TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA AS EMPRESAS

Por:   •  16/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA AS EMPRESAS

Disciplina: Tópicos Especiais em Administração

Professor: Luis Fritz

Acadêmico(a): Raiana de Freitas dos Santos

Passo Fundo, junho de 2016.

INTRODUÇÃO

A comunicação possui um papel muito importante dentro das empresas, ela é uma ferramenta necessária dentro dela. É uma ferramenta de estratégia que permite que a empresa obtenha dentro dela o sucesso ou o fracasso no ambiente em que está inserida. Para que a comunicação aconteça, é necessário o desenvolvimento de pelo menos duas pessoas para que haja a troca de informações entre si.

Uma comunicação bem estabelecida e que realmente funcione é um grande desafio para as empresas. É necessário que as empresas vejam a comunicação como uma importante ferramenta de melhoria que pode ajudar a obter sucesso. Falhas no processo de comunicação podem gerar conflitos entre as pessoas e se não se atentar para isso, só tende a perder. Uma comunicação que flua bem só tende a colaborar para a solução de problemas que possam surgir.

1 O QUE É COMUNICAÇÃO?

        Terciotti e Macarenco (2009) definem comunicação como sendo um ato de compartilhar informações entre duas ou mais pessoas, com o propósito de persuadir e de adquirir um entendimento comum a respeito de um assunto ou de uma situação. Essa troca de informações que envolve, no mínimo, duas pessoas, é composta pelo emissor e o receptor. Na troca, as pessoas compartilham o que pensam, o que estão sentindo e o que acreditam.

        A comunicação serve de ligação entre as pessoas, ajuda no compartilhamento de ideias, de conhecimento, etc, proporcionando a troca de informações e compreensão entre as pessoas.

        Muitas são as formas que a comunicação possui, podemos citar algumas como: falar, ouvir, escrever. Seu objetivo é transmitir uma mensagem a um receptor.

2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

        A comunicação se faz necessária dentro de uma empresa porque tem um papel fundamental que é a troca de informações entre os superiores e seus colaboradores, e entre colaboradores somente. Por meio da comunicação é possível saber que atividade está sendo realizada por um empregado ou quais as informações que um gerente precisa ter acesso para tomada de decisão.

        A falha na troca de informações dentro de uma empresa pode gerar conflitos e desordem. Mas quando há eficácia na comunicação pode ocorrer um desempenho satisfatório.

        A comunicação está sempre presente e necessita de apoio para desempenhar melhor seu papel dentro das empresas. A comunicação requer que os funcionários de uma empresa possuam um comprometimento integral.

        O processo de comunicação deve ser eficiente e eficaz e que agregue valor às necessidades que a empresa apresentar. É necessário que os meios de comunicação sejam utilizados de maneira eficiente. Percebe-se         que a comunicação necessita do comprometimento de todos os funcionários da empresa para que a informação possa ser disseminada por toda ela.

        Os gerentes possuem um papel importante dentro da empresa que é o de iniciar a comunicação, passa-la para frente e, até mesmo, de interpreta-la aos seus colaboradores, pois qualquer informação errada que venha surgir pode gerar prejuízos. Os supervisores poderão tomar a melhor decisão em prol da empresa respeitando assim a política da empresa, e o papel e a opinião de cada um.

3 FATORES QUE INFLUENCIAM A COMUNICAÇÃO

        É necessário compreender os fatores que influenciam a comunicação nas empresas, pois é por meio da comunicação que se constroem as relações de trabalho. A comunicação organizacional tende a conhecer a si mesmo e ao outro, que pode estar no ambiente interno da empresa ou no externo.

4 COMUNICAÇÃO E A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

        A tecnologia da informação está promovendo uma verdadeira revolução na comunicação entre as empresas e seus públicos interno e externo. As organizações devem se utilizar dos seguintes recursos que facilitam e agilizam a comunicação interna:

  • E-mail
  • MSN
  • Orkut
  • Second Life
  • E-learning
  • Blogs

A TI é essencial para o relacionamento, pois melhora os seguintes aspectos: relacionamento, competitividade e desburocratização.

5 BARREIRAS À COMUNICAÇÃO

        A comunicação “é uma habilidade, e como toda habilidade precisa e pode ser desenvolvidas com a prática e com o aprimoramento contínuo, para vencer desafio.” (CHAVES et al, 2006, p.22).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com