TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSFORMARES QUÍMICA E FÍSICAS

Por:   •  9/1/2019  •  Seminário  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS


INTRODUÇÃO

Quando a matéria sobre uma mudança qualquer,  dizemos  que  ela sofreu  uma  transformação  e  essa  transformação pode ser química ou física. As transformações físicas não alteram a identidade das substâncias, elas não   mudam  a  sua  composição  e nem  formam  uma  nova  substância,  em geral,  mudam  apenas  o  formato  da substância, um exemplo de fenômeno físico é cortar um pedaço de papel ao meio. Nas transformações químicas  as substâncias  mudam  de  característica, formam-se  novas  substâncias  a  partir dos  reagentes  (substâncias  iniciais  que dão  origem  aos  produtos).  Eles  tendem a  dar  novo  aspecto,  novas propriedades,  nova  coloração  e  até  a mudar  o  formato  da  substância. Podemos  observar  fenômenos  físicos no  nosso  dia  a  dia  quando  cozinhamos um  ovo,  ou   acendermos um palito de fosforo,  por exemplo. É  interessante  ressaltar,  que também  podemos  diferenciar facilmente  um   fenômeno  físico  de  um fenômeno  químico  observando  se  a mudança  é  reversível,  os  fenômenos físicos  só   precisam  ganhar  ou  perder energia  para  ocorrer.


ATIVIDADE 1.

PROCEDIMENTO: Levou-se um fio de alumínio para a chama de uma lamparina, deixou-se aquecer por alguns segundos.

RESULTADO: Quando alumínio sólido (Al) é aquecido na presença de gás oxigênio (O2) forma-se o óxido de alumínio (Al2O3), de acordo com a seguinte reação, é considerado um fenômeno químico já que há a formação de uma nova substância a partir dos reagentes., observe a equação química a seguir:

Al(s) + O2(g) → Al2O3(s)

ATIVIDADE 2.

PROCEDIMENTO: Colocou-se uma fita de magnésio sobre a chama de uma lamparina e aguardou-se aproximadamente 30 segundos.

RESULTADO: O magnésio realiza combustão e libera luz, tornando-se branco em forma de pó. É considerado um fenômeno químico, pois ocorre alteração na composição química da fita de magnésio, que passa a ser oxido de magnésio.

2Mg(s) + O2 → 2MgO

ATIVIDADE 3.

PROCEDIMENTO: Colocou-se iodo em pó em um béquer e tampou-se esse béquer com um vidro de relógio com gelo em cima, colocou-se o béquer sobre uma placa de aquecimento.

RESULTADO: O iodo, como é um material volátil, foi facilmente sublimado (passou do estado sólido para o gasoso) transformando-se em um vapor de cor violeta mas ao tocar a superfície fria do vidro de relógio (ou mesmo do béquer) ele re-sublimou passando novamente para o estado sólido, formando cristais no vidro de relógio e no béquer. Considera-se uma transformação física já que não há alteração química na substância, ela é a mesma do início ao fim do procedimento só que em estados físicos diferentes.  

I2(s)↔I2(g)

ATIVIDADE 4.

PROCEDIMENTO: Colocou-se água de cal em um béquer e com o auxílio de um canudo assoprou-se dentro dele.

RESULTADO: Foi observada uma mudança na coloração da solução que inicialmente era incolor, para uma coloração branca e leitosa e com formação de precipitado. Água de cal é a solução de Ca(OH)2 em água. Ao adicionarmos CO2 nesta solução, ocorre a formação do precipitado branco CaCO3 (Carbonato de Cálcio), portanto houve transformação Química. Reação:

Ca(OH)2 + CO2 → CaCO3(ppt) + H2O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com