TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO

Por:   •  25/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE - CEAR

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO

Laudenir Alves de Sousa

JUSSARA – GO

2018

Laudenir Alves de Sousa

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil - UAB, da cidade de Jussara, Goiás como requisito parcial para a conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal

Orientador (a):

Jussara-GO

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. JUSTIFICATIVA        6

3. PROBLEMA        7

4. OBJETIVOS        8

4.1 OBJETIVO GERAL        8

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        8

5. REFERENCIAL TEÓRICO        9

6. METODOLOGIA DA PESQUISA        10

REFERÊNCIAS        12

ANEXO        13

  1. 1. INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da civilização, antes mesmo da linguagem escrita, a informação era adquirida, tratada, armazenada e transferida entre pessoas. O ser humano vivia determinada situação, tirava conclusões sobre as sensações vividas, pintava em alguma parede ou caverna sua percepção e contava sobre ela. Seja na forma cultural, de geração em geração, seja na forma de instrução, dos mais velhos aos mais novos.

E transmissão de informação é cíclico. Com a invenção da escrita, o tratamento da informação passou a ser mais fidedigno. Também foi possível aumentar sua quantidade porque tinha-se mais acesso e, consequentemente, armazenava-se mais informação. A civilização evoluiu, cada qual à sua maneira, e desenvolveu métodos próprios de superar os obstáculos que surgiam. Com o processo evolutivo, percebeu que o crescimento dependia, também, de conquistas – terra, comida, habitat, ou de prevalecer sobre outros grupos.

Às vezes, não se tratava apenas de força, mas técnicas – caça, cultivo, fogo, êxodo, construção, armamento, guerra. Como as guerras marcaram as grandes evoluções, principalmente tecnológicas, surgiu a necessidade de se definir quem teria acesso a que tipo de informação.

O tratamento da informação como ativo mais importante da organização é decorrente do desenvolvimento da Tecnologia da Informação (TI) e consequente desenvolvimento da rede mundial de computadores. Neste sentido as preocupações relativas à estabilidade e à segurança das redes e dos Sistemas de Informações são inerentes ao seu uso ou demanda. Ou seja, a Internet só será mais utilizada se os níveis de segurança e qualidade dos serviços oferecidos forem maiores.

Entretanto, quanto mais a sociedade utilizar a Internet, mais susceptível estará aos riscos – descontinuidade do funcionamento, furto/roubo ou destruição de informação. Para tanto, há o desenvolvimento científico-tecnológico de ferramentas de segurança, além da correta utilização das tecnologias, a fim de diminuir os riscos.

O objetivo deste trabalho é descrever o assunto Segurança da Informação e apresentar, de forma simplificada, um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), de forma que profissionais da área de Administração de empresas compreendam seu processo, sem a necessidade de conhecimentos técnicos aprofundados. A confecção deste justifica-se com a exploração de um novo viés deste assunto, que deve ser continuamente estudado e atualizado, devido à grande volatilidade das tecnologias envolvidas.

O trabalho está dividido em três partes principais. A informação é contextualizada na introdução, o processo de Segurança da Informação e os conceitos inerentes são descritos no desenvolvimento e a conclusão conecta a descrição do processo com sua real implementação, às vistas das normas vigentes.

  1. 2. JUSTIFICATIVA

(Tamanho 12 em negrito Arial ou 12Times New Roman, todos os Títulos em caixa alta) (os Sub-títulos/Sub-itens sem negrito e tamanho 12)

A justificativa é o momento de construir a fundamentação elementar do trabalho. Nela encontra-se a pergunta norteadora do trabalho, no sentido de mostrar os elementos antecedentes do problema e a relevância do assunto. Nela devem constar os argumentos sobre a relevância da temática, de forma teórica e prática, com as possíveis contribuições esperadas.

Consiste na exposição das razões que tornam importante a realização da pesquisa.  

O pesquisador deve mostrar as razões da preferência pelo assunto escolhido, sua importância e como o tema pode engrandecer a ciência.


  1. 3. PROBLEMA

Problematização é a questão-problema que o investigador procura responder, por meio da pesquisa.

Problema é uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa.

Deve-se redigir de forma interrogativa o tópico que se tornará o objeto de estudo da pesquisa.  

Hipótese: É uma afirmação, uma pré-solução para o problema levantado.

O trabalho de pesquisa irá confirmar ou negar a hipótese levantada

(Tamanho 12 Arial ou 12 Times New Roman, sem negrito)


  1. 4. OBJETIVOS

Nesse item deve constar a indicação do objetivo da pesquisa e quais os resultados que se pretende alcançar. Os objetivos são redigidos com verbos no infinitivo, p.ex.: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar, entre outras.

  1. 4.1 OBJETIVO GERAL

        Procura estabelecer uma visão abrangente e global do tema, no sentido do que se pretende alcançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com