TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de revisão Sistemas Operacionais

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU (FAFICA)

[pic 1]

CURSO: Análise e desenvolvimento de sistemas 4º período

DISCIPLINA: SISTEMAS OPERACIONAIS 

PROFESSOR: JOSÉ EID GALVÃO 

ALUNO: Ruan Marques Avelino

 

Exercício de Revisão

 

  1. Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados?  

 

 Sistemas fortemente acoplados são sistemas com vários processadores que utilizam uma única memória física, e dispositivos de entrada/saída, e são gerenciados por apenas um sistema operacional.

Sistemas fracamente acoplados, caracterizam-se por ter vários sistemas computacionais conectados ao mesmo tempo através de linhas de comunicação, cada sistema computacional, possui seu próprio sistema operacional e funciona de maneira individual.

 

  1. Quais os componentes de um processador e quais são as suas funções?

Unidade lógica e aritmética: É responsável por executar efetivamente as instruções do programa, tais como cálculos, instruções lógicas e etc.

Unidade de controle: É responsável pelo controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes.

Registradores: São pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controle e processamento de cada instrução

Memory management unit: É um dispositivo que transforma endereços virtuais em físicos, e administra a memória principal do computador.

  1. Quais as diferenças entre memória principal e a memória secundária?

A memória principal, é a memória funcional, sem ela o sistema não funciona.

A memória secundária, é a chamada memória de armazenamento em massa, a qual necessita da memória principal para ser lida, porém, é uma memória não volátil, ou seja, você pode armazenar dados nela, exemplo: CDs, DVDs, HD, Pen Drive etc.

 

  1. O que é concorrência e como este conceito está presente nos sistemas operacionais multiprogramáveis? Nos sistemas multiprogramáveis, vários programas podem estar abertos ao mesmo tempo concorrendo pelo acesso ao processador, a concorrência deve ser implementada de modo que, quando um programa perde o uso do processador para outro, e depois retorna, o estado deve ser o mesmo ao qual ele estava no momento em que perdeu o uso, aparentando ao usuário que nada aconteceu.

 

  1. Porque podemos dizer que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?

Porque em sistemas monoprogramáveis somente é possível a execução de um programa por vez.    Como um programa não utiliza todos os recursos do sistema totalmente ao longo da sua execução, existe ociosidade e, consequentemente, subutilização de alguns recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com