TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário "Átomo: duelo de Titãs". Sobre este documentário vocês devem

Por:   •  9/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  1.649 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 01: Documentário "Átomo: duelo de Titãs". Sobre este documentário vocês devem:

  1. Destacar quais são os principais fatos históricos relacionados a "descoberta do átomo";

Em 1906, Boltzman acreditava que a matéria não podia ser infinitamente divisível (existência do átomo), sem apoio cientifico e sem o apoio da igreja, enforcou-se.

Porém em meados do século de XIX com a revolução industrial a questão do átomo volta a existir.

Robert Brown fez um experimento espalhando grão de polén na água ( movimento browniano)

Em 1911, Rutherford sugeriu que os elétrons orbitam o núcleo atômico como os planetas ao redor do sol. Em 1914, Bohr modificou o modelo de Rutherford, introduzindo a idéia de níveis de energia.

  1. Quais são os principais modelos explicativos para as particulas  partículas sub-atômicas e sobre quais contextos sócio histórico foram construídos;

Modelo atômico de Dalton (“modelo da bola de gude”), Modelo atômico de  Thomson (“modelo do pudim de passas”), Modelo atômico de Rutherford (“modelo do sistema solar”), Modelo atômico de Rutherford-Böhr

  1. Como e porque temos hoje teorias do tipo, multiversos, universos paralelos, teoria das cordas, etc... Como se originaram, quais são seus fundamentos e, por fim, o que é o Átomo?

Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de eletrons de carga negativa. O núcleo atómico é composto por prótons e nêutrons.

Atividade 02: Filme "Ponto de Mutação". Em relação a este filme vocês devem:

  1. Procure explicar com funciona o paradigma cartesiano, o paradigma newtoniano e o paradigma reducionista destacando as principais semelhanças e diferenças entre estes diferentes modelos de explicar o mundo material.

O paradigma cartesiano caracteriza-se por propor uma visão mecanicista do conhecimento, composta de várias partes menores que se unem. Assim para entender o funcionamento de qualquer máquina, objeto, é preciso desmonta-lo ou fragmentar para conhecer. Segundo o paradigma cartesiano, para conhecer o todo, é necessário dividi-lo nas várias partes que o integram e estudar cada uma dessas partes individualmente. Reducionismo, em filosofia, é o nome dado a teorias correlatas que afirmam, grosso modo, que objetos, fenômenos, teorias e significados complexos podem ser sempre reduzidos, ou seja, expressos em unidades diferentes, a fim de explicá-los em suas partes constituintes mais simples.

  1. O que é necessário para descontruir paradigmas antigos e aceitor novos paradigmas?

Novos paradigmas se instalam como forma necessária à preservação do ambiente natural para permitir o futuro do planeta. Na atualidade, assim como para um futuro próximo o novo paradigma para a compreensão e interpretação dos fatos predominante do ser humano no seu ambiente natural.

  1.  O que diferencia o modelo  holístico ou sistemico dos outros paradigmas? Porque Capra defende este modelo?

È a ideia de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes. O sistema como um todo determina como se comportam as partes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com