TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: UM OLHAR SOBRE O DISTRITO MUNICIPAL KAMAXAKENE – CIDADE DE MAPUTO.

Por:   •  12/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.990 Palavras (20 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E GESTÃO

Licenciatura em Administração Publica

 ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: UM OLHAR SOBRE O DISTRITO MUNICIPAL KAMAXAKENE – CIDADE DE MAPUTO.

Nome do Estudante

Mário Paulino Ofico

Supervisor: Título e Nome do docente responsável

Maputo, Maio de 2014

Nome do Estudante

Inácio Paulino Macuácua

TEMA:

Projecto de Pesquisa para o Trabalho final como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Administração Pública.

Supervisor: Título e Nome do docente responsável.

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E GESTÃO

Maputo, Maio de 2014

II. Introdução.

O presente projecto “análise da eficiência na prestação dos serviços públicos no Distrito Municipal KaMaxakene”visa pôr à disposição da nossa Faculdade, dos estudantes, académicos e não só, um contributo científico que versa sobre a influência da eficiência na prestação dos serviços públicos, com incidência para o Distrito Municipal KaMaxakene – Cidade de Maputo, no período 2009 – 2013. Este projecto, irá reflectir sobre o papel da eficiência na prestação dos serviços públicos no Distrito Municipal KaMaxakene (criação e manutenção de infra-estruturas e o saneamento do meio).

De salientar que este projecto surge no âmbito de ao nível do Distrito Municipal, ter se verificado a degradação de infra-estruturas tais como (estradas e ruas esburacadas), excesso de imundice nas vias públicas (águas negras) e falta de saneamento do próprio meio (a falta de limpeza e assistência das valas de drenagem e esgotos, a não recolha de resíduos sólidos).

Assim, o estudo a ser realizado trará uma mais-valia no âmbito académico e social, na medida em que trata - se de um estudo novo, a ser realizado. Visto que este estudo não consta nos trabalhos de pesquisa já realizados no que tange a eficiência na prestação dos serviços públicos, no Distrito Municipal KaMaxakene.

 Com a materialização deste projecto, vai possibilitar aos estudantes, académicos, munícipes e a sociedade em geral, a terem uma informação real e detalhada sobre o nível de prestação de serviços públicos e a satisfação dos citadinos deste Distrito.

O projecto ora a ser materializado trás uma abordagem mais específica e abrangente, onde a ideia central é analisar, compreender e descrever as actividades referentes a criação, manutenção de infra-estruturas e saneamento do meio ao nível do Distrito Municipal KaMaxakene.

É neste âmbito, que foi desenhado este projecto que será desenvolvido pelo proponente (Estudante finalista do 4º Ano do Curso Superior em Administração Pública – no Instituto Superior de Ciências e Gestão –INSCIG - Maputo) em colaboração com os Docentes do INSCIG, funcionários do Distrito Municipal KaMaxakene, munícipes residentes no referido Distrito, entre outros interessados na materialização deste projecto.

III. Tema: Análise da eficiência na prestação de serviços públicos, no Distrito Municipal kaMaxakene.

Definição e Delimitação do Tema

A partir deste projecto, “análise da eficiência na prestação dos serviços públicos no Distrito Municipal KaMaxakene – Cidade de Maputo, mais especificamente nas áreas de infra- estruturas e saneamento do meio no período 2009 – 2013, pretende-se analisar o nível de execução desses serviços públicos virados ao saneamento do meio nomeadamente a construção e manutenção de estradas, valas de drenagem e a limpeza e varredura  das estradas e valas de drenagem, sistemas de esgotos e recolha dos resíduos sólidos, no período acima citado.

Visto que ao nível do Distrito Municipal KaMaxakene, assiste se uma degradação acentuada das vias de acesso (estradas e ruas), a falta de limpeza e assistência das valas de drenagem e sistemas de esgotos, abundância de águas negras ao nível das ruas que dão acesso às residências e igualmente verifica-se um baixo nível na recolha de resíduos sólidos.

Formulação do Problema.

Os serviços distritais municipalizados, enquadram-se no processo de descentralização administrativa[1], e devolução[2] institucionalizada através da emenda constitucional de 1996 (lei 9 ̸ 96) que introduziu o Poder Local, consubstanciando na existência de autarquias locais. “ o Poder Local tem como objectivo organizar a participação dos cidadãos na solução dos problemas próprios da sua comunidade e promover o desenvolvimento local e o aprofundamento da democracia, no quadro da unidade do Estado moçambicano” (artigo 188).

E o Artigo 1 da Lei 2 ̸ 97, de 18 de Fevereiro estabelece que as autarquias locais são pessoas colectivas públicas dotadas de órgãos representativos próprios que visam a prossecução dos interesses das populações respectivas, sem prejuízo dos interesses nacionais e da participação do Estado. As autarquias locais subdividem se em Municípios e povoações (artigo 2). 

Ao nível do Distrito Municipal KaMaxakene, tem se verificado a degradação de infra-estruturas tais como (estradas e ruas esburacadas), excesso de imundice nas vias públicas (águas negras) e falta de saneamento do próprio meio (a falta de limpeza e assistência das valas de drenagem e esgotos, a não recolha de resíduos sólidos). Nesse âmbito, o estudo visa compreender quais as razoes da ineficiência na prestação dos serviços públicos neste Distrito Municipal, no período (2009 – 2013)?

Hipóteses.[pic 2]

A falta da eficiência, na prestação dos serviços públicos ao nível do Distrito Municipal KaMaxakene ta aliado a falta de conhecimento da legislação autárquica por parte dos munícipes e das comunidades locais o que limita o seu envolvimento por um lado para a fiscalização e ainda no seu envolvimento participativo em todas actividades desenvolvidas ao nível do Distrito Municipal.

Outra hipótese para a solução deste problema seria de promover campanhas de divulgação das actividades realizadas e sensibilização das comunidades locais, ao nível dos bairros, divulgando as leis municipais e convidar as próprias comunidades a participar activamente nos processos de desenvolvimento ao nível do Distrito Municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (600.5 Kb)   docx (566.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com