TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Experimento Pasta de Dente de Elefante

Por:   •  24/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  12.660 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso Técnico em Química

2018

Curso Técnico em Química

Disciplina: Química Analítica Quantitava

Professor: Bruno Magri

Experimento realizado em 18/05/2018

Tema: Pasta de dente de elefante

Aluno: Luana França

INTRODUÇÃO

É uma experiência química clássica, conhecida como “Pasta de Dentes de Elefante”. Esta experiência consiste na produção instantânea de uma espuma a partir da água oxigenada (peróxido de hidrogénio), utilizando permanganato de potássio  como catalisador.As soluções de peróxido de hidrogénio são instáveis, apresentando uma decomposição lenta à temperatura ambiente, com formação de água e oxigénio.

A decomposição pode ser acelerada por aquecimento ou ainda à temperatura ambiente na presença de um catalisador. Uma grande variedade de catalisadores poderá ser utilizada na decomposição do peróxido de hidrogénio como por exemplo dióxido de manganês, iodeto de potássio ou permanganato de potássio. Nesta demonstração vai-se utilizar iodeto de potássio. Para evidenciar a velocidade de libertação de oxigénio vai-  -se adicionar detergente líquido ao peróxido de hidrogénio antes de se adicionar o catalisador.

OBJETIVO

Produzir a decomposição de água oxigenada, catalisada pela presença do permanganato de potássio.

SEGURANÇA

Antes da realização desta experiência é importante usar luvas de borracha e óculos de proteção, pois a água oxigenada concentrada (peroxido de hidrogênio) é muito irritante para a pele.

MATERIAIS E METODOLOGIA

  • Água oxigenada concentrada (peróxido de hidrogênio)
  • Detergente
  • Permanganato de potássio
  • Luvas
  • 02 Provetas
  • Óculos de proteção
  • Bastão de vidro para mistura

PROCEDIMENTOS:

1) Em uma das provetas adicione o detergente e o permanganato de potássio;

2) Utilizando o bastão de vidro os misture bem;

3) Utilizando luvas e óculos de proteção e com o auxilio da outra proveta  adicione peroxido de hidrogênio à mistura de permanganato e detergente. É importante manter uma distância segura ao realizar esse procedimento;          

4) Observe a reação a seguir.        

A água oxigenada (ou peróxido de hidrogênio – fórmula H2O2) nada mais é do que a água comum com um átomo a mais de oxigênio. Ela é uma substância instável, que libera esse oxigênio muito facilmente, deixando de ser água oxigenada e transformando-se em água comum (fórmula H2O).

O permanganato de potássio acelera a decomposição da água oxigenada, fazendo com que ela libere o oxigênio de forma muito rápida. Como há sabão na mistura, as bolhas de oxigênio acabam formando uma grande espuma, que fica colorida por causa do corante. Mesmo depois da experiência, não convém tocar na espuma sem proteção nas mãos, pois ainda pode haver água oxigenada que não foi decomposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (54.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com