TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FINANCEIRA E ECONÔMICA DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL: O CASO DE CINCO EMPRESAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Por:   •  3/4/2018  •  Artigo  •  4.516 Palavras (19 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 19

ANÁLISE FINANCEIRA E ECONÔMICA DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL: O CASO DE CINCO EMPRESAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

RESUMO

O Setor de Construção Civil tem sido alvo de muitos estudos ao longo dos anos, mostrando-se como um segmento de grande importância socioeconômica e estratégica para o desenvolvimento do país, tendo em vista ser um dos mais dinâmicos da economia brasileira. O objetivo geral deste estudo é analisar a movimentação econômica de cinco empresas do setor que atuam no Espírito Santo e que tem participação na bolsa de valores: Cyrela Brazil Realty, Direcional Engenharia, MRV Engenharia e Participações, Rossi Residencial, Viver Incorporadora e Construtora. Para responder ao objetivo proposto norteia-se os seguintes objetivos específicos: conceituar brevemente o setor de construção civil, apresentar um cenário do desenvolvimento do setor de construção civil no Espírito Santo, e analisar indicadores de desempenho financeiro das empresas em foco neste estudo. No que tange aos procedimentos metodológicos utilizados, quanto aos fins este estudo usou a pesquisa descritiva, e quanto aos meios, este estudo classifica-se como pesquisa bibliográfica e documental. A partir das análises realizadas foi possível verificar que, frente atual conjuntura econômica do país e consequente crise vivenciada por diversos setores da economia, as empresas que se mantem mais estáveis durante o período analisado são a Direcional Engenharia e a MRV Engenharia, pois apresentam Liquidez Corrente e Seca estáveis, mantendo-se com uma boa margem de lucro bruto e líquido durante os anos de 2010-2014.

Palavras chaves: Construção Civil. Indicador Econômico. Indicador Financeiro. Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

O Setor de Construção Civil tem sido alvo de muitos estudos ao longo dos anos, mostrando-se como um segmento de grande importância socioeconômica e estratégica para o desenvolvimento do país, tendo em vista ser um dos mais dinâmicos da economia brasileira.

Chroma (2007) salienta que ciclos de aquecimento e recessão são comuns na Construção Civil brasileira, tendo em vista seus altos e baixos. Um dos períodos de estagnação mais longo ocorreu em 1980, quando inúmeras construtoras precisaram enxugar seu quadro funcional e passaram a contar quase que totalmente com a mão de obra terceirizada para execução de obras.

Dados recentes mostram que a rentabilidade do setor caiu de 11,2% em 2013 para 2,3% em 2014. No ano de 2015, devido a inflação, as elevadas taxas de juros, a alta do dólar e a instabilidade econômica, o se setor apresenta o mais recente ciclo de recessão (EXAME, 2015).

Com relação ao Espírito Santo, o Sindicato da Indústria da Construção Civil – SINDUSCON, revela que este segmento apresenta características bastante peculiares, o que faz com que se diferencie dos demais setores da indústria nacional, tendo em vista o processo não contínuo e o fato do fluxo produtivo funcionar tanto por projetos quanto por etapa, além da transitoriedade, que são características inerentes ao processo produtivo (CARDOSO, 2013).

De acordo com o Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local – APL (2010-2014), o Espírito Santo possui em torno de 2.720 estabelecimentos na construção civil, gerando em torno de 60 mil empregos. Em suma, considerando a média de 40 milhões de investimentos no ano de 2014 no Espírito Santo, e como o segmento de construção atua como uma grande indutora de desenvolvimento e absorção de mão de obra (MDIC, 2014).

No entanto, atualmente, em decorrência da devastadora crise econômica do país, o Espírito Santo é o Estado da região Sudeste com maior índice de desemprego no setor da construção civil (EXAME, 2015).

Nesta perspectiva, o objetivo geral deste estudo é analisar a movimentação econômica de cinco empresas do setor que atuam no Espírito Santo e que tem participação na bolsa de valores: Cyrela Brazil Realty, Direcional Engenharia, MRV Engenharia e Participações, Rossi Residencial, Viver Incorporadora e Construtora.

Todas as empresas foco neste estudo têm seus empreendimentos voltados para o mercado imobiliário, e segundo Araújo (2015) “a descontinuidade em operações já consolidadas, tais como o Programa Minha Casa, Minha Vida, obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de obras industriais e públicas no Estado e nos municípios estão entre as causas que tornam o ano de 2015 bastantes difíceis para o mercado da construção civil”.

Para responder ao objetivo proposto norteia-se os seguintes objetivos específicos: conceituar brevemente o setor de construção civil, apresentando um cenário do desenvolvimento do setor de construção civil no Espírito Santo, e analisar indicadores de desempenho financeiro das empresas em foco neste estudo.

A escolha do tema justifica-se na medida em que, atualmente, o setor está entrando em uma fase de crescimento onde, possivelmente, vai depender da disponibilidade de recursos financeiro, do aumento de renda das famílias e da mobilidade, para alavancar. Entretanto, a tendência não é esta. A tendência é que não haja um crescimento tão grande como o dos anos anteriores. Estima-se que pode chegar ao máximo de 0,5% ao ano, isto porque o país sofre um período de recessão muito grande, ou seja, as pessoas não têm dinheiro para comprar, e uma vez que o mercado de construção civil no Espírito Santo é basicamente movimento por construções de moradias e edifícios, não tendo as pessoas poder de compra, consequentemente o mercado continuará sofrendo uma queda.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 O SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Construção Civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis e colaboração com técnicos de outras disciplinas (SENAI, 2005).

O setor de construção civil, apesar de parecer uma atividade única, é muito bem dividido de acordo com critérios e especificidades, o qual é adotado por órgãos ligados a esta indústria como os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura – CREA, o Sindicato da Indústria da Construção Civil – SINDUSCON, dentre outros.

O setor de construção civil é composto por pequenas e grandes empresas. As primeiras geralmente em maior número, tendo em vista que as outras subcontratam os seus serviços. As pequenas empresas são, normalmente, chamadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com