TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Reações de Neutralização

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 12
  1. RESUMO: Nas reações de neutralização, um ácido reage com uma base, ou vice-versa, assim um neutralizando as propriedades do outro. Nesses tipos de reações são produzidos um sal e água. Para a identificação de soluções ácidas ou básicas utilizam-se indicadores ácido-base, que apresentam colorações diferentes quando há prevalência, em meio aquoso, de sua forma ácida ou de sua forma básica. Para verificar se uma solução é ácida ou básica, basta acrescentar o indicador a solução em estudo. E para identificar o final da reação de neutralização, basta observar a mudança de coloração do indicador.

  1. INTRODUÇÃO: Define-se ácido como substâncias que possuem a capacidade de doar cátions H+ e bases como substâncias que possuem a capacidade de receber esses cátions H+. Quando ocorrem interações entre uma substancia doadora com uma receptora há uma transferência de prótons que podem ser chamadas de reações ácido-base e podemos, assim, dizer que houve neutralização. Para verificar-se se uma solução apresenta caráter ácido ou básico, em laboratório faz-se o uso de soluções indicadoras, que quando estão em meio ácido adquirem determinada coloração, e quando estão em meio básico adquirem outra.

  1. OBJETIVOS: Os principais objetivos desta prática são reforçar a aprendizagem do conceito de ácidos e bases por meio de experimentos simples em meio aquoso. Identificar substâncias ácidas e básicas em meio aquoso mediante o uso de indicadores ácido-base. Relacionar as reações ácidas e básicas com a constituição das espécies responsáveis.
  1. MATERIAIS E REAGENTES:

MATERIAIS:

  • Tubos de ensaio com estante;
  • Pipetas Graduadas de 1 mL com pipetador de 3 vias;
  • Béqueres;
  • Tela de amianto e tripé;
  • Bico de Bunsen.

      REAGENTES:

  • Ácido Clorídrico (HCl) 0,1 mol/L;
  • Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,2 mol/L;
  • Ácido Fosfórico (H3PO4);
  • Hidróxido de Potássio (KOH);
  • Sol. Indicadora Fenolfteleína;
  • Sol. Indicadora Azul de Bromotimol;
  • Sol. Indicadora Azul de Bromofenol;
  • Sol. Indicadora Alaranjado de Metila;
  • Sol. Indicadora Violeta de Metila.

  1. MÉTODOS:

PROCEDIMENTO I:

Este experimento tem por principal objetivo a percepção visual do ponto de viragem de uma solução indicadora.

EXPERIMENTO:

  1. Em um béquer de 50 mL, colocou-se 2 mL de ácido clorídrico 0,1 mol/L e 2 gotas do indicador fenolftaleína.
  2. Após o procedimento descrito no item A, adicionou-se, gota a gota e com agitação constante, hidróxido de sódio 0,2 mol/L a solução, até a viragem do indicador.
  3.  Após  os procedimentos descritos acima, colocou-se o tripé com a tela de amianto sobre o bico de Bunsen e o béquer sobre a tela de amianto, para que se vaporizasse a água, para observação do resíduo.

PROCEDIMENTO II:

Este experimento tem por objetivo a observação do comportamento de soluções indicadoras em meio acido e meio básico. Assim como, tem por objetivo a introdução de conceitos sobre titulação ácido-base.

EXPERIMENTO:

  1. Com auxilio da estante para tubos, dispôs-se duas fileiras com cinco tubos de ensaio cada uma. Em seguida, em uma das fileiras, colocou-se 1 mL de solução de hidróxido de potássio; e em seguida, colocou-se 1 mL de ácido fosfórico na outra fileira de tubos de ensaio.
  2. A seguir, pingou-se uma gota do indicador fenolftaleína no primeiro tubo de ensaio de cada fileira; nos segundos tubos de ensaio de cada fileira, pingou-se uma gota do indicador azul de bromotimol; nos terceiros tubos de ensaio de cada fileira, pingou-se uma gota do indicador azul de bromofenol; nos quartos tubos de ensaio de cada fileira, pingou-se uma gota do indicador alaranjado de metila; e, por fim, pingou-se uma gota do indicador violeta de metila nos últimos tubos de ensaio de cada fileira.
  3. Após o procedimento descrito no item B, separou-se as duas baterias de tubos de ensaio; para a bateria com ácido fosfórico, adicionou-se com um conta-gotas, solução de hidroxodo de sódio até a viragem do indicador; já na bateria com hidróxido de potássio, adicionou-se, também com um conta-gotas, solução de ácido clorídrico até a viragem do indicador.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO:

PROCEDIMENTO I:

No processo de execução do experimento 1, observou-se que foram necessárias 16 gotas do reagente hidróxido de sódio 0,2 mol/L pra a viragem do indicador.

Indicadores ácido-base podem ser utilizados para visualização de soluções ácidas, básicas e neutras. Estes indicadores ácido-base podem ser ácidos orgânicos fracos que apresentam coloração diferente de acordo com a prevalência de sua forma ácida ou sua forma básica em solução aquosa. Isso indica que a fenolftaleína possui coloração quando a solução atinge o seu ponto de viragem (quando muda o seu pH).Podemos representar a reação ocorrida pela seguinte equação:

HCl (aq) + NaOH (aq) → NaCl (aq)   + H2O (aq)

Diz-se que, na reação acima, um mol de NaOH reage com um mol de HCl, mostrando que a solução foi neutralizada. Ou seja, a quantidade de matéria de NaOH é igual a quantidade de matéria do HCl.

Agora, observemos a mesma reação, mas com o “acréscimo” da temperatura, que vaporiza a água:

HCl (aq) + NaOH (aq)  NaCl (s)   + H2O (g)

 ∆

Podemos dizer que o resíduo observado é apenas NaCl (s) (um sal neutro)

PROCEDIMENTO II

No processo de execução do experimento 2, observou-se o ponto de viragem dos indicadores ácido-base fenolftaleína, azul de bromotimol, azul de bromofenol, alaranjado de metila e violeta de metila, ambos em meio ácido e básico.

  1. Bateria com solução de hidróxido de potássio:

Para a bateria de tubos de ensaio, contendo 1 mL de KOH, adicionou-se 1 gota de cada indicador e, em seguida, foi adicionado, com a ajuda de um conta-gotas, a solução de ácido clorídrico até a viragem dos indicadores. Veja a tabela a seguir:

INDICADOR

Fenolftaleína

Azul de bromotimol

Azul de bromofenol

Alaranjado de metila

Violeta de metila

Coloração antes da viragem

Rosa

Azul

Azul/ Arroxeado

Laranja

Violeta

Nº de gotas de ác. Clorídrico

30 gotas

27 gotas

23 gotas

22 gotas

30 gotas

Coloração da solução após  viragem

Incolor

Verde

Amarelo

Vermelho

Roxo claro

(Tabela 1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (835.9 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com