TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES: Estudo de caso no Aeroporto Eduardo

Por:   •  2/5/2017  •  Artigo  •  5.787 Palavras (24 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

FACULDADE DE ESTUDO SOCIAIS – FES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES: estudo de caso no Aeroporto Eduardo Gomes

Lydianne Miranda Alves de Campos[1]

d.jane20@gmail.com 

Flávio Moita[2]

RESUMO

Este artigo teve como objetivo geral abordar a importância do clima organizacional no Aeroporto Eduardo Gomes para a satisfação e motivação de seus colaboradores. Além de especificamente identificar o tipo de clima organizacional predominante na empresa; elaborar itens que contribuem positivo e negativamente para a melhoria contínua do clima organizacional; e, sugerir a empresa estratégias que contribuam para um clima organizacional favorável. Para a realização dessa análise foram usados dados secundários de uma pesquisa de campo realizada no ano de 2016, no próprio lócus da pesquisa, bem como a eficácia das ações definidas pelos colaboradores da instituição para gerenciamento do clima organizacional. Para isso, buscou se através de pesquisas bibliográficas fundamentação teórica para a abordagem do tema. O presente trabalho versa sobre clima organizacional, motivação, envolvimento e comprometimento dos colaboradores para com a empresa. A relevância desse tema está em revisar os diversos autores que muito contribuíram e contribuem com suas pesquisas, gerando um farto material para posterior consulta. O resultado desse trabalho demostra que o clima organizacional da empresa vem sendo afetado pelas mudanças organizacionais, mas, esses impactos negativos foram minimizados pela implementação dos planos de ação que visaram o gerenciamento do clima na área.

Palavras-chave: Clima Organizacional; Satisfação; Motivação.

1 INTRODUÇÃO

O tema clima organizacional não é novo, mas tem assumido novos conteúdos no contexto atual. No momento onde se constrói um consenso em torno da necessidade de transformar práticas, em favor de uma empresa mais ágil, mais eficiente e focada em resultados, ganha nova importância a questão gerencial para a criação de um ótimo clima organizacional. O impacto disso, na vida das organizações, é significativo.

A travessia das práticas convencionais para um modelo radicalmente novo


custa tempo e esforço, mas precisa ser feita. As técnicas administrativas que abordam a estratégia empresarial para enfrentar as mudanças vêm crescendo nos últimos anos, mas os aspectos humanos não têm sido suficientemente valorizados. Na medida em que se alteram as condições sociais, econômicas e políticas, também vão se modificando as maneiras de análise de concepção das organizações, afora as formas clássicas de se organizar, em função de fatores específicos e um tanto rígidos como especialização do trabalho e distribuição do poder, autoridade e responsabilidade, outras concepções foram surgindo nas últimas décadas.

Essas novas ideias de analisar e projetar a organização tem girado em torno de temas às vezes ambíguos e fluidos, como informação, decisão e criatividade, mas por isso mesmo, capaz de retratar, mas fielmente a verdadeira natureza ou necessidade da moderna organização. Para se ter uma ideia aproximada da problemática que envolve a questão na atualidade, longe se vai à expectativa de buscar essa compreensão apenas nos estreitos limites da própria organização, não importando o tamanho que ela tenha. Há que se delinear essa compreensão a partir de variáveis especiais que remeteram para a configuração da complexidade da situação que hoje é vivenciada. E mais: se, por outro lado, está à sociedade da informação e os seus novos enfoques pessoais e organizacionais, por mais outro lado estão às características históricas da sociedade brasileira impregnadas no tecido das estruturas organizacionais arcaicas.

Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral abordar a importância do clima organizacional no Aeroporto Eduardo Gomes para a satisfação e motivação de seus colaboradores. Além de especificamente identificar o tipo de clima organizacional predominante na empresa; elaborar itens que contribuem positivo e negativamente para a melhoria contínua do clima organizacional; e, sugerir a empresa estratégias que contribuam para um clima organizacional favorável.

Neste sentido o trabalho possui relevância científica em função de apresentar um tema até certo ponto inovador – Clima Organizacional no Aeroporto Eduardo Gomes já que a maioria das análises a respeito do tema é no campo da psicologia organizacional e não administrativa. Tem também relevância social, pois apresenta outro ângulo da observação do tema, ou seja, uma nova forma de verificar o clima organizacional no aeroporto Eduardo Gomes e, seus reflexos no cotidiano desta instituição. Tem, por fim, relevância acadêmica, pois, apresenta um tema altamente discutível em todas as universidades, ou seja, de uma ciência que tem por objetivo a melhoria da produtividade e competitividade, mas acima de tudo uma ciência que busca entender o bem estar do colaborador.  Assim, o trabalho busca responder ao questionamento: como o gerenciamento de uma empresa de serviços vem afetando o clima organizacional?

A pesquisa foi organizada em três (3) partes, além da introdução e da parte conclusiva. O primeiro se refere ao levantamento bibliográfico com teóricos renomados que foram selecionados para ser lidos e fichados, de forma a aprofundar o conhecimento no assunto abordado pelo tema da pesquisa, o que contribuiu para a construção do trabalho; o segundo trata dos instrumentos metodológicos necessários à investigação, quanto à escolha das técnicas utilizadas no processo de coleta de dados; e, o terceiro apresenta o aporte dos resultados.

2 REVISÃO DA LITERATURA

O ambiente psicológico de uma organização determina o desenvolvimento e o rendimento do trabalho de seus membros. A tessitura das relações interpessoais vivenciadas cotidianamente pelas pessoas influencia diretamente no ritmo de suas atividades.  Segundo Saviani (2010, p. 5) nos últimos anos, muitas mudanças se enraizaram no ambiente interno das organizações. Embora haja variações específicas, a mudança nas gestão do clima organizacional está ocorrendo em mais e mais ambientes organizacionais e de maneira mais rápida. “As razões não são somente a tecnologia, mas principalmente a exigência de mais responsabilidades com maior colaboração, já que na maioria das empresas a participação dos colaboradores está mais estimulante e menos hierárquica”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (265.7 Kb)   docx (416.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com