TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II Unip

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.568 Palavras (35 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 35

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

ADOÇÃO DE COMPUTADORES PEDAGÓGICOS NO BRASIL

POLO ARARAS SP


UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

ADOÇÃO DE COMPUTADORES PEDAGÓGICOS NO BRASIL

                

Márcio Antonio Bianchi

RA: 1422103

                                    José Luiz Bianchi

RA: 1422461

Sup. Tec. em Análise e desenvolvimento de sistemas

        1º Semestre        

POLO ARARAS SP


Resumo

        O ensino tradicional vem se modificando nos últimos anos devido às novas tecnologias voltadas à educação. O governo juntamente com as escolas e os professores viram a necessidade de reverem seus métodos de ensino para um maior aproveitamento dos alunos em sala de aula. Os professores que contavam apenas com os livros e a lousa, agora passam a utilizar de vídeos, imagens, áudios e textos para interagir com os alunos. Com o surgimento dos computadores pessoais a partir dos anos 80 veio também uma geração de pessoas aprendendo a utilizar essas máquinas (Monteiro & Resende 1993) mudando também a maneira de se aprender e ensinar. Os alunos que tinham apenas as bibliotecas para suas pesquisas agora contam com a internet para fazerem suas pesquisas em bibliotecas on-line, livros digitais (os e-books), artigos científicos entre outras fontes facilitando assim seu aprendizado.

Palavras chaves: tecnologias, computadores, internet, aprendizado.

Abstract:

The traditional teaching has been changing in recent years due to new technologies focused on education. The Government along with schools and teachers saw the need to revise their teaching methods to a greater use of students in the classroom. Teachers who were just with books and slate, now pass the use of videos, audios, images and texts to interact with students. With the advent of personal computers from the years 80 also came a generation of people learning to use these machines (Monteiro Resende & 1993) changing also the way to learn and teach. Students who had only the libraries for your searches now rely on the internet to do their research on online libraries, digital books (e-books), scientific articles among other sources thus facilitating their learning.

Key words: technology, computers, internet, learning.

Sumário

  1. INTRODUÇÃO ………………………………………………………………9
  2. HISTORIA DOS NUMEROS ................................................................11
  3. O ÁBACO ............................................................................................13
  4. O MICROPROCESSADOR .................................................................19
  5. BARRAMENTOS .................................................................................23
  6. MEMÓRIAS .........................................................................................27
  7. HISTÓRIA DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL ................29
  1. Projeto EDUCOM ........................................................................30
  1. SOFTWARE LIVRE ............................................................................35
  1. Ferramenta Kelix ........................................................................36
  1. CONCLUSÃO .....................................................................................39

REFERÊNCIA …………………………………………………………….41  

                                                                        



1 -  INTRODUÇÃO.

        O desenvolvimento do computador nos últimos anos foi muito rápido e hoje temos tecnologia em praticamente tudo o que nos rodeia.

        A tecnologia está em nosso lazer, saúde, comércio, educação, trabalho, etc., estas tecnologias trazem inovações que modificam nossa sociedade.

        Os primeiros computadores, que eram enormes, criados em tempo de guerra voltados para a segurança do estado e para a ciência na exploração espacial foram evoluindo até se tronarem computadores pessoais e portáteis.

        Hoje podemos ter um computador sempre à mão, os jovens estão sempre conectados com seus tablets ou smartphones, e com toda essa tecnologia rondando os estudantes é necessário refletirmos sobre a importância da tecnologia como recurso pedagógico.

        Várias pesquisas cientificas de várias universidades revelam como novas tecnologias poderiam contribuir no processo de ensino me aprendizagem.

        Há quase duas décadas os computadores estão nas escolas públicas em crescente ampliação e upgrades. Os professores por sua vez estão sempre se reciclando através de formação sobre softwares e máquinas educacionais.

        O trabalho com o computador na escola pode ensinar o aluno a aprender com seus erros e aprender junto com seus colegas. Os alunos interagem com um mundo repleto de recursos e as escola tem que aproveitar esta realidade estimulando o estudante a conviver com a tecnologia e usá-la a seu favor em seu aprendizado.

        O computador na sala de aula acaba se tornando uma grande ferramenta para auxiliar os professores, que antes contavam apenas com livros, giz e lousa para ensinar e agora podem usá-lo em pesquisas cientificas, abrindo um grande leque de opções e como fonte de estímulo para os estudantes.

Esses recursos tecnológicos além motivar os alunos criam uma nova forma de aprendizagem com uma linguagem muito próxima do aluno possibilitando um retorno imediato de sua produção permitindo que cada aluno0 avance de acordo com seu ritmo.

        Este trabalho tem a finalidade de apontar o uso do computador em sala de aula e abordar a história e a evolução dos computadores até os dias atuais e as ferramentas existentes para o uso em salas de aula.

 

2 - HISTORIA DOS NÚMEROS

Os números estão tão presentes em nossa vida que nem nos damos conta disso. Vamos pensar no nosso cotidiano, entre ontem e hoje, quantas vezes você se envolveu com eles? Mas será que sempre foi assim?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.2 Kb)   pdf (260.3 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com