TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz de Atividade Individual

Por:   •  12/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Governança Corporativa

Módulo:

Aluno: Daiana Prota

Turma: 1121-1_2

Tarefa: Análise de uma empresa que esteja em um dos segmentos de listagem da B3 sobre a perspectiva de como melhorar a governança corporativa dessa sociedade com o objetivo de enfrentar momentos de crise.

Contexto atual da sociedade indicada

A Vale é uma multinacional brasileira dedicada à extração de minério e é um dos maiores players de mineração de ferro do mundo, também produz níquel, manganês, ferroliga, cobre, bauxita, potássio, caulim, alumina e alumínio. Está presente em cerca de 30 países. Possui participação no setor de energia através de hidrelétricas, gás natural e biodiesel, e também é a principal fornecedora de serviços de logística do Brasil sendo responsável por 68% da movimentação de cargas em ferrovias e 27% da movimentação portuária. A empresa foi criada em 1942, privatizada em 1997 e de capital aberto com ações negociadas nas maiores bolsas mundiais.

Com compromisso em se tornar uma das empresas de mineração mais seguras e confiáveis do mundo colocando a vida em primeiro lugar. Ela se compromete a ser uma operadora sustentável, catalisadora de desenvolvimento local e agente global de sustentabilidade.

Todavia, com determinação clara dos objetivos a Vale fez com que a empresa recentemente entrasse no segmento de mais alta governança da B3, o novo mercado. Este empenho vem sendo tomado desde 2017, quando os acionistas expressaram interesse nessa migração1.

Mantendo os objetivos de boa governança, a Fundação Vale tem como foco o desenvolvimento social nos territórios em que a Vale atua. No entanto gostaria de enfatizar que frente aos acontecimentos dos últimos anos, desastres ambientais com perdas e danos ao meio ambiente, vital e econômico nas regiões onde houve rompimento das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), a Vale vem tentando restabelecer a imagem/reputação da empresa que ficou marcada internacionalmente de forma negativa.

Durante a crise do Covid-19 a Vale anunciou que os impactos da pandemia foram controlados. Tal fato pode ser explicado devido a consideração de mineração pelo governo como atividade essencial. Bem como, a escassez de produtos de qualidade e a permanente demanda de minério de ferro para atender o mercado chines. Não obstante essa junção de fatores ainda fez com que o preço do minério de ferro subisse e assim mantendo patamares de controle da situação da Vale frente à pandemia2.

Boas práticas de governança corporativa e obrigatoriedade de adoção dessas práticas por parte das sociedades empresárias

O Portal de ESG - Environmental, Social and Governance da Vale foi lançado em 2019 e possui atualmente como slogan “informações para um diálogo transparente”. É perceptível a preocupação da empresa em demonstrar todas as ações que a Vale vem desempenhando, principalmente em esclarecimentos de questões controversas as quais a natureza do negócio está inserido, como a fiscalização dos serviços prestados por terceiro (área de Gestão de contratos) com o intuito de não compactuar com atividades que não cumpram com diretrizes, fiscais, trabalhista ou ambientais, pois ao adquirir produtos ou serviços de empresas com práticas ruins a imagem da Vale pode vir a ser vinculada com a práticas ou condutas incoerentes com as desejadas pela Vale.

Contextualizando o momento atual da sociedade, é nítido que estamos fiscalizando cada dia mais a relação do meio ambiente e o impacto das empresas nele inserido. E a Vale lida diretamente com extração/exploração de reservas naturais de minérios e como já é sabido deixa um lastro ambiental imenso que precisa de certo modo ser revertido para que o impacto no ambiente seja menor.

O modelo de governança da Vale segue a Arquitetura de Governança padrão, onde podemos verificar os conselhos consultivos como comitês de assessoramento. A estrutura atual mantém permanentemente o Conselho Fiscal.[pic 3]

O Conselho de Administração é formado por um total de treze conselheiros dos quais pelas regras de listagem aplicadas para Novo Mercado pelo menos 2 ou 20% (2,6 conselheiros na amostragem de 13 indivíduos) deveriam ser independentes. O estatuto estabelece um Conselho de Administração composto por um mínimo de 11 até 13 membros, sendo pelo menos sete conselheiros independentes, porém a Vale optou por ter 8 conselheiros independentes. Do numero absoluto de conselheiros (13 Conselheiros) apenas 1 é do sexo feminino. Fato que me chamou a atenção a buscar mais a respeito e verificar se esse este seria um padrão refletido não apenas no conselho administrativo. Foi constatado que apenas 16% (dado de 2020) do quadro de empregados é do sexo feminino, no entanto a Vale em posse desse dado e informação sobre diversidade vem trabalhando desde 2019 com grupos de afinidade voltados ao aumento de representatividade LGBTQIA+, Equidade Étnico-Racial e de mulheres. A Vale tem como meta dobrar o número de mulheres que trabalham na empresa até 2030, de 13% para 26%, e aumentar a liderança feminina, de 12% para 20%. Na minha opinião parece uma meta baixa levando em consideração a população feminina no Brasil e o crescimento que a empresa terá nos proximos 10 anos, talvez esses numeros/metas possam ser explicados em uma analise mais detalhada, como a disponibilidade de funcionários do sexo feminino dispostas a desempenhar atividades na mineração, no entanto a meta para liderença não possui justificativa para ser tão consservadora.[pic 4]

Quanto à diversidade de gênero e etnia, não foram encontrados números absolutos levantados. Como ponto de melhoria ao site de RI essa informação seria um dado relevante para ser observado e deveria estar disponível aos stakeholders, pois na demonstração de relatório de Diversidade, Equidade e Inclusão não ficou muito claro

A idade média dos conselheiros é de 61 anos, podendo dizer que 100% dos conselheiros são maiores de 41 anos. E também analisando os dados sobre faixa etária e sexo em gestão verificasse a mesma tendencia já pontuada a respeito do assunto no conselho de Administração.

 [pic 5][pic 6]

Fonte Relatório de inclusão e diversidade 20213

Quanto à pluralidade de conhecimento técnico dos conselheiros, boa parte é formada em Engenharia, Contabilidade e Economia.

O mandato é unificado de 2 anos, sendo permitida a Reeleição

O processo de seleção de conselheiros leva em consideração diversas competências visando a estratégia de negócio e as futuras necessidades da Vale. Sendo  divididas em 3 Competências Administrativas, Funcionais e Setoriais.

Quanto à remuneração, a Vale utiliza-se dos valores pagos no mercado como referência para a determinação.

A remuneração de curto prazo é atrelada a metas econômico-financeiras, de saúde e segurança, sustentabilidade e estratégicas. De outro lado, a Remuneração de Longo Prazo está associada ao desempenho da ação ordinária, sendo assim, possui relação direta com o retorno dado aos acionistas.  Garantindo a continuação e crescimento da companhia. Também possui remuneração atrelada a metas estabelecidas quanto ao melhoramento de ESG

A avaliação de desempenho é feita anualmente e conta com apoio do comitê de pessoas.

A Vale oferece aos stakeholders grande aparato de relatórios fiscais, relatório de atividade, pareceres, atas, estatutos, políticas  no site de RI

Impacto gerado na governança quando da presença da família no controle da companhia e como isso pode vir a ser trabalhado pela estrutura de governança na sociedade escolhida

A Vale desde 2017 é considerada uma “corporation”, sendo assim não tem um controlador definido desde que iniciou o processo de migração para a listagem de segmento Novo Mercado. Não foi possível identificar se em algum momento ela veio a ter sido uma empresa familiar.

Por outro lado, salientando a importância da governança em empresas cuja a presença da família é muito forte, podemos destacar a governança como uma ferramenta para alinhar de forma equilibrada as relações entre a própria família, proprietários, investidores, conselho administrativo, funcionários, ou seja, um bom relacionamento entre a família e membros não familiares do negócio.

Principalmente no Brasil onde grande parte das companhias têm perfil familiar, a governança corporativa exerce um papel de profissionalizar a relação empresarial, estabelecendo limites, transparência, equidade, regras para sucessão e meritocracia. Principalmente garantir que o interesse da empresa venha em primeiro lugar, separando e definindo papéis claros da família nas relações empresariais.

Preservação de interesses de pequenos investidores na sociedade empresária

Devido a Listagem de Novo mercado exigida de 100% ON (ação Ordinária, com direito  a voto) indica que o acionista minoritário estará protegido, pois o acionista minoritário terá poder de decisão com o direito a voto e participação ativa nas decisões.

A Vale realizou essa migração no final de 2017.

Apesar de não ter sido possível encontrar as informações referentes ao Free Float da Vale no site de RI. Buscando informações em outro site4 foi encontrado um percentual de 97% de Free float representando que a empresa não possui problemas de liquidez nas negociações das ações, ou seja, a facilidade e velocidade que o investidor tem para convertê-lo em dinheiro tende a ser maior. 

Na busca por mais informações e análise no Estatuto Social, verificou-se que a versão do mesmo anexa no site de versão em portuguesa está em inglês.

Auxílio apresentado pelo Conselho de Administração para a superação da crise

Segundo a Vale5 e 6 a empresa está entre as maiores doadoras do Brasil para o Covid-19, colaborou com ações humanitárias com construção de hospitais de campanha, reformas de hospitais, compras de equipamentos como ventiladores, camas hospitalares e monitores, doação de materiais de limpeza e álcool gel. Para garantir o isolamento social de povos indígenas e comunidades tradicionais com as quais têm interface, a empresa se comprometeu a construir centros de quarentena, com todo o apoio logístico necessário, além de fazer uma série de doações de kits de higiene e limpeza para ajudar as comunidades nas quais ela atua. Além de adiantar pagamentos de mais ou menos 3 mil pequenos e médios fornecedores como auxílio à sociedade e minimizar o impacto para esse tipo de empresa cujo fluxo de caixa é mais apertado e vital para a manutenção do negócio.

A grande mobilização em dinheiro e investimentos feitos pela Vale nesse período podem ser justificadas pela valorização de commodities principalmente a valorização do minério de ferro, que junto a alta demanda do produto no mercado entre outros fatores fez com que o resultado da empresa no primeiro trimestre de 2021 superassem em 3000%7 o resultado do mesmo período do ano anterior. Reafirmando o discurso do diretor da Vale no qual disse que o impacto da pandemia na Vale estaria controlado8.

Claramente essa atitude também visa recuperar a reputação da empresa junto a investidores e melhorar o compromisso com o ESG após incidentes com as barragens

Referências bibliográficas

1MONEYTIMES. Disponível em: <https://www.moneytimes.com.br/vale-deixa-de-ter-controlador-definido-e-se-torna-uma-corporation/>. Acesso em: Dezembro.2021.

2Valor Investe. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/mercados/internacional-e-commodities/noticia/2021/04/26/minerio-de-ferro-sobe-ao-maior-preco-em-13-anos.ghtml>. Acesso em: Dezembro.2021.

3VALE. Disponível em: <http://www.vale.com/brasil/PT/Documents/arquivos_links/relatorio_de_inclusao_e_diversidade-2021-pt.pdf>. Acesso em: Dezembro.2021.

4COMO INVESTIR. Disponível em: <https://comoinvestir.thecap.com.br/analise-resultado-vale-vale3-3-trimestre-2021-3t21/

5VALE. Disponível em: <http://www.vale.com/brasil/pt/aboutvale/news/paginas/solidariedade-vale-esta-entre-as-maiores-doadoras-do-brasil-para-o-combate-a-covid-19.aspx>. Acesso em: Dezembro.2021.

6VALE. Disponível em: <http://www.vale.com/brasil/pt/aboutvale/news/paginas/vale-reforca-apoio-a-municipios-no-combate-a-covid-19.aspx>. Acesso em: Dezembro.2021.

7ECONOMIA UOL. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/mais/levante/carteira-recomendada/2021/04/28/por-que-a-mineradora-vale-cresce-tanto-e-qual-o-impacto-na-bolsa.htm>. Acesso em: Dezembro.2021.

8 A GAZETA. Disponível em: <https://www.agazeta.com.br/economia/impacto-da-pandemia-na-vale-esta-controlado-afirma-diretor-da-empresa-0620>. Acesso em: Dezembro.2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (520.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com