TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM III: Cursos Superiores de Tecnologia Construindo Soluções de Conectividade

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.370 Palavras (14 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM III

Cursos Superiores de Tecnologia

Construindo Soluções de Conectividade

Polo Unip Perus-SP

2016

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM-III

Cursos Superiores de Tecnologia

Construindo Soluções de Conectividade

Nome: Carlos Roberto dos Santos Souza

RA: 1618283

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 2° Semestre

Orientador: Professor Antônio Palmeira

Polo Unip Perus-SP

2016

RESUMO

        Hoje a tecnologia proporciona um alto nível de automação em empresas de varejo, a falta ou má utilização de TI fará a diferença em um negócio rentável ou estagnado. Sabemos que vender é a atividade principal de uma loja, supermercado ou distribuidora, por isso tudo relacionado a vendas merece atenção redobrada e deve estar funcionando, começam aqui as mudanças geradas por um eficiente sistema de gestão e suporte em tecnologia da informação. Investir em tecnologia não é exagero ou desnecessário, é essencial para o crescimento do negócio.

Palavras chave: Tecnologia, Eficiência, Gestão, Crescimento.

ABSTRACT

Today technology provides a high level of automation in retail businesses, the lack or misuse of IT will make a difference in a profitable business or stagnant. We know that selling is the main activity of a store, supermarket or distributor, so everything related to sales deserves careful attention and should be working, here begin the changes generated by an efficient management and support system in information technology. Investing in technology is no exaggeration or unnecessary, it is essential for business growth.

Keywords: Technology, Efficiency, Management, Growth.

SUMÁRIO

Keywords        

1        INTRODUÇÃO        

2        

3        O inicio        

4        

5        Benefícios da infraestrutura de redes        

5.1        Justificativa        

5.2        Lista de hardwares necessários        

5.3        Cabo        

5.4        Endereço IP        

6        

7        ÉTICA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA        

7.1        Formatação e pirataria        

7.2        Conclusões sobre o crime na informática        

8        CONCLUSÃO        


  1. INTRODUÇÃO

Estamos vivendo em uma época em a tecnologia tem um papel importante e indispensável, uma época onde mais importante do que ter conhecimento e ter informação é saber como lidar com essa informação.

Mudanças constantes no mercado, onde organizações que querem crescer no mercado tem a necessidade de acompanhar tais mudanças tecnológicas.

Neste estudo iremos apresentar sugestões para que a rede de supermercados T&F, tenha meios tecnológicos necessários para proporcionar aos seus clientes uma ótima experiência em suas redes de supermercados.


  1. REDE DE SUPERMERCADOS T&F

  1. O inicio

         Com pouco menos de três anos de funcionamento, a rede de supermercados T&F, constituída de uma matriz e três unidades de negócio, abriu as suas portas e entrou em operação no bairro de Peixinhos, na cidade de Olinda-PE e uns dois anos depois nos bairros de Rio Doce, Carmo e Casa Caída, todos também localizados na cidade de Olinda-PE.

        No início os donos não tinham tantas ambições, por isso a primeira loja (no bairro de Peixinhos), que hoje é a matriz, tinha uma infraestrutura bem tímida, comercializando produtos de alimentícios, de limpeza, perfumaria, dentre outros. Nessa loja havia apenas dois terminais de caixa e o setor que cuidava da administração ficava em um mezanino no final da loja, onde os donos e alguns poucos funcionários trabalhavam em rotinas administrativas.

        Devido à alta competitividade na venda de seus produtos, essa primeira loja da T&F alcançou um grande número de clientes, gerando uma necessidade de aumento substancial das estruturas estabelecidas inicialmente. Foi nesse momento (pouco mais de seis meses após à abertura da primeira loja) que os donos se deram conta da importância de crescimento da loja.

        Os donos, então, resolveram comprar um terreno ao lado da loja para ampliar as instalações da matriz.

  1. A estrutura da nova loja T&F

        Em busca de novos horizontes, vajamos agora quais são os seguintes ambiente da nova loja.

  • Frente de caixa – contendo dez terminais de caixas quintuplicando a capacidade de atendimento.
  • Área das prateleiras – contendo, aproximadamente vinte fileiras de prateleiras com os produtos à venda. Em cada fileira foi implantado um terminal (ligado à rede computadores) de consulta de preços.
  • Centro de atendimento ao cliente – próximo à frente de caixa e com seu trabalho suportado por três computadores, com a capacidade de emitir notas fiscais de produtos “diferenciados” como eletrodomésticos.
  • Setor de eletro – responsável pelo de vendas de produtos eletrônicos\eletrodomésticos e com o seu trabalho suportado por dois computadores que terão a função de terminal de caixa.
  • Estoque – com uma “generosa” área para armazenamento de produtos. Essa área será coberta por uma rede sem fio com capacidade máxima de vinte acessos simultâneos.
  • Setor de teste – responsável por testar produtos eletrônicos.
  • Setor de solidariedade – o grande sonho dos donos da T&F, situado próximo à frente de caixas, destinado a arrecadação de alimentos e materiais em geral para doação aos povos mais sofridos residentes em bolsões de miséria do estado de Pernambuco. Este setor não será administrado pela T&F, mas por uma organização não governamental.
  • Setor administrativo – conterá todas as áreas que administram a T&F, nessa área encontraram-se, pelo menos, quarenta computadores, divididos na área administrativa, de marketing, de vendas, financeira e tecnologia da informação.
  • Setor de experiência afro-brasileiro – como fruto do desejo de um dos donos de origem africana, a T&F resolveu criar um espaço na loja para divulgação da cultura afro-brasileira.


  1. REDE T&F RUMO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

  1. Benefícios da infraestrutura de redes

        Com o crescimento da rede de supermercados T&F, também surge a necessidade de melhorar a infraestrutura das redes da loja. Somente garantir que os equipamentos acompanhem o crescimento da empresa já não é o suficiente.

 Para que os negócios prosperem, a área de TI deve também propor novas soluções e liderar mudanças significativas e inovadoras que coloquem a empresa em destaque. O requisito básico para todas as empresas é a instalação de uma infraestrutura de rede, capaz de trazer integração, agilidade e otimização de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com