TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar - VI Gestão de servidores e redes

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Projeto Integrado Multidisciplinar - VI

Gestão de servidores e redes

Indaiatuba – SP

2014

Projeto Integrado Multidisciplinar - VI

Gestão de servidores e redes

Indaiatuba – SP

2014

Resumo

A tecnologia da informação é uma área que recebe atenção de nível estratégico dentro de uma organização. Atualmente, qualquer empresa, independentemente do tipo e do porte, necessita da informática para se manter e se desenvolver no mercado.

Recurso de hardware como: microcomputador, smartphone, servidor e software como: ERP, CRM, e-mail e a própria internet estão enraizados no nosso dia-a-dia e são a base do desenvolvimento do nosso trabalho.

Existem muitas variáveis que devem trabalhar de forma adequada para que essa estrutura funcione da forma esperada, que é disponibilizar a informação de forma rápida, eficiente e consistente.

O servidor é um recurso muito importante para estrutura de TI, fornecendo à rede diversas funções como: centralização de arquivos, gerenciamento de impressora, hospedagem de aplicações e recursos técnicos como DHCP e AD.

O acompanhamento e a manutenção preventiva realizada de forma regular é essencial para manter o funcionamento esperado de um servidor e da rede. Essas rotinas são necessárias para evitar a indisponibilidade de recursos e consequentemente de dados e informações essenciais para a continuidade dos negócios.

O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta do ponto de vista técnico para o gerenciamento e segurança desses recursos.

Abstract

Information technology is an area that receives attention at a strategic level within an organization. Nowadays, any company, regardless of type and size, the computer needs to maintain and develop the market.

Hardware resource as PC, smartphone, and server software such as ERP, CRM, e-mail and the Internet itself are rooted in our everyday rush and are the basis for the development of our work.

There are many variables that must work properly for this structure to work as expected, which is to provide information quickly, efficiently and consistently.

The server is a very important resource for IT infrastructure, providing various network functions such as centralized files, printer management, application hosting and technical resources such as DHCP and AD.

Monitoring and preventive maintenance performed on a regular basis is essential to maintain the expected operation of a server and network. These routines are necessary to avoid the unavailability of resources and consequently data and essential information for business continuity.

The aim of this work is to proposal for the technical point of view for the management and security of these features.

Sumário

INTRODUÇÃO        

O que é um servidor?        

Disponibilidade        

GESTÃO DE RECURSOS        

Manutenção do servidor        

Segurança do servidor        

Rede wireless        

Backup        

Armazenamento e redundância        

Armazenamento nas nuvens (cloud)        

Outras rotinas de segurança        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIA        

GLOSSÁRIO        

INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento permanente da tecnologia da informação, as empresas estão cada vez mais aderindo aos diversos recursos disponíveis no setor. Continuamente nos deparamos com a necessidade de mudança, sendo um facilitador de tarefas ou uma necessidade de sobrevivência.

Quando substituímos a máquina de escrever pelo editor de texto que disponibilizou uma infinidade de novas funções ao usuário ou atualmente a convergência de dispositivos e acessos em um smartphone, definitivamente gerou uma mudança drástica no paradigma de trabalho, de pensamento e da relação com o mundo.

Os recursos contemporâneos como as redes de computadores de uso local e a própria internet (que é uma rede global), essencialmente depende de algum tipo de servidor para funcionar, seja de arquivos, web, aplicativos, banco de dados, e-mail e etc. A organização dos servidores são devidamente projetados para obter o melhor desempenho dentro das práticas recomendadas de funcionamento e prevenção à falha.

O que é um servidor?

O servidor é um equipamento centralizador de recursos que normalmente possui redundância de processamento, armazenamento e de funcionamento. É um equipamento projetado para trabalhar initerruptamente e possui vida útil maior comparado com um desktop e notebook.

Disponibilidade

Um servidor pode ter recursos de disponibilidade como redundância de processador, discos rígidos, fonte e outros. De acordo com a importância do recurso que o servidor hospeda, é definido o tipo de redundância necessária para permitir que o servidor esteja sempre que possível disponível. O tempo de disponibilidade do servidor é chamado de uptime e o tempo de indisponibilidade do servidor é chamado de downtime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (258.9 Kb)   docx (217.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com