TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PROFISSIONAL E ÉTICA DA RESPONSABILIDADE

Por:   •  28/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  4.887 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA PROFISSIONAL E ÉTICA DA RESPOSABILIDADE.

1. No exemplo exposto, como você julgaria, segundo os ditames da ética profissional, a atitude do funcionário que se apropriou indevidamente dos recursos financeiros da empresa?

A ética profissional é um conjunto de valores, padrões e comportamentos que podem orientar e conscientizar as atitudes e comportamentos dos profissionais da organização. Portanto, a ética profissional é de grande importância para empresas e profissionais que buscam desenvolvimento na carreira. Sabemos que alguns conceitos são fundamentais para constituir o comportamento ético. Fazendo uma comparação com a situação/estudo de caso que nos foi passado, percebemos a falta de ética de todos os envolvidos no caso.

Analisando o estudo, identificamos no indivíduo a falta de responsabilidade ética que é assumir as consequências dos atos praticados por si, tanto de forma pessoal quanto coletiva. A falta de ética foi executada por todos os envolvidos. Em alguns casos, a profissão da pessoa a impediu de que se tomasse alguma atitude mediante a situação por não poder divulgar tal informação, porém alguns que poderiam intervir nessa situação ficaram apenas observando guardando as informações para si.

Percebe-se que todos os envolvidos faltaram com a ética de responsabilidade. O individuo que causou toda a confusão, além de não ter ética profissional, envolveu varias pessoas que por conta da ética profissional não puderam comentar sobre o caso. Mas quando o assunto é a ética de responsabilidade, vemos que alguns deles poderiam ter encontrado uma maneira de aconselhar o que seria certo e qual caminho deveria ter sido seguido.

2. Que noção de cidadania você tiraria do pensamento de Montesquieu exposto acima?

Analisando este pensamento de Montesquieu, acredito que devemos sacrificar interesses únicos pelo bem comum. Não podemos usar coisas que farão com que outras pessoas caiam. Se precisamos ignorar os valores morais para isso, esse entendimento é incompleto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com