TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento poderia oferecer importantes contribuições para a obtenção, uso e desenvolvimento estratégico dos conhecimentos da organização em que você trabalha

Por:   •  3/9/2017  •  Resenha  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

A Gestão do Conhecimento poderia oferecer importantes contribuições para a obtenção, uso e desenvolvimento estratégico dos conhecimentos da organização em que você trabalha?

As organizações têm reconhecido que o conhecimento é necessário para melhorar significativamente o seu desempenho, o das equipes e de todo seu processo, mas para implantar uma Gestão de Conhecimento é necessário garantir uma boa comunicação interna, ou seja, explicar a todos os colaboradores da organização qual o seu papel e a sua verdadeira importância. A Gestão de Conhecimento deve passar a fazer parte da cultura da organização para que todos os servidores entendam a sua necessidade. O sucesso na implantação de uma Gestão de Conhecimento somente será possível se a cultura organizacional for positiva em relação à geração, partilha socialização e transferência de conhecimento.

No Centro Paula Souza, está sendo desenvolvido o Sistema Integrado de Gestão - SIG, onde no inicio do projeto foi necessário o conhecimento de diversas pessoas, em diversos níveis hierárquicos para entender como funcionava o processo em volta da folha de pagamento, quais áreas e quais servidores seriam afetados, e quais benefícios esse projeto iria trazer para a organização e para as unidades de ensino, e somente após o retorno dessas questões foi iniciado o desenvolvimento do projeto, que atualmente já consta com uma parte pronta em uso, e outra em fase de teste, que irá fornecer informações para diversas áreas que são integradas.

Para adotar e obter resultados da Gestão de Conhecimento é preciso desenhar estratégias de implantação e estar consciente que a Gestão de Conhecimento não é uma moda nem uma ferramenta de gestão, mas sim uma filosofia organizacional. O ambiente ao ser criado houve muita “recusa” de alguns servidores que não queriam utilizar o sistema, ou por não ter feito parte das equipes, ou por falta de conhecimento dos benefícios que a nova ferramenta pode oferecer.

O planejamento de uma eficaz Gestão de Conhecimento não é nada fácil: se a mensagem não for bem passada, os servidores não entenderão a sua importância e vão achar que estão perdendo espaço, conforme seu conhecimento for compartilhado. A organização deve catalisar o conhecimento individual em prol do conhecimento organizacional e colocá-lo ao seu serviço, atinge patamares de desempenho, aperfeiçoamento e inovação que muito beneficiam a si própria.

O Centro Estadual de Tecnologia Paula Souza, ainda “peca” muito no quesito comunicação, a visão que se tem e de somente usar e transmitir tecnologia, sem qualquer tipo de preocupação com o funcionário ou com a comunicação das equipes. O SIG teve um desenvolvimento lento visto que a organização não entendia de onde tirar a informação, haja vista que certo tipo de informação não se encontra em qualquer base de dados, assim decidiram aproveitar os recursos “humanos” que já existem na organização, ou seja, não houve a necessidade de contratação de uma empresa terceirizada, houve a necessidade da comunicação.

Portanto em resposta a questão, sim a Gestão do conhecimento pode oferecer obtenção estratégica do conhecimento, porém cabe à organização saber extrair esse conhecimento, principalmente dos colaboradores antigos. Nas organizações, cada pessoa, independente do seu nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com