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Portifólio Individual 1º Semestre UNOPAR - Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  10.761 Palavras (44 Páginas)  •  879 Visualizações

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SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 INTERAÇÃO HOMEM – COMPUTADOR        4

2.1.1 INTERAÇÃO, INTERFACE E USUÁRIO        4

2.1.2 DESIGNE DE INTERFACE        5

2.1.3 GERAÇÕES DE INTEFACES        6

2.1.3.1 PRIMEIRA GERAÇÃO        6

2.1.3.2 SEGUNDA GERRAÇÃO        6

2.1.3.3 TERCEIRA GERAÇÃO        7

2.1.3.4 QUARTA GERAÇÃO        7

2.1.3.5 QUINTA GERAÇÃO        8

2.1.3.6 CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO PRESSMAN        8

2.1.3.6.1 PRIMEIRA GERAÇÃO        8

2.1.3.6.2 SEGUNDA GERAÇÃO        9

2.1.3.6.3 TERCEIRA GERAÇÃO        9

2.1.3.6.4 QUARTA GERAÇÃO        9

2.1.4 DESAFIOS DE IHC        10

2.1.5 CONCEITO DE USO         10

2.1.5.1 USABILIDADE        11

2.1.5.2 COMUNICABILIDADE        12

2.1.5.3 APLICABILIDADE        14

2.1.6 MODELO DE CICLO DE VIDA PARA DESIGNER DE INTERAÇÃO        16

2.1.6.1 O MODELO CASCATA        16

2.1.6.2 RAD        16

2.1.6.3 O MODELO ESPIRAL        17

2.1.6.4 O MODELO ESTRELA        18

2.1.7 NORMAS ISSO        18

2.1.7.1 ISO 9126        18

2.1.7.1.1 FUNCIONALIDADE        18

2.1.7.1.2 CONFIABILIDADE        19

2.1.7.1.3 USABILIDADE        19

2.1.7.1.4 EFICIÊNCIA        20

2.1.7.1.5 MANUTENIBILIDADE        21

2.1.7.1.6 PORTABILIDADE        21

2.1.7.2 ISO 9241        22

2.1.7.3 ISO 13407         23

2.2 SISTEMA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO        24

2.2.1 CARACTERÍSTICAS        25

2.2.2 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO         25

2.2.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS        26

2.3 POLITÍCAS DE SEGURANÇA E AUDITORIA        28

2.3.1 TERMOS E DEFINIÇÕES        29

2.3.2 OBJETIVO        31

2.3.3 ESTRUTURA NORMATIVA        31

2.3.4 DIVULGAÇÃO E ACESSO À ESTRUTURA NORMATIVA        31

2.3.5 APROVAÇÃO E REVISÃO        32

2.3.6 DIRETRIZES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO        33

2.3.7 PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO        33

2.3.8 PRIVACIDADE DA INFORMAÇÃO SOB CUSTÓDIA DA IMA        34

2.3.9 CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO        35

2.3.10 PAPÉIS E RESPONSABILIDADES        36

2.3.10.1 EMPREGADOS, ESTAGIÁRIOS, APRENDIZES E PRESTADORES DE SERVIÇOS        36

2.3.11 COMITÊ GESTOR DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO (C.G.S.I.)        36

2.3.11.1 GESTOR DA INFORMAÇÃO        37

2.3.11.2 GERÊNCIAS        38

2.3.11.3 GERÊNCIA JURÍDICA        39

2.3.11.4 GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS        39

2.3.11.5 ÁREA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO        40

2.3.11.6 DIRETORIA EXECUTIVA        40

2.3.12 AUDITORIA        41

2.4 LIBERALISMO        43

2.4.1 LIBERALISMO ECONÔMICO         47

4 CONCLUSÃO        49

REFERÊNCIAS        50



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho, apresentarei os fundamentos e conceitos de IHC, o uso de Sistemas de Comércio Eletrônico, políticas de segurança e auditoria e Sobre o Liberalismo de Estado e Liberalismo Econômico.

Nesse trabalho será abordado um pouco a fundo dobre os fundamentos e conceitos de IHC, interação, interface, usuários, suas gerações, os desafios de IHC, conceito de uso, designers de interação e as Normas ISO que abrangem IHC. Também abordaremos os Sistemas de Comércio Eletrônicos e suas tecnologias. Políticas de segurança e auditoria que podem ser aplicadas em empresas ou universidades. E por fim, falaremos sobre Liberalismo de Estado e Econômico.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 INTERAÇÃO HOMEM – COMPUTADOR

2.1.1 INTERAÇÃO, INTERFACE E USUÁRIO

Interação é o processo de comunicação entre pessoas e sistemas interativos (Preece et al., 1994). Neste processo, usuário e sistema trocam turnos em que um “fala” e o outro “ouve”, interpreta e realiza uma ação. Esta ação pode ser tão simples quanto dar uma resposta imediata à fala do outro, ou consistir de operações complexas que alteram o estado do mundo. A área de IHC estuda este processo, principalmente do ponto de vista do usuário: as ações que ele realiza usando a interface de um sistema, e suas interpretações das respostas transmitidas pelo sistema através da interface (Figura 1).

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Interface é o nome dado a toda a porção de um sistema com a qual um usuário mantém contato ao utilizá-lo, tanto ativa quanto passivamente. A interface engloba tanto software quanto hardware (dispositivos de entrada e saída, tais como: teclados, mouse, tablets, monitores, impressoras e etc.). Considerando a interação como um processo de comunicação, a interface pode ser vista como o sistema de comunicação utilizado neste processo. Uma definição de interface utilizada com frequência foi proposta por Moran:

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