TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DA EMPRESA EMBRAER

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 10

Gestão Estratégica EMBRAER

Aline Andressa Barbeiro 202727-2 João Victor Forcioni 1760410-9 Matheur Edmur Mattiazzo 1776213-8 Pamela Michele Mattiazzo 1776205-7 Patrícia Brasil Pereira 1741191-2

Turma: 4ª Administração C Campus: Martim de Sá

CARAGUATATUBA - SP 2018


Gestão Estratégica

Trabalho de Seminário, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Gestão Estratégica, sob a orientação da Profa. Ms. Terezinha Lopes da Silva Zangrande.

CARAGUATATUBA – SP 2018


RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento da gestão estratégica de uma empresa investigando o seu processo e a integração das suas atividades e estabelecer diretrizes e formulação de estratégias em um ambiente competitivo. Foi feito um estudo de caso, de natureza qualitativa, onde levantamos alguns dados básico da empresa Embraer, onde identificamos sua missão, visão e valores e os objetivos da empresa, para que possamos entender um pouco do seu mundo, visualizando assim sua forma de tratar seus clientes. Pudemos notar que a empresa tem grande importância com o cuidado com seus clientes, foi notório também que ela conta com uma infraestrutura e recursos de ponta, com execelência em atendimento, segurança e estão constantemente em melhorias, tendo como ponto forte sua visão estrégica, onde ousar e inovar são uma das suas grandes atitudes, sendo assim influenciando também o mercado em que atua com coragem e criatividade. Trazendo junto com essa estrutura seu planejamento integrado, onde consegue minimizar custos, promover maior integração, ter agilidade em tomadas de decisões e por fim estabelecer indicadores para análise corporativa, conseguindo analisar seu crescimento, oportunidade e desafios, construindo um futuro com sustentabilidade.

Palavras-Chave: Gestão Estratégica; Empresa; Visão; Futuro.


LISTA DE FIGURAS

Figura 1        7

Figura 2        8

Figura 3        8

Figura 4        8

Figura 5        9


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. DESENVOLVIMENTO        5
  1. A empresa        5
  1. Dados Gerais        5
  2. Dados e fatos relevantes sobre a origem da organização        5
  3. Natureza e ramo de atuação        6
  4. Porte        6
  5. Número de funcionários        7
  6. Principais produtos        7
  7. Principais fornecedores        9
  8. Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada uma ... 9
  1. Descrição das práticas da gestão da empresa relativa: à missão, visão, valores, liderança, aos  processos e projetos        10
  1. Análises baseado na matriz SWOT        11
  2. Análise Interna        12
  3. Análise Externa        12

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento da gestão estratégica da Empresa Brasileira de Aeronautica - EMBRAER investigando o seu processo e a integração de suas atividades e estabelecer diretrizes e formulação de estratégias em um ambiente competitivo.

A metodologia será um estudo de caso, de natureza qualitativa,visto que, atualmente o ambiente competitivo que as empresas enfrentam, tem feito os gestores realizarem grandes esforços para planejar caminhos rumo a liderança, o planejamento estratégico vem atender a essa necessidade, onde iremos identificar pontos forte e fracos, ou seja criar direcionamento estratégico com objetivo de guiar nas decisões e ações em todo nível da organização. Ele garante uma trilha segura para desenvolvimentos futuros, antecipando as ameaças, permitindo aproveitar as possíveis oportunidade, este trabalho tem como objetivo estudar as estragias utilizadas nesta companhia.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1        A empresa

A Empresa Brasileira de Aeronautica S.A. (Embraer),Atualmente a maior empresa brasileira em exportação, é uma  holding  que  é  responsável pela fabricação de diversas categorias de aviões, são eles os militares, executivos, comerciais e agrícolas.

  1. Dados Gerais

Fundada em 19 de agosto de 1969, , pelo Decreto-Lei nº 770, a Embraer Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. era uma Companhia  de capital misto e controle estatal. Com o proposito de instituir uma empresa com capacidade de transformar ciência e tecnologia, desenvolvidos pelo CTA e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em engenharia e capacidade industrial. O intiuto da criação da Embraer era, também, levar as tecnologias produzidas no Brasil a um patamar de excelência no ramo da aeronáutica mundial. Após sua fundação, A EMBRAER desenvolveu o seu primeiro avião, o turboélice Bandeirante (EMB 110).

Hoje a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, com mais de 40 anos de existência no mercado.

  1. Dados e fatos relevantes sobre a origem da organização

A Embraer nasceu de uma iniciativa do governo brasileiro através de um projeto estratégico que visava a implementação,no contexto político de substituições e importações, da indústria aeronáutica do país.


Sua  fundação  se  deu  como   uma sociedade   de   economia mista vinculada ao Ministério da Aeronáutica.Foi através do pessoal do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que iniciou-se a maior parte do seu quadro de funcionários. Foi em 1980 que ela adquiriu controle acionário sobre sua subdisiária, a Indústria Aeronáutica Neiva. Foi através das aviações Bandeirantes, Brasília e Xingu que ela conquistou a projeção nacional e internacional, que ocorreu na década de 70,80.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (284.2 Kb)   docx (195.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com