TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Contabilidade Gerencial para as Empresas

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

ADMINISTRAÇÃO – N1 GERENCIAMENTO

DIEGO RODRIGUES GONÇALVES – RA 252472014

PORTFÓLIO 01

A importância da Contabilidade Gerencial para as Empresas

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

DIEGO RODRIGUES GONÇALVES

PORTFÓLIO 01

A importância da Contabilidade Gerencial para as Empresas

Trabalho apresentado ao Curso Administrção da Faculdade ENIAC para a disciplina Contabilidade Gerencial.

Prof. Wilson Roberto.

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

Sumário

Resumo

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  1. Conceito de Contabilidade Gerencial
  2. Ferramentas
  1. Usuário de Contabilidade

3.1 Conceito de usuário

    4. Diferenças entre Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial

         4.1 Contabilidade Finananciera X Contabilidade Gerencial

    5. Conceito de Empresa

         5.1 Classificações das empresas

    6. Imporatância da Empresa perante a sociedade

    7. Importância da Contabilidade Gerencial para as Empresas

    8. Conclusão

    9. Bibliografia

A importância da Contabilidade Gerencial para as Empresas

                                                    Diego Rodrigues Gonçalves

                                                                  Profº Wilson Roberto.

Resumo

Este Artigo pretende trazer informações sobre a importância da Contabilidade Gerencial para as empresas, destacar ferramentas que são utilizadas para o auxilio no planejamento estratégico e empresarial, e nas tomadas de decisões, dando o suporte necessário para os gestores de uma empresa, e da importância de ter um profissonal da área contábil tanto em uma grande empresa como em uma pequena empresa, e o entendimento desse apoio tanto na produção, vendas , orçamentos e planejameno sempre em busca da redução de custos em busca da lucratividade, obtendo uma empesa cada vez mais competitiva.

  1. Introducão

No proceder deste artigo trataremos de diversos temas, mas todos relacionados com a importância e influência da contabilidade Gerencial nas empresas e nas tomadas de decisões. A Contabilidade Gerencial é relacionada com o fornecimento de informações parar os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações.Falaremos da importância da Contabilidade Gerencial nos dias atuais, com o mercado mais competitivo e passando por uma crise econônica.

2. Desenvolvimento

2.1 Conceito de Contabilidade Gerencial

Contabilidade gerencial ou contabilidade de gestão é uma ferramenta desenvolvida e indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislacões comerciais, previdenciarias e fiscais.

Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa ( livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificavél para atender somente o fisco, orgão responsável na administração de calcular e arrecadar impostos perante a lei. Informações relevantes podem estar sendo perdidas ou sendo desperdiçadas quando a contabilidade é encarada como um mero cumprimento da burocraia governamental.

Contabilidade Gerencial, em síntese, é a ultilização dos controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade, gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade é uma delas. A contabilidade gerencial não inventa ou cria dados, mas lastreia-se na escrituação regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial.

Segundo ( ATHAR, 2005,p.45-46), os princíos fundamentais de contabilidade são o conjunto de regras, normas e conceitos que norteiam a ciência contábil. Tais príncipios foram obtidos por meio de consenso entre a classe contábil e os demais usuários da informação contábil.

2.2 Ferramentas

Dentre as utiizações da contabilidade, para fins gerenciais, destacam-se, essas ferramentas;

  • Projeção de fluxo de caixa;
  • Análise de indicadores;
  • Cálculo do ponto de equilíbrio;
  • Determinação de custos padrões;
  • Planejamento tributário;
  • Elaboração do orçamento e controle orçamentario;

3. Usuário da contabilidade

3.1 Conceito do usuário

Conhecido como controller da empresa, o contador gerencial, tem como a principal função na modernidade, a função de assessoria, é o seu departamento que tem a responsabilidade de prestar serviços especializados aos administradores e a presidência da empresa.

O objetivo básico da informação contábil é ajudar alguém a tomar decisões. Esse alguém pode ser o presidente de uma empresa, o gestor de produção, o administrador de um hospital ou de uma escola, ou investidor a lista poderia estender-se bastante. Independentemente de quem está tomando a decisão, o entendimento da informação contábil propicia a tomada de uma decisão melhor e mais bem fundamentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com