TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Software Gerencia de Projetos

Por:   •  9/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

ENGENHARIA DE SOFTWARE E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Aula 02:  01/03/16

Criando um Projeto:

Definição do Projeto: Para se criar um projeto, inicialmente precisamos identificar requisitos macros para sabermos quais dificuldades e quais necessidades o projeto terá. A esta necessidade inicial, chamamos de Escopo Inicial do Projeto, onde são identificados quais tecnologias, interfaces, tipos de manutenção, arquitetura, criticidade do negócio, necessidade de hardware adicional, bases de dados, ou outras necessidades macro para criação do projeto.

Ação: Reunir o grupo e simular a criação de um projeto, dando nome ao mesmo, respondendo o questionario abaixo:

Nome do Projeto:

Numero de Interfaces internas:

Numero de Interfaces Externas:

Numero de Plataformas envolvidas(Computadores distintos):

O sistema será muti-instalação(sist.operac. diferentes).

Novo projeto ou um sistema já utilizado:

Novo processo de negocio ou um já existente?

Novos hardawares são necessários? Quais?

A performance do sistema será afetada de forma significativa?

Qual o numero de usuarios que o sistema terá?

Será necessário alguma atualização de software?Se sim qual ?

Será necessário criar uma nova modelagem de banco de dados?

Dados serão transferidos externamente?

Será necessárias telas, paginas ou alguma transação online ?

Serão necessários relatórios na aplicação para suportar a área de negócio?

Total de pessoas do projeto (program.,analistas,web-desigser,usuario,etc):

Total de horas para o projeto:

Com a respostas de todas as perguntas acima é possível definir um “chute incial” para o numero de horas do projeto, afim de criar uma estimativa de custo inicial do projeto.

Levantamentos de Requisitos: Diversas situações devem ser rastreadas na hora de iniciar o levantamento das necessidades do cliente.

 Inicialmente é necessário fazer entrevistas com o cliente para poder detectar suas necessidades, vulnerabilidades. Este processo é denominado “Voz do Cliente”, onde o cliente é a voz ativa do processo, colocando todas as suas necessidades afim de atender os propósitos do seu negócio.

As entrevistas pode ser feita de tres maneiras:

Entrevista Tutorial: Nas entrevistas tutoriais, o entrevistado fica no comando, praticamente lecionando sobre um determinado assunto, apresentando sem interrupções suas necessidades do dia a dia ( primeira reunião ).

Entrevista Indireta: É uma conversa informal com o cliente, fazendo-o externar todas as suas necessidades atuais e futuras, deficiências no processo atual, de tal maneira que voce possa compreeender e documentar a conversa da melhor maneira possível ( segunda reunião ).

Entrevista Direta: É uma entrevista formal com o cliente, com todas as perguntas previamente descritas em um questionário que o cliente deverá responder, colocando todas as suas necessidades e ansiedades, para que as mesmas possam ser analisadas e customizadas.

O nível de detalhamento desta fase do projeto deve ser no mais baixo nível, pois este documento é que norteará a necessidade do cliente para uma futura solução. Quanto mais detalhado melhor, a fim de não ficar nenhuma dúvida no entendimento, pois a solução sairá destas premissas.

Após esta apuração de requisitos, o analista ainda deve efetuar algumas visitas no processo rotineiro do cliente, analisando e verificando a maneira com que o cliente trabalha no seu dia a dia, pois assim poderá captar mais alguma necessidade que não foi descrita anteriormente (“papagaio de pirata”).

Após esta fase de Levantamentos de Requisitos, o analista deve redigir um documento em que todas as necessidades estão descritas, de maneira que ambas as partes, tanto cliente quanto TI concordem com as definições e possam assinar o documento para dar prosseguimento ao projeto. Importante neste documento é sequenciar todas as necessidades para melhor discussão e aprofundamento item a item dos pontos a serem discutidos. Após esta fase, é possível melhorar a estimativa do custo inicial do projeto, detectado anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com