TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Reações Químicas

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Luisa Vieira Piazarollo                                                                                               Data: 10/09/14

 Professora: Glaura                                                                                                                 turma: PU7C

 

Experiência 2: Reações Químicas

Introdução

A reação química é o fenômeno pelo qual uma ou mais substancias são transformadas em outras. Para representar essa reação, é muito utilizada a equação química contendo os produtos, reagentes e os estados e condições de cada um. Há três maneiras de se representar a equação: molecular, iônica ou iônica simplificada.

Cada reação química exige certa condição para que ela ocorra. Uma condição comum a todas, é a lei da conservação das massas em que a massa dos reagentes é igual a dos produtos.

As reações químicas pertencem a dois grupos principais:

1)oxi-redução

2)reações químicas em que não há transferência de elétrons

Objetivo

Tomar conhecimento de alguns dos tipos mais comuns de reações químicas e comprovar a ocorrência e suas características.

A

Procedimentos

Procedimento um:

Colocamos cerca de 0,53 g de KClO3 em um tubo de ensaio e com a ponta de uma espátula adicionamos uma pequena quantidade(por ser um catalisador) de MnO2 e os misturamos balançando o tubo. Quebramos um palito de picolé ao meio e o colocamos no bico de Bunsen até que estivesse em brasa, em seguida, colocamos o tubo no fogo do bico de Bunsen e o palito em brasa em cima da reação. Adicionamos 5 ml de agua destilada e agitamos o tubo, deixando-o decantar enquanto fazíamos outras experiências.

No final da aula, pegamos a água da parte de cima do tubo e a colocamos em outro tubo de ensaio, com um conta-gotas, neste tubo colocamos duas gotas de nitrato de prata.

Procedimento dois:

Pegamos uma fita de magnésio com ajuda de uma pinça metálica e a levamos na chama do bico de Bunsen preparados para que quando acontecesse a queima, colocássemos a tampa de relógio em cima para recolher o pó formado. Depois de recolhido o pó, colocamos água destilada na tampa de relógio e dissolvemos o pó branco da reação, em seguida pingamos algumas gotas de fenolftaleína.

Procedimento três:

Colocamos água destilada em um béquer de 600 ml até 2/3 de sua capacidade (400 ml), adicionamos cinco gotas de fenolftaleína e o fixamos em um suporte com um tubo de vidro resistente a aproximadamente 4 cm mergulhado na água. A professora cortou pequenos fragmentos de sódio e colocou no tubo de cada grupo, depois de jogar um fósforo aceso.

Procedimento quatro:

Adicionamos cerca de 0,5ml de água oxigenada (H202) em um tubo de ensaio e mais 10 gotas de ácido sulfúrico, adicionamos cerca de 10 gotas de KMn04 até que houvesse alguma diferença na coloração da mistura.

Procedimento cinco:

Não fizemos.

Procedimento seis:

Colocamos 2 ml de água destilada em um tubo de ensaio e adicionamos 3 gotas de fenoftaleina, mais 5 gotas de ácido clorídrico e agitamos. Adicionamos gota a gota hidróxido de sódio até que a reação mudasse de cor.

Resultados e discussão

No procedimento um, ao colocarmos o tubo de ensaio (contendo KCl03 e Mn02) no bico de Bunsen junto com o palito em brasa na sua extremidade, notamos que a brasa foi acesa pelo gás que saiu da reação.

Reação:               2KCl03(s)   🡪   2KCl(s)    +    3O2(g)                  

Depois de adicionar água e esperar decantar, recolhemos o líquido superior do tubo e colocamos em outro tubo de ensaio com mais 2 gotas de solução de nitrato de prata. Houve a precipitação de um sólido branco.

Reação:               KCl(aq)    +    AgNO3(aq)    🡪   AgCl(s)    +     KNO3(aq)

No procedimento dois, observamos o pedaço de fita de magnésio e tiramos a conclusão que ele é cinza, opaco e flexível. Ao colocarmos na chama, houve uma “luz branca” de onde saiu o pó branco recolhido pela tampa de relógio.  

Reação:               Mg(s)     +    1/202(g)     🡪    MgO(s)  

Ao dissolvermos o pó em água e adicionarmos fenolftaleína, pudemos perceber que o líquido ficou rosa com a primeira gota da solução alcoólica, ou seja, se trata de uma solução básica.

Reação:               MgO(s)    +    H2O(l)       🡪   Mg(OH)2(aq)

No procedimento três, depois de preparada a substância com água e fenolftaleína e posta no lugar adequado, a professora jogou um pequeno pedaço  de sódio na reação e em seguida o palito de fosforo aceso. Quando o fósforo foi adicionado houve um barulho e ele logo se apagou, isso acontece porque ele consome muito rápido o gás produzido pela reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com