TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de PIM IV

Por:   •  17/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

IMPLEMENTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE REDE

PIM IV

Polo Manaus

2018


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

IMPLEMENTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE REDE

                                                  PIM IV

ALEXANDRE DO NASCIMENTO BEZERRA RA: 1880808

ANDERSON CINTRA SIQUEIRA RA: 1872826

JIMMY HENDRIX DA SILVA QUEIROZ RA: 1806833

MARCINEY CARDOSO LEAL RA: 1803065

Curso: Sup. Tecnologia em Redes de Computadores

2º Semestre

Polo Manaus

2018

        RESUMO        [pic 1]

Este projeto integrado multidisciplinar tem como objetivo desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas de Cabeamento Estruturado, Rede de Dados e Comunicação e Arquitetura de Redes.  Visando apresentação dos resultados da implementação de uma infraestrutura de rede funcional para uma biblioteca comunitária que será inaugurada em breve. A empresa PIM IV, foi designada para a implantação de uma rede física e lógica, capaz de manter a comunicação entre os computadores clientes e servidores, atendendo a necessidade de determinado projeto, atingindo objetivos que resulte no funcionamento mais ideal possível em uma rede LAN, tendo em vista os conhecimentos das disciplinas citadas.

Com base nas orientações de padrões, normas, topologias, modelos, definiremos o que mais se adequa em uma rede lógica, a fim de evitar os conflitos de IP, lentidão e chegarmos a uma conexão mais rápida possível. No sistema físico, seguiremos os padrões de cabeamento estruturado, normas de instalações e melhor escolha nos produtos, levando em consideração o custo benefício, para uma rede funcional e bem elaborada.

Após as definições de topologia de rede e infraestrutura física, faremos levantamentos de equipamentos necessários para o projeto, conforme necessidade da rede, também o projeto exigirá de um endereçamento de IP, com determinadas máscaras de sub-rede, para o melhor controle dos hosts. Definindo então a entrega dos dados com maior desempenho e segurança na informação.

Palavras-chave: Cabeamento estruturado, arquitetura de redes, redes de dados, rede lógica, rede física.


ABSTRACT[pic 2]

This multidisciplinary project aims to develop the disciplines of Structured Cabling, Data Network and Communication and Network Architecture. Aiming at presenting the results of the implementation of a network of functional resources for a library What will be inaugurated soon. The PIM IV was designed to implement a physical and logical network, capable of maintaining communication between the PCs and servers, with the intention of adjusting the project, achieving objectives that in turn are more appropriate in a LAN network ,.

        Based on the standards, standards, topologies, templates guidelines, define what best fits a logical network, an end of IP protocol, slowness and access to a faster connection possible. In the physical system, follow the standards of increased growth, installation standards and better choice of products, taking into consideration the cost benefit, for a functional and well-designed network.

        After the definitions of network topology and physical infrastructure, we will make necessary equipment surveys to the project, in the same way as the network, also the IP addressing project, with the control subnets, for the better control of hosts. Defining a delivery of data with higher performance and security in information.

Keywords: Structured cabling, network architecture, data networks, logical network, physical network


Sumário

1. INTRODUÇÃO        6

2. DESCRIÇÃO DO CENÁRIO        7

3. REQUISITOS        7

4. TIPOLOGIA DE REDE        8

5. ENDEREÇAMENTO        8

5.1Equipamentos Utilizados        11

6. CABEAMENTO ESTRUTURADO        11

7. SEGURANÇA DE REDE DE DADOS        12

8. ORÇAMENTO DO PROJETO        13

9.CONCLUSÃO        14

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15


1. INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve as atividades realizadas pela empresa PIM IV, para a implementação de uma infraestrutura de rede em uma biblioteca comunitária. O mesmo tomou como base as disciplinas Cabeamento estruturado, Rede de dados e comunicação e Arquitetura de Redes.  Mostrando sua importância e sua aplicação para os sistemas de informação, comunicação, e automação em rede.

Relativamente à linha de trabalho seguida, existiu uma primeira fase de estudo, ao que se seguiu uma abordagem e levantamento de requisitos da Biblioteca, onde avaliou-se às tecnologias e as arquiteturas disponíveis no mercado, resultando na escolha mais adequada. De um modo geral, o sistema de rede deve permitir minimizar as consequências do aparecimento de problemas na infraestrutura de fornecimento de serviços, evitando falhas e permitindo verificar o cumprimento dos níveis de serviço predefinidos da infraestrutura da rede informática.

Para desenvolver um projeto deste tipo, foi necessário adquirir um conhecimento básico de toda a rede e dos elementos que a compõem, e sobretudo identificar os vários processos estabelecidos na identificação e resolução de falhas na rede.

Este relatório foi desenvolvido de acordo com as normas ABNT, visto que foram utilizados como metodologia consultas bibliográficas em livros e site buscando aprofundar conhecimento e respeitos dos temas tratados no projeto.

 

2. DESCRIÇÃO DO CENÁRIO

O projeto como um todo será a implementação e configuração de uma infraestrutura de rede em um espaço delimitado de uma sala de 6 metros X 6 metros. Serão cerca de 30 computadores que estarão divididos em baias em um espaço de cerca de 36m².

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (254.3 Kb)   docx (182.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com