TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Alternativa é Obtida das Fontes de Energias Renováveis

Por:   •  10/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Física

Disciplina – Química Ambiental

Professor. Dr. Leonardo Teixeira Dall’Agnol

Aluna: Raiane Ferreira Cruz Mendes

Energias Alternativas

A energia alternativa é obtida das fontes de energias renováveis, a maioria das fontes de energia alternativa é renováveis, pouco ou não poluentes a natureza e apresenta a vantagem de ter baixos ou nenhum índice de agressão ambiental ao nosso planeta. É uma grande vantagem para nós, pois sabemos que o petróleo pode acabar. Podemos citar como fontes de energias alternativas a energia eólica (gerada a partir dos ventos), energia solar (gerada a partir dos raios solares), energia geotérmica (contida nas camadas mais profundas da terra) energia maremotriz (gerada através de ondas e marés).

Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. 

A energia eólica funciona gerando energia através de cataventos conhecido como moinhos de ventos que são máquinas que transformam a energia gerada pela ação da força dos ventos. A energia eólica é inesgotável, não emite gases poluentes e diminui a emissão de gases do efeito estufa, é uma das fontes mais baratas. As desvantagens dessa energia são os impactos sobre as aves do local, provoca um impacto visual, impacto sonoro, A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração.

A energia solar é produzia pelo sol e é convertida em energia útil para os seres humanos. O aproveitamento da energia solar poderá em teoria e em longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade. Uma das vantagens é que a energia solar não polui o meio ambiente, necessitam de manutenção mínima, os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo em que seu custo vem decaindo, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território brasileiro.  

A energia geotérmica é obtida a partir do calor proveniente do interior da costa terrestre, à frente da energia eólica e da solar, tem tido muitos adeptos em todo o mundo entre as energias consideradas “novas renováveis”. É uma energia limpa, não prejudica a terra, fiável, flexível, o dinheiro não tem de ser exportado para importar combustível para centrais geotérmicas. Contudo tem um custo muito elevado.

A energia das ondas e energia dos mares, também conhecida como maremotriz, é obtida através do aproveitamento das ondas oceânicas e dos movimentos da água provocados pela subida e descida das marés, sendo caracterizada como uma fonte de energia limpa. É uma fonte de energia renovável (não acaba), limpa (não gera poluição), os riscos ao meio ambiente são mínimos, o volume da água do mar é grandioso. Porém, necessita de ter uma situação geográfica favorável, Pode ocorrer impacto ambiental na implantação do sistema, principalmente com relação ao ecossistema marinho, a implementação do sistema de uma usina maremotriz ainda é caro em relação ao sistema de hidrelétrica. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (754.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com