TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento Ágil de Projetos

Por:   •  26/8/2018  •  Artigo  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Gerenciamento Ágil de Projetos

Engenharia da Computação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Av. Unisinos, 950 – 93.022-750 – São Leopoldo – RS – Brasil

Resumo. Este documento resume os principais pontos do gerenciamento ágil de projetos.

1. Gerenciamento Ágil de Projetos

A abordagem de gerenciamento ágil de projetos promove um conjunto de valores, princípios e práticas para ajudar uma equipe a entregar soluções que agreguem valor em um ambiente complexo, instável e desafiador. Este método de gerenciamento possui alguns princípios e valores, como a participação ativa dos usuários e do cliente que demandou o projeto possibilitando que a colaboração entre ambos seja prioritária, efetuar entregas do projeto em pequenas partes e também permitir que as respostas às mudanças sejam mais importantes do que manter o segmento de um plano.

        Dentre os objetivos do gerenciamento ágil de projetos pode-se destacar:

  • Inovação contínua: estimula o esforço para a busca de soluções que agreguem valor ao cliente e atenda suas exigências;
  • Adaptabilidade de produto: visa a criação de produtos adaptáveis a exigências futuras;
  • Tempos de entrega reduzidos: além de direcionar precisamente a capacidade técnica da equipe, melhora o retorno dos investimentos;
  • Adaptabilidade de pessoas e processos: para responder rapidamente às mudanças de produto e negócio;
  • Resultados confiáveis: entrega de um produto que promova o crescimento e a rentabilidade da empresa.

2. Scrum

Basicamente o Scrum é uma metodologia para gerenciamento de projetos que possui papéis, artefatos, eventos e regras para auxiliar a entrega de valor ao cliente.

        A demanda a ser desenvolvida no projeto é armazenada em um backlog e a partir da priorização de tarefas junto ao cliente, a carga de trabalho é dividida em ciclos chamadas Sprints, dentro do qual um conjunto de tarefas e esforço são estimados pela equipe de desenvolvimento e divididas em semanas ou meses para serem executadas e entregues. No decorrer das Sprints ocorrem reuniões diárias de cerca de 15 minutos para os membros da equipe relatarem as atividades que estão desenvolvendo e sinalizarem impedimentos. Na finalização da Sprint o produto é apresentado ao cliente.

        No Scrum as responsabilidades de gerenciamento são dividias em três papéis: Product Owner, Scrum Master e Time. Cada um possui suas responsabilidades e em possuem autoridade para fazer o possível pelo sucesso do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com