TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE MÉTODOS DA TEORIA DE TAYLOR – ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

Por:   •  14/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO DA DISCIPLINA DE TGA

RESULTADO DE VISITA À EMPRESA RICARDO ELETRO VAREJISTA LTDA 

PESQUISA: APLICAÇÃO DE MÉTODOS DA TEORIA DE TAYLOR – ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

  1. Para Taylor, as fábricas apresentavam três problemas:

a – Vadiagem sistemática;

b – Os gerentes não conheciam os fluxos de operações das atividades que eram desenvolvidas, nem o tempo gasto necessário para sua execução;

c – Métodos e técnicas de trabalho não uniformes.

Aplicação na Ricardo Eletro:

Por mais que a empresa tenha desenvolvido treinamentos e executados metodologias de trabalho padrão, ainda é um gargalo dentro da companhia, visto que há pouco mais de um ano, a holding Máquina de Vendas, estava na distribuída no cenário nacional em 5 redes de varejo: a própria Ricardo Eletro, a Insinuante, a Eletro Shopping, a City Lar e a Salfer, e resolveu unificar a marca de maneira nacional, transformando as outras empresas em Ricardo Eletro. O grande desafio atual é chegar ao mais padronizado possível dentro de cada loja da rede, que hoje possui atualmente 700 lojas. É um desafio, pois é a companhia de maior capilaridade no cenário nacional e por estar em regiões tão distantes e diferentes, a padronização leva certo tempo.

Uma maneira de evitar a “vadiagem” como um mal dentro da empresa e fazer com que os gerentes entendessem o fluxo de operações com propriedade, foi uma atitude tomada há alguns anos de promover para cargos de gerentes, vendedores em destaque da própria empresa. Além de promover a motivação entre os vendedores, a empresa ganhou gerentes que conheciam o sistema de vendas, os direcionamentos da companhia, e que conhecessem bem a função de vendedor, fazendo com que os mesmos exercessem uma liderança mais próxima da equipe e mais jovem.

A empresa tem sim métodos de padronização como: atendimento padrão, layout padrão, troca de mercadorias, devolução de produtos para fornecedores, entre outros.

  1. ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO – ORT

Aplicação na Ricardo Eletro:

Estudo da fadiga – não foi observada aplicação dessa prática

Divisão do trabalho e especialização do operário – os vendedores foram divididos em setores em todas as lojas. Lojas maiores possuem ainda mais divisões. As divisões são feitas por departamento de produtos, e assim na Ricardo Eletro existem três setores de vendas distintos: Balcão (setores de Eletro Portáteis e Telefonia Celular), Salão (setores de Vídeo, Áudio, Informática e Eletro Pesado) e Móveis. Com a divisão veio a especialização, os vendedores entendem amplamente do setor onde atuam e praticamente nada dos demais setores. Além dessa divisão, os valores das metas dos vendedores dependem de qual setor estão lotados.

Análise do trabalho e estudo dos movimentos e tempos – Os atendimentos dos vendedores são mensurados através de duas técnicas: raio x e cliente oculto. O raio x permite o avaliador participar do atendimento vendedor ao cliente, de uma certa distância, observando para construir sua análise e seu feedback. Já no cliente oculto, o vendedor atendo o avaliador sem saber que o mesmo não é um cliente propriamente dito. Em geral, o avaliador não se identifica no final, e a análise assim como o feedback chegam primeiramente à diretoria. Desta forma, são analisadas as técnicas, vícios e conhecimentos dos vendedores, que são o chão de loja, como é popularmente chamado, e através desses estudos as diretrizes de atendimento ao consumidor são sempre renovadas.

Desenho de cargos e tarefas – não foi observada aplicação

Incentivo salarial e prêmio por produtividade – todos os cargos que estão relacionados as vendas recebem premiação ou gratificação referente à produtividade. Exemplos, vendedor que atingiu 100% da sua meta ganha 10% a mais, vendedor que atingiu 130% da sua meta ganha 40% a mais, e por ai vai, em todos os setores relacionados a vendas. Existem alguns projetos com incentivos salarias para os colaboradores da área administrativa, como por exemplo, os estoquistas passarão a serem gratificados pela redução de perda de estoque.

Condições de trabalho – não foi observada aplicação

Padronização – há vários modelos de padronização de métodos, como: métodos de vendas, arrumação de loja, envio de produto para assistência técnica, métodos de gestão entre outros.

Supervisão funcional – em um passado não muito distante, a empresa tinha dois cargos que tinham funções um tanto quanto de supervisão funcional que eram: subgerente de setor e gerente de seção. Estas funções não existem mais na companhia, onde o gerente de loja na maioria das unidades é o único “supervisor” dentro de cada loja.

  1. Como a empresa prepara os seus funcionários?

Aplicação na Ricardo Eletro:

A empresa tem vários investimentos na área de treinamento e desenvolvimento, ao ser contratado cada vendedor passa por uma imersão de treinamentos com o instrutor da região, onde são ministrados treinamentos práticos e teóricos. Após a semana de imersão, o vendedor fica acompanhando um vendedor experiente em loja para aprender detalhes práticos.

Existe um programa que prepara também futuros líderes, com duração de 4 meses, participam os vendedores com maior destaque em resultados e notoriedade entre as equipes. Durante o treinamento, os mesmos são avaliados e se necessário o processo torna-se eliminatório. Passados os 4 meses, os vendedores estão aptos a assumir cargos de gerente de loja e subgerente de loja, pois foram capacitados em todas as áreas da empresa e receberam instrução de gestão também, saindo de lá inclusive certificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com