TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA

Por:   •  23/3/2020  •  Artigo  •  4.272 Palavras (18 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 18

UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA

Ariane Ketlyn dos Santos – Engenharia Química

Eder Silva Marques – Engenharia Química

Lucas Munhoz Maróstica – Engenharia Química

Michelli Nobrega Ferreira – Engenharia Química

Samanta de Noronha – Engenharia Química

  1. RESUMO

O presente artigo tem como objetivo abordar a importância das ferramentas utilizadas na indústria 4.0 e como elas auxiliam na otimização de processos, como por exemplo, no processo de monitoramento para tratamento de água. A indústria 4.0 utiliza de tecnologias para automação e troca de dados, fazendo com que os custos diminuam e a produtividade aumente, e consequentemente gera aumento nos lucros. Além disso, através do uso de inteligência artificial possibilita-se previsão de falhas, aumento de competitividade, decisões imediatas tomadas pelo próprio sistema e maior segurança de dados. A tendência é que cada vez mais os processos tornem-se automatizados, já que garantem maior precisão e agilidade, e agregam valor aos processos empresariais.

Palavras-Chave: Indústria 4.0, Revolução 4.0, Otimização de Processos.

  1. SUMÁRIO

1.        RESUMO        1

2.        SUMÁRIO        2

3.        INTRODUÇÃO        3

4.        OBJETIVO        3

4.1.        OBJETIVO GERAL        3

4.2.        OBJETIVO ESPECÍFICO        3

5.        JUSTIFICATIVA DA PROBLEMÁTICA        4

6.        REVISÃO DA LITERATURA        4

6.1.        CONCEITO E INÍCIO        4

6.2.        CENÁRIO ATUAL        5

6.3.        REVOLUÇÃO 4.0 NA INDÚSTRIA QUÍMICA        5

6.4.        SISTEMA SUPERVISÓRIO DE COMUNICAÇÃO DE DADOS        6

6.4.1.        FIELD LEVEL        7

6.4.2.        CONTROL LEVEL        7

6.4.3.        SUPERVISING AND PRODUCTION CONTROL LEVEL        8

6.4.4.        INFORMATION OR ENTERPRISE LEVEL        8

7.        MATERIAIS E MÉTODOS        8

7.1.        DESCRIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO        8

7.2.        COMPONENTES DO SISTEMA        8

8.        RESULTADOS        12

9.        DISCUSSÃO        13

10.        CONCLUSÃO        14

11.        REFERÊNCIAS        15

12.        APÊNDICE A - A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NOS DIAS ATUAIS        16

  1. INTRODUÇÃO

O futuro e suas tecnologias há anos dominam os filmes científicos e desenhos animados. O desenho “Os Jetsons”, mostrava uma família que vivia em um futuro automatizado, foi estreado nos anos de 1960 e naquela época não imaginava-se que a humanidade estaria hoje presenciando tantas tecnologias que foram abordadas pelo desenho, como por exemplo, robôs, viagens a lua, videochat, tablet, câmaras de bronzeamento, viagens a lua, clonagem, e etc. Alguns mais desenvolvidos que outros, mas todos em constante evolução. O mundo atual está presenciando a 4ª revolução industrial, sendo que a 1ª foi a revolução a vapor (1760) com substituição da manufatura pela maquinofatura, a 2ª  foi a revolução elétrica, quando a eletricidade entrou para alavancar a produção em massa (1890) e a 3ª foi a revolução informacional (1970) com a internet e o uso de computadores. Por fim, a 4ª revolução, é a era tecnológica e dos sistemas inteligentes e facilitadores que crescem exponencialmente e evoluem a velocidades nunca antes vistas. O mundo, e principalmente os países em desenvolvimento, precisam acompanhar e adaptar-se a essas mudanças, pois o futurismo tornou-se realidade e prejuízo terão os que ficarem de fora.

  1. OBJETIVO

  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo do projeto proposto é trazer conhecimento sobre dispositivos de monitoramento de dados para tomada de ações, com sensores, e interface que leva a um setor de controle desses dados e possibilita tomadas de decisões automáticas dependendo da necessidade.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

Utilização de sistema de monitoramento no processo de tratamento de água em geral, como por exemplo, para medição de pH, o qual não pode ser ácido, ou seja, abaixo de 5. Através do dispositivo de monitoramento, os sensores de pH indicarão, a todo momento, qual a situação da água no sistema, o que substitui a necessidade de ter um funcionário realizando este procedimento.

  1. JUSTIFICATIVA DA PROBLEMÁTICA

A necessidade de otimização constante dos processos produtivos é um dos fatores que estimulou a adoção de tecnologias avançadas, característica da indústria 4.0 e que vem transformando a forma como as empresas trabalham. Nesse sentido, o uso de ferramentas digitais promove uma ampla gestão sobre processos industriais, pois realizam análises e medições sistemáticas, podendo detectar e relatar falhas críticas ao profissional, o qual agirá de maneira hábil para resolver o problema.

        Por isso, ressaltamos a importância da utilização dessa técnica que pode ser aplicada a uma parte do processo, ou a ele de forma completa, aumentando o seu controle quantitativo e qualitativo.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

  1. CONCEITO E INÍCIO

O mundo já passou por diversas revoluções, a mais recente iniciada em meados do século XX foi caracterizada pela eletrônica, trazendo a modernização da indústria. Nos últimos tempos a sociedade tem se deparado com a chamada revolução 4.0 que veio para complementar essa última e também está fortemente ligada a modernização e tecnologia.

A quarta Revolução Industrial ou a Indústria 4.0 tem seu termo usado pela primeira vez em 2011, é oriunda de um projeto de estratégias do governo alemão votado para a tecnologia (SILVEIRA, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (414.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com