TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar III Cursos Superiores de Tecnologia Linhas Aéreas da Paz

Por:   •  25/11/2016  •  Monografia  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Cursos Superiores de Tecnologia

Linhas Aéreas da Paz

Polo Guarapuava

2016

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Cursos Superiores de Tecnologia

Linhas Aéreas da Paz

Jéverson Ketzer – RA: 1330495

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Semestre: DP

Polo Guarapuava

2016

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de ERP que atenda a todas as áreas da empresa Linhas Aéreas da Paz bem como as regulamentações que impactam sobre esta, apresentar um modelo de banco de dados relacional sobre o funcionamento da empresa e uma demonstração financeira dos custos.

Este Projeto envolve as disciplinas de Sistemas, Administração de Banco de Dados, Matemática Aplicada, Ética e Legislação.

Palavras-Chave: Linhas, Aéreas, ERP, Banco, Financeiro

Abstract

The aim of this paper is to present a proposal for ERP that meets all areas of the company Peace Airlines and regulations that impact on this , present a relational database model on the operation of the company and a financial statement of costs .

This project involves the disciplines of Systems , Database Management , Applied Mathematics , Ethics and Law.

Key-Words: Lines , Airlines , ERP, Bank Financial .

Sumário

Conteúdo

2.1        Necessidade        

2.2        Sistema ERP        

2.2.2        Módulos Horizontais e Verticais        

2.2.2        Legislação ERP        

2.3        Banco de Dados        

2.3.2        Modelo Entidade-Relacionamento:        

2.3.3        Normalização        

2.4        Financeiro da Empresa        

3.        Conclusão        

4.        Bibliografia        


  1. Introdução

A empresa Linhas Aéreas da Paz é um compania de transporte aéreo de baixo custo, voltada para classes mais baixas e com o diferencial de explorar rotas alternativas. Têm alcançado um crescimento considerável ano após ano, e atingiu um valor de mercado de 1,4 bilhões de reais.

Seu princípio é atender `pelo preço correto, fazendo exatamente o que foi pedido  e dentro do prazo.

No âmbito de Ti foram percebidos alguns problemas, como a ausência de um sistema de informações integrado. A empresa está com cinco sistemas de processamento de transação, cada um com seu próprio banco de dados, carregando vários problemas.


  1. Desenvolvimento
  1.  Necessidade

Para nosso projeto precisamos entender o que é um Sistema ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), conhecer o que é um banco de dados e suas principais funções, como por exemplo a normalização e apresentar um projeto de banco de dados.

  1. Sistema ERP

ERP, é uma sigla em Inglês que significa Enterprise Resource Planning , que nada mais é, em português que; Planejamento dos Recursos da Empresa.

De acordo com o site PortalERP:

“Podemos entender que o software ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa”, tudo desde faturamento até o balanço contábil, de compras até fluxo de caixa, de apuração de impostos a administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.

[pic 1]

Um sistema ERP é dividido em três camadas:

  • Aplicação: Nesta camada temos o software ERP com as suas funcionalidades, processos, cadastros (formulários divido em campos) e demais dados necessários para a operação da empresa;
  • Banco de Dados: Os dados gerados na camada Aplicação devem ser armazenados de forma lógica no Banco de Dados (Possivelmente algum software ERP tenha que acessar o Banco de Dados por um mecanismo de conexão, não sendo uma conexão nativa);
  • Framework: Todo software ERP deve ter uma camada onde é possível configurar/parametrizar o sistema e também customizar/personalizar o ERP, para isso é necessário uma camada de construção de novo código-fonte e sua compilação, para que assim, estas novas funcionalidades desenvolvidas, fora do ERP padrão, estejam disponíveis na aplicação;

  1. Módulos Horizontais e Verticais

Os módulos são agrupamentos de funcionalidades. De maneira geral podemos classificá-los como operacionais, táticos e estratégicos.

Os módulos operacionais tratam especificamente das atividades rotineiras do dia a dia. Também chamados de transacionais podem ser subdivididos em horizontais e verticais.

[pic 2]

Os módulos horizontais (ou básicos) são aqueles comuns as empresas industriais:

– armazenagem e distribuição;

– assistência técnica;

– ativo fixo;

– compras;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (290.3 Kb)   docx (130.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com