TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim III Interligação de Redes

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.003 Palavras (13 Páginas)  •  1.736 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

WESLEY FALCÃO ANDRADE RA:2062656 ANDERSON SOUTO DECOTHE RA: 2092324 PETERSON HENRIQUE SILVA PRUCULI RA: 0564552

PROJETO 2SHOW.IE

Conectividade de redes

UNIP (CACHOEIRO) 2020

WESLEY FALCÃO ANDRADE ANDERSON SOUTO DECOTHE PETERSON HENRIQUE SILVA PRUCULI

PROJETO 2SHOW.IE

Projeto Integrado Multidisciplinar

Wesley Falcão Andrade Anderson Souto Decothe Peterson Henrique Silva Pruculi

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Pim III / Aprovação / 2o semestre

Roger

UNIP (CACHOEIRO) 2020

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de interligações de redes de uma empresa de marketing 2SHOW.IE utilizando todo conceito aprendido nas disciplinas Redes de Dados e Comunicações, Matemática para Computação, Ética e Legislação Profissional, Metodologia Científica ABNT, e Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores.

O intuito foi aplicar o conhecimento de cada matéria na elaboração de um projeto em 3 etapas: Laboratório de redes(Cisco PacketTracker) onde foi utilizado para configurar a rede; plano de endereçamento de rede onde foi aplicado o conhecimento em Matemática para Computação, e o desenvolvimento do trabalho onde demonstramos o passo a passo de cada etapa produzida.

This work aims to develop a network interconnection project of a 2SHOW.IE marketing company using every concept learned in the disciplines Data Networks and Communications, Mathematics for Computing, Ethics and Professional Legislation, ABNT Scientific Methodology, and Laboratory of Architecture and Computer network.

The aim was to apply the knowledge of each subject in the elaboration of a project in 3 stages: Network laboratory (Cisco Packet Tracker) where it was used to configure the network; network addressing plan where knowledge in Mathematics for Computing was applied, and the development of the work where we demonstrate the step by step of each produced step.

INTRODUÇÃO        6

  1. TOPOLOGIA FÍSICA        7
  2. TOPOLOGIA LÓGICA        12
  3. ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL        19
  4. ÉTICA PROFISSIONAL        20

CONCLUSÃO        23

REFERÊNCIAS        24

INTRODUÇÃO

Nesses últimos tempos a tecnologia vem evoluindo de forma surpreendente,e um dos setores que mais se nota a evolução e a área da informática.A interligação de redes é a inter-relação de unidades fisicamente separadas (matriz e filiais) seja através da tecnologia wireless(sem fio) de alta performance ou cabeamento via UTP ou fibra óptica para provimento de internet, comunicação de dados com total privacidade, segurança e estabilidade.

Por meio disso e possível que todos os departamentos de uma empresa se comuniquem de forma mais eficaz e segura, ficando assim, a comunicação entre a equipe muito mais rápida e sem ocorrer a perda de informações de arquivos.

Utilizamos a empresa 2SHOW.IE e aplicamos todos esses conceitos para que a empresa possa suprir todas as necessidades dos clientes, reestruturando sua rede e conectando com a empresa parceira, Sucursal. Será posto em prática todo conteúdo cobrado no manual PIM III.

  1. TOPOLOGIA FÍSICA

Logo abaixo temos a representação da topologia física de ambas os parques tecnológicos conectadas. Do lado esquerdo tem a rede 1, correspondente a rede 2SHOW.IE e do lado direito temos a rede 2, no qual a rede correspondente a Sucursal, conectadas por roteadores CPE.

[pic 1]

Imagem 1_print_projeto_rede em si_alunoUNIP

Circulado, temos todos os Hosts conectados à rede utilizados pelos funcionários de ambas as redes. Em vermelho corresponde aos da rede 1 (2.SHOW.IE) e em verde, a rede 2 (Sucursal).

[pic 2]

Imagem 2_print_projeto_hosts_alunoUNIP

Os computadores e outros dispositivos conectados à Internet são frequentemente chamados de sistemas finais(...) Os sistemas finais da Internet incluem computadores de mesa (por exemplo, PCs de mesa, MACs e caixas Linux), servidores (por exemplo, servidores Web e de e-mails), e computadores móveis (notebooks, smarthphones e tablets).Sistemas finais também são denominados hospedeiros (ou hosts) da Web, um programa servidor da Web, um programa leitor de e-mail ou um servidor de e-mail.( KUROSE, p. 07)

Em vermelho destacado temos a representação das Impressoras multifuncionais das redes.

[pic 3]

Imagem 3_print_projeto_Impressoras_alunoUNIP

Agora temos os servidores de cada rede, Na rede 1 estão divididos entre os  3 Servidores conectados, tendo a função de fornecer os programas e serviços já pré programados, que são: arquivos dos usuários, serviço de diretórios (Microsoft Active Directory: AD), servidor de impressão, Microsoft Project Server e o antivírus Kaspersky configurado em End Point. Na rede 2, temos o servidor DHCP, DNS e um servidor Web e será função da rede 1 fornecer todos os demais serviços que estão em impropriedade na rede 2, assim como exemplo os serviços de antivírus e o serviço de diretórios, entre outros já citados, podendo ser adquiridos de forma simples e rápida.

[pic 4]

Imagem4_print_projeto_servidores_alunoUNIP

Os servidores DNS são muitas vezes máquinas UNIX que executam o software BIND (Berkeley Internet Name Domain). O protocolo DNS utiliza UDP e usa a porta 53.O DNS costuma ser empregado por outras entidades da camada de aplicação - inclusive HTTP, SMTP e FTP - para traduzir nomes de hospedeiros fornecidos por usuários para endereços de IP.(KUROSE, p.96).

Esses são os roteadores CPE das redes que formam um link de comunicação entre elas, ambos estão ligados em seus Switches por um cabo fibra óptica multimodo. Optamos por esse tipo de fibra por conta do seu valor comercial ser consideravelmente mais inferior que o cabo de fibra monomodo e por conta de a distância de conexão Switch-Roteador ser curta. Do mesmo modo, o cabo escolhido para conectar os hosts dentro da rede foi o cabo UTP par-trançado, utilizando conectores RJ-45 categoria 5, optamos também pelo fator custo-benefício e por ser próprio para operações a 100Mbits/s que vamos utilizar em nossa rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (875.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com