TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monitoramento de Ativos de Rede utilizando Software Open-Source e Raspberry Pi

Por:   •  13/12/2017  •  Artigo  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 8

Monitoramento de Ativos de Rede utilizando Software Open-Source e Raspberry Pi.

Sandro Barros Siqueira

Departamento de Ensino a Distância.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

CEP 78.005-200- Cuiabá-MT - Brasil.

sandrobsiqueira@hotmail.com.br

Metodologia cientifica – Juliana Saragiotto Silva

Abstract

The The article presents a monitoring and management server proposal, aggregating the new Green-IT trends in IT, taking into account the SNMP protocol for connection and client server management; A low-cost project for installation and maintenance, an Open-Source monitoring system based on Nagios software was used in conjunction with the Raspberry Pi hardware, a low-cost, low-power board. Having as a characteristic the use of an ARM microprocessor to install a 24x7 management system, taking into account good IT service practices.

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de servidor de monitoramento e gerenciamento, agregando as novas tendências Green-IT na área de TI, levando em consideração o protocolo SNMP para conexão e gerenciamento cliente servidor; Por tratar-se de um projeto de baixo custo para instalação e manutenção foi utilizado um sistema Open-Source de monitoramento com base no software Nagios em conjunto com o hardware Raspberry Pi uma placa de baixo custo e consumo reduzido de energia. Tendo como característica à utilização de um microprocessador ARM para instalação de um sistema gerencial 24x7, atendendo as boas práticas de serviço de TI.

Palavras-chaves: Monitoramento. gerenciamento de ativos de rede.  NagiosPi. RaspberryPi. Green-IT. SNMP.

1.Introdução

        

De modo a aumentar a produtividade na área de tecnologia podemos utilizar ferramentas que nos permitem cada vez mais diagnosticar e nos precaver de possíveis falhas nos sistemas informáticos; Forouzan (2008) define o gerenciamento de redes como monitoramento, teste, configuração e diagnóstico dos componentes de uma rede de computadores, para que possamos atender a estes requisitos, devemos implementar ferramentas de monitoramento e gerenciamento que  podem ser desenvolvidas utilizando microprocessadores ARM Cortex e softwares OpenSource, diminuindo os custos operacionais de desenvolvimento, instalação e implantação destas tecnologias.

O objetivo principal deste artigo se baseia no projeto de um sistema de Monitoramento e gerenciamento de ativos de rede utilizando Software Nagios (Open Source) e hardware RaspberryPi que apresenta características de baixo consumo de energia e baixo custo, apresentando-se como uma proposta que pode ser implementada em pequenas e grandes corporações diminuindo os custos em projetos de monitoramento e gerenciamento.

Neste artigo será abordado também o consumo energético e o custo total do sistema, observando-se que antes do sistema ser colocado em produção o mesmo será testado em uma rede virtualizada com servidores e ativos de rede monitorados para confirmação das características e funcionalidades do hardware e software no monitoramento.

Para alcançar os objetivos deste trabalho ele está estruturado da seguinte forma: Na seção 2, em materiais e métodos serão feitos o levantamento bibliográfico e o levantamento das tecnologias e softwares utilizados para implantação da ferramenta de monitoramento no ambiente de teste. Na Seção 3 temos à revisões da literatura e descrição das tecnologias utilizadas com Instalação e configuração do servidor. Na seção 4 temos os resultados e discussões sobre a utilização da ferramenta Nagios no ambiente de teste e proposta para teste em produção na seção 5, conclusões do trabalho e na Parte final, referências bibliográficas.

2. Materiais e Métodos

Para o desenvolvimento do artigo foi feito uma pesquisa bibliográfica, utilizando a revisão das literaturas, tecnologias e ferramentas envolvidas referentes ao monitoramento e gerenciamento de ativos de rede e protocolos de comunicação SNMP e a arquitetura de microprocessadores ARM e softwares Open Source utilizados no projeto; Para consulta online foi utilizada a biblioteca do Google acadêmico, portal de periódicos do Capes e como guia para referências a biblioteca do Google e o portal more.ufsc.br; O tipo de pesquisa deste projeto apresenta várias etapas de implementação e conhecimento de tecnologias distintas, aplicadas ao monitoramento, tento o protocolo SNMP, como linha orientadora abrangendo os protocolos MIB, SMI, para funcionamento e gerenciamento dos ativos de rede a serem monitorados.

Para o sistema operacional será utilizado o [1]Raspian uma distribuição Open Source baseado no Debian otimizada para processadores ARM. Como base do projeto de monitoramento temos o software [2]Nagios e o [3]NSClient++, que serão utilizado para consulta e estado dos ativos da rede, utilizando um página PHP através de um servidor Apache. Para verificação do comportamento do hardware utilizaremos o RPI-monitor, que apresenta as características do hardware em tempo real; Para valores do consumo energético será utilizado o datasheet e o multímetro na escala de tensão e corrente e o custo do projeto será obtido com valores médios do hardware no comercio local.

 O projeto deste artigo foi desenvolvido em várias etapas de montagem, configuração e testes.

Na primeira etapa o sistema RaspberryPi foi interligado ao um roteador para acesso à internet e feito a configuração dos requisitos do software Raspian e configuração do Nagios seguindo as orientações do mantenedor do software.

Na segunda etapa foram configurados três maquinas virtuais no notebook e o mesmo foi interligado ao RaspberryPi para teste de monitoramento.

Na terceira etapa, já com os ativos configurados no servidor, foram feitas medidas de consumo e verificação do comportamento do hardware RaspberryPi em monitoramento, utilizando o programa do próprio Raspian o Rpi-monitor.

Na etapa final o sistema será colocado em produção para testes efetivos.

3. Revisão da Literatura

3.1 Softwares Open-Source.

A utilização de um software livre numa plataforma de baixo custo e algo viável e plausível, já que neste tipo de projeto, economia e a palavra emergente quando falamos em diminuição nos custos de desenvolvimento e produção.

3.2 hardwareRaspberry Pi.

        O RaspberryPi 3 e uma plataforma de desenvolvimento embarcado que foi utilizado neste projeto como servidor, onde foi instalado um pacote de softwares formados pelo (Raspian, Nagios Core, Apache, Banco de dados MariaDB, PHP e dependências), foram descritos como NagiosPi. A ideia original é de [4]Ryan Siegel e foi utilizado como base neste projeto de implantação de monitoramento de baixo custo; E a partir deste momento estes pacotes de softwares neste trabalho serão denominados como NagiosPI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com