TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Electrical Numerical Integrator and Calculator

Por:   •  13/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 9

ENIAC:

O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala, ele possuía 17.468 válvulas, além de 1.500 relês e um grande número de capacitores, resistores e outros componentes. Sua construção teve início durante a Segunda Guerra Mundial para realizar vários cálculos de artilharia para ajudar o exército americano durante a guerra, mas só se tornou operacional após o final da Segunda Guerra Mundial, sendo utilizado durante a Guerra Fria, contribuindo por exemplo, no projeto da bomba de hidrogênio.

A programação do ENIAC era feita através de 6.000 chaves manuais e, em vez de ser feita através de teclas, toda a entrada de dados era feita através de cartões de cartolina perfurados, que armazenavam poucas operações cada um. Esse trabalho era realizado por uma equipe que preparava os cartões, incluindo as operações a serem realizadas pelo ENIAC, formando um monte, outra parte ia trocando os cartões no leitor do computador e uma terceira parte da equipe traduzia os resultados, também impressos em cartões, para o padrão decimal.

A parte de programação do ENIAC era demorada e trabalhosa, mas a execução de cálculos que levaria em media um dia por um matemático era resolvido em um tempo muito menor pelo computador, além da programação direta no Hardware, já que o ENIAC não contava com um sistema operacional, a manutenção das válvulas também exigia grande atenção, por conter uma grande quantidade de válvulas, em um pequeno intervalo de minutos era necessário realizar a substituição de alguma válvula que queimava.

Década de 1940:

Nesse período em que acontece a segunda guerra mundial impulsionou a construção de máquinas para executar cálculos que ajudaria na guerra, toda a interação do usuário com a máquina era feita manualmente diretamente com o hardware, não existia ainda um sistema operacional auxiliando nessa comunicação entre usuário e hardware.

Década de 1950:

Os computadores deram um grande salto na evolução na década de 50, foi nessa época que começaram a usar transistores e memória magnética no lugar das vólvulas, isso permitiu a construção de computadores menores, acesso mais rápido, confiabilidade no processamento e maior capacidade de armazenamento dos computadores.

Na década de 50 surgiu o primeiro sistema operacional chamado de monitor, desenvolvido pelos usuários do computador IBM 701 do Centro de Pesquisas da General Motors, esse sistema operacional foi construído justamente para automatizar as tarefas manuais que eram executadas pelo usuário, surgiram novas linguagens de programação em alto nível, como o COBOL, os programas deixaram de ter ligação direta com o hardware, pois agora eles trabalhavam com o sistema operacional, o sistema operacional passa a gerenciar os dispositivos de Entrada e Saída ligados ao computador.

Década de 1960:

Foi desenvolvido o CTSS – Compatible Time-Sharing System que possibilitava o compartilhamento de tempo, o primeiro sistema operacional com compartilhamento de tempo se chamava Multics, foi escrito por um time do Centro Computacional do MIT, liderado pelo Prof. Fernando J. Corbató.

Momento da terceira geração dos computadores, com principal marca o surgimento dos circuitos integrados que possibilitou a redução de custos dos computadores, difusão de sistemas computacionais, uso das máquinas pelas empresas, aumento no poder de processamento e diminuição no tamanho dos computadores.

Surgimento da multiprogramação que permite a CPU ficar com vários programas simultaneamente ativos na memória (consiste em dividir a memória em partições) e permite que um programa seja executado enquanto outro espera por E/S, com isso a CPU suporta a execução de múltiplos programas independentes, e também o surgimento do multiprocessamento que permite ao SO executar dois ou mais processos ao mesmo tempo, pois agora o SO suporta mais de um processador.

 Lançamento da IBM, com o OS/360, um sistema operacional avançado, com compartilhamento de tempo e excelente suporte a discos.

Ken Thompson e Dennis Ritchie, pesquisadores dos Bell Labs, criam a primeira versão do UNIX.

Foi desenvolvido pela agência Americana (ARPA) em 1969 a ARPANET, que tinha como objetivo interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo Americano.

Década de 1970:

Em 1971 a Intel lançou o primeiro miniprocessador, o Intel 4004 foi um processador de 4 bits e 16 pinos que operava em 740 KHz.  A Intel prosseguiu com o desenvolvimento de novos microprocessadores lançando assim o 8008 que foi o primeiro de 8 bits e a seguir o 8080 que foi um grande sucesso e tornou-se referência para os primeiros microcomputadores pessoais da década de 1970, graças ao sistema operacional CP/M ( um sistema operacional em disco desenhado para os processadores Intel 8080, Intel 8085 e Zilog Z80). O Intel 8085 necessitava de menos hardware de suporte em comparação com o 8080, permitindo assim a construção de sistemas mais simples e mais baratos.

A primeira interface gráfica foi desenvolvida em 1970, pela Xerox Palo Alto Research Center (PARC), e o primeiro computador a usar essa interface foi o Xerox Alto, em 1973, não era um computador comercializável, era de uso restrito a pesquisadores e universidades.

A difusão de redes distribuídas possibilitou o acesso a outros sistemas de computação independente da distância, seja de municípios, cidades e ate mesmo de continentes , essa é a (WAN - Wide Area Network ). Com isso foi desenvolvido vários protocolos de redes, com DECnet e SNA(Systems Network Architecture é uma arquitetura de rede criada em 1974 e pertencente a IBM).

Em 1970 foi criada a linguagem de programação Pascal, que é uma linguagem de programação estruturada, foi desenvolvida pelo suíço Niklaus Wirth, e recebeu esse nome em homenagem ao físico  Blaise Pascal

A linguagem C foi desenvolvida em 1972 por Dennis Ritchie, a linguagem foi criada com o propósito de ser usada no desenvolvimento de uma nova versão do sistema operacional Unix, pois a primeira versão do Unix utilizava Assembly.

Década de 1980:

Em agosto de 1981 foi lançado o PC-DOS 1.0, ele suportava até 256 kB de RAM e dois disquetes de 160 kB 5.25” de face  única, suas principais características era ser um sistema monousuário e monotarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (218.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com