diretamente dentro da tag de abertura de um elemento HTML, no entanto, este tipo de uso das CSS não é recomendado. Possui também o estilo interno, onde as regras CSS são declaradas na seção head do próprio documento HTML, uma folha de estilo interna, é ideal para ser aplicada a uma única página. E por último, no estilo externo, suas regras CSS são declaradas em um documento a parte do documento HTML, a folha de estilo é um arquivo separado do arquivo html, e deve ser gravado com a extensão .css.

O site foi elaborado na ferramenta Notepad++, basicamente uma evolução do Bloco de Notas comum, com ele é possível trabalhar com vários arquivos simultaneamente sem precisar abrir milhares de janelas. Através do Notepad++ conseguimos editar em diversas linguagens (C#, ASP, HTML, XML, etc). Outra função interessante é a opção para definir qual programa (compilador) ou navegador (Google Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari) que você deseja executar. O Notepad++ é um bom programa, mas suas funções só serão bem aproveitadas por usuários com um certo conhecimento, que utilizam edição de arquivos HTML ou CSS por exemplo. Ao longo do processo de codificação, foi notável uma outra vantagem, da utilização desta ferramenta, uma vez que, torna o ambiente mais fácil e simples no desenvolvimento, pois, faz a separação das tags por cores, uma classe () por exemplo, possui uma cor diferente de um parágrafo (

).

Todo o conteúdo presente no site foi elaborado através de pesquisas realizadas em sites, livros e artigos. Onde pudemos nos aprofundar em todo o conhecimento sobre energias renováveis e tudo que as cercam, para assim selecioná-los e apresentarmos de forma didática e intuitiva para que o leitor possa ter uma noção do que é necessário saber sobre o assunto, com definições do tema, opiniões de profissionais renomados, ilustrações explicativas, aplicação no direito e até assuntos de inovação.

É importante citar, a importância de todo o conteúdo passado em sala          de aula pelos professores, que nos proporcionou um auxilio em consultas para esclarecimento de dúvidas que surgiram no andamento do trabalho, assim como sites de pesquisas, específicos de ambiente web (web standards) como o site “maujor” e livros de construção de sites, com tutoriais de HTML e até mesmo CSS. Dentre os conteúdos os conteúdos passados, utilizamos listas ordenadas e não ordenadas, tabelas com imagens, classes, id’s , além de tags básicas para construção de site, e propriedades, o mesmo para a formatação css. Em listas ordenadas utiliza-se a tag